Pular para o conteúdo principal

Richa Autoriza Obras Para 11 Municípios Da Região E Nova Esperança/PR Está Na Lista

Paraná - O governador Beto Richa (PSDB) esteve nesta quarta-feira (18) em Apucarana, no Norte do Estado, onde assinou autorização de licitações de obras e compra de equipamentos rodoviários para 11 municípios da região. O valor total é de R$ 4,2 milhões, dos quais R$ 1,8 milhão a fundo perdido.Além de Apucarana, são beneficiados Iguaraçu, São Jorge do Ivaí, Mamborê, Rancho Alegre do Oeste, Ourizona, Janiápolis, Nova Esperança, Santa Amélia, Cândido de Abreu e Reserva. Os documentos foram assinados, também, pelo Secretário de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior.
As prefeituras farão obras de infraestrutura, como recape e pavimentação de ruas, e comprarão motoniveladores, caminhões-caçambas, pá carregadeiras e caminhões.
Richa falou sobre a presença do governo no interior e disse há muitas parcerias com Apucarana. "O prefeito Beto Preto sempre apresenta bons projetos para o município", disse ele. O governador ressaltou os investimentos nos demais municípios e afirmou que os recursos contribuem para o desenvolvimento das cidades e para a qualidade de vida da população.
"Temos um balanço muito positivo das ações do governo em todos os municípios do Estado", disse ele. O governador ressaltou que já esteve em 322 municípios e que a meta é visitar todas as cidades paranaenses. "O resultado é positivo. Nunca pergunto qual é o partido do prefeito para investir no município. O governo tem de apoiar os prefeitos para que eles possam atender a população", afirmou Beto Richa.

APUCARANA - O prefeito de Apucarana, Beto Preto, disse que o município receberá R$ 1,77 milhão e aplicará o recurso em melhoria nas ruas da região de Marissol e do Residencial Garcia. "Faremos asfalto de excelente qualidade, com meio-fio, sarjeta, calçadas e gramados. A Sanepar irá antecipar obra de implantação de esgoto. Vamos urbanizar definitivamente a região", disse o prefeito Beto Preto.
Ele explicou que, do total de recursos R$ 800 mil é do governo estadual e R$ 377 mil de contrapartida da prefeitura. "Vamos realizar esse sonho da comunidade", afirmou o prefeito.
Beto Preto disse que Apucarana terá, também, recursos para pavimentação com pedras irregulares de seis quilômetros de estradas rurais. "Temos no governo estadual um grande parceiro, que tem nos apoiado com recursos em todas as áreas. Estamos envolvidos em todas as boas ações do governo", afirmou.

FUNDO PERDIDO - As verbas a fundo perdido são do Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (PAM). O secretário Ratinho Junior disse que o PAM atende os pequenos municípios do estado, justamente os que não têm dinheiro sobrando no caixa. "Com o recurso a fundo perdido damos condições para que os prefeitos façam obras estruturantes, muitas reivindicadas há anos", disse Ratinho Junior.
Além do PAM, foram autorizadas licitações com recursos do Programa de Apoio à Aquisição de Máquinas e Equipamentos Rodoviários para as Prefeituras, com juro zero para pequenos municípios, e do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), com juros escalonados, sendo que as menores taxas são para os pequenos municípios.
O Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios destina um total R$ 150 milhões aos municípios com até 50 mil habitantes para projetos definidos pela própria população. As prefeituras não precisam pagar pelo dinheiro. O recurso do PAM é oriundo da Assembleia Legislativa, que fez economia e devolveu recursos ao Governo do Estado para serem aplicados em melhorias para a população.
O prefeito de Iguaraçu, Sebastião Aurélio da Silva, afirmou que a autorização do governador foi para licitar 15 quilômetros de recape das ruas do município. "Não precisaremos pagar pelo dinheiro e isso é muito importante", disse ele.
Para Ourizona foi assinada a homologação da licitação de um novo prédio para a Câmara Municipal. "Hoje a Câmara funciona anexo à prefeitura e falta espaço para darmos um bom atendimento à população", explicou o prefeito Janilson Marcos Donasan.

