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Rodovia entre Pinhais e Piraquara terá seis faixas de circulação

Paraná - O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) apresentou o projeto executivo da PR-415 (Avenida João Leopoldo Jacomel), entre Pinhais e Piraquara, para lideranças políticas e representantes das prefeituras dos dois municípios, da Região Metropolitana de Curitiba. A nova estrada terá seis faixas de circulação, ciclovia e calçadas. Também estão previstos viadutos e passarelas, ao longo de 13,9 quilômetros. A previsão é lançar o edital de licitação em novembro e começar a obra em abril de 2014.
“Esta duplicação vai trazer segurança ao transporte coletivo e motoristas, evitando acidentes, com mortes e feridos”, disse o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. De janeiro de 2010 a dezembro de 2012, aconteceram 639 acidentes, com 438 feridos e 10 mortes.
A estimativa do DER é que, por ano, o Estado tenha prejuízo de mais de R$ 12 milhões. Este dado se baseia na planilha de cálculo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), que quantifica em dinheiro a perda de vidas, as sequelas em acidentados e a destruição de veículos. 
Para o prefeito de Piraquara, Marcus Mauricio de Souza Tesserolli, o Estado entendeu a necessidade da região. “O Governo do Paraná antecipou o projeto, previsto para fevereiro, e está fazendo alterações a pedido da população e das prefeituras”, disse Tesserolli. Para o prefeito Luizão Goulart, o projeto será importante para melhorar o tráfego na região de Pinhais. 

PROJETO - O projeto do DER-PR prevê ampliação da circulação entre os dois municípios, por onde passam mais de 30 mil veículos por dia, entre o Rio Atuba, em Curitiba, até a entrada de Piraquara.
No primeiro trecho, até a linha férrea, a proposta é implantar mais uma faixa de circulação nos dois lados da Avenida João Leopoldo Jacomel, em 3,9 quilômetros. Também serão construídas ciclovia e calçadas, além de passarelas. A nova faixa será usada por ônibus e para conversões de veículos. 
O segundo trecho, entre Pinhais a Piraquara, com 10 quilômetros, terá as faixas ampliadas de duas para seis faixas de circulação. A terceira faixa será preferencial para ônibus e conversões dos veículos. O estudo também apontou a necessidade de construir pontos de retorno, passarelas, ciclovia, calçadas e iluminação central. 
Para agilizar a construção da obra, que vai durar 18 meses, o DER já está conversando com as equipes técnicas da Copel e Sanepar sobre as intervenções programadas, permitindo que as duas empresas se preparem para fazer as obras em conjunto com o DER.

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