JURO ZERO - O Promap e o Sistema de Financiamento aos Municípios recebem recursos da Fomento Paraná. Pelo SFM, o governo recursos para projetos, como pavimentação, construção de barracões industriais, terminais rodoviários, centros comunitários, creches, escolas. Em junho deste ano o governo lançou um novo modelo do SFM, com redução nas taxas de juro e alongamento dos prazos de carência e de amortização do financiamento.
Pelo Promap, o financiamento para pequenos municípios é a juro zero. É solicitado aos prefeitos que eles adquiram os equipamentos por meio do pregão realizado pelo governo estadual. Pelo pregão são adquiridos equipamentos para diversos municípios e, portanto, a preços mais vantajosos que as compras individuais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pessoas Carentes

"Quando alguém carente se aproxima  das pessoas, essa aproximação quase  nunca é descompromissada ou relaxada.  Existe sempre uma certa tensão" Carência é esse sentimento incômodo que muitas pessoas carregam, percebida por elas como um tipo de buraco, uma fome constante que chega a doer. Às vezes é fome de afeto, de amor... mas também pode aparecer como fome de atenção, como o desejo de estar sempre no palco das relações, sendo valorizado, cuidado, tratado de forma especial. A carência de uma pessoa pode ser por vários motivos: uma pessoa sem família (pode não ter familiares por perto), sem um amor (não consegue achar sua alma gêmea), sem amigos (não consegue fazer amizades, é excluído...). E essa carência é triste, pois a pessoa vive isolada, e cria um mundo que não existe. A maioria ' pira ', pois criam um mundo imaginário e se isolam cada vez mais das outras pessoas. Tem pessoas carentes que ficam tão ' pirados'  em suas im...

Dor De Cotovelo

Dor de cotovelo: é uma expressão coloquial, que significa que uma pessoa está com saudade de alguém, que está com inveja de algo ou outra pessoa. Quem tem essa dor diz ser uma dor muito insuportável, quase impossível de aguentar. Em Nova Esperança há muitas pessoas com essa dor, pois seus candidatos perderam, e ficam, já colocando defeito antes mesmo da nova administração assumir. E ficam mais com dor ainda, quando eles veem nas ruas buracos, sujeiras e salários de funcionário públicos atrasados e veem que todos fornecedores que deixaram a cidade por falta credibilidade da prefeitura, voltarem.  E é engraçado ver esse pobres coitados com dor de cotovelo, choram, reclamam, gemem, mas fazer o que né?  E essa dor de cotovelo, atingi o cérebro da maioria que torcem para uma má administração de Gerson e Fabio, e essa dor deixa essas pessoas burras, porque elas esquecem que vivem em nossa cidade. Você torcer para um candidato, ficar com...

Em Três Anos E Meio Foram R$ 1,7 bilhão em obras nas estradas pedagiadas

Paraná - A verdade tem que ser dita. Foi com Beto Richa que as obras do pedágio foram retomadas, depois de suspensas na administração anterior devido a desentendimentos entre o então governador e as concessionárias. O governo Beto Richa não desistiu de nenhuma ação judicial e a relação entre governo e as empresas de pedágio é estritamente comercial, com objetivo claro de beneficiar o Paraná e seus habitantes e fazer valer o interesse público. No governo Beto Richa, os investimentos das concessionárias nas rodovias somam, hoje, R$ 1,7 bilhão. BR-277: duplicação de Medianeira a Matelândia - concluído Duplicação de Matelândia a Ramilândia – obras previstas para esse ano BR-376: contorno de Campo Largo – já entregue  Prosseguem obras de duplicação de 231 quilômetros da Rodovia do Café de Ponta Grossa a Apucarana Duplicação de Mandaguaçu a Nova Esperança – será executado a partir do ano que vem Contorno de Mandaguari - em obras BR-369: duplicação de Apucarana a Jandaia - e...