Pular para o conteúdo principal

Governo adota novas medidas de segurança para os presídios

Paraná - O governador Beto Richa vai encaminhar para a Assembleia Legislativa um anteprojeto de lei que obriga as concessionárias de telefonia móvel a bloquear o sinal de celulares em prisões do Paraná. O descumprimento da medida implicará em multa para as empresas. 
“Esta é uma das medidas para impedir a entrada e uso de celulares nos estabelecimentos penais do Estado”, afirma a secretária da Justiça, Maria Tereza Uille Gomes. “O celular é um dos principais instrumentos das facções criminosas para criar desordens internas no sistema”. 
Nos primeiros nove meses deste ano foram apreendidos 4.647 celulares em penitenciárias do Paraná em ações realizadas por agentes penitenciários ou durante as revistas da Polícia Militar. Em 2013 foram apreendidos 5.871 aparelhos, e em 2012 foram 3.076 celulares. 

CADERNO DE SEGURANÇA - Para impedir o ingresso de celulares nas prisões, a Secretaria da Justiça publicou uma resolução que impõe aos agentes penitenciários o cumprimento do Caderno de Segurança do Departamento Penitenciário (Depen), referente a práticas de seguranças nas unidades penais. 
“O Caderno estabelece o perfil do agente penitenciário, a quem compete vigiar, revistar, controlar, fiscalizar, movimentar presos, apreender objetos suspeitos, inclusive celulares, armas e drogas, e relatar as ocorrências à chefia imediata”, explica Maria Tereza. 
A partir de agora, em caso de motim, a Corregedoria do Sistema Penal vai instaurar imediatamente procedimento para apurar eventual descumprimento das orientações do Caderno de Segurança. Caso seja verificada omissão ou ação que tenha contribuído para a ocorrência, a situação será automaticamente comunicada ao Ministério Público. 
Pela mesma resolução, fica proibida a negociação de qualquer tipo de transferência de presos da unidade amotinada para outras penitenciárias. 
“Continuaremos dialogando com todos, mas não podemos mais aceitar que as transferências sejam usadas como motivo para motins, uma vez que já existe um Conselho de Planejamento e Movimentação de Presos, que deve se reunir semanalmente para deliberar as transferências”, disse. 


APOSENTADORIA ESPECIAL – Em ato nesta semana, o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen) encaminhou ao governo uma proposta para a instituição de aposentadoria especial para a categoria aos 25 anos de trabalho para homens e 20 anos para mulheres, independentemente de idade mínima. 
Pela legislação vigente, esses servidores têm direito à aposentadoria diferenciada. O agente masculino pode se aposentar com 55 anos de idade e a agente feminina com 50 anos de idade. A mudança de regime geraria um impacto financeiro para o Estado de mais de R$ 35 milhões por ano. 
Em atenção à reclamação dos agentes de falta de segurança nas unidades penais, dois outros temas estão sendo estudados: transferir o sistema penitenciário do Paraná para a Secretaria de Segurança Pública e retorno da escala de trabalho para a qual os agentes penitenciários fizeram concurso público, que é de 12 horas de trabalho para 36 horas de descanso. 
No final de 2010, atendendo ao pedido do sindicato, a escala passou para 24 horas de trabalho por 48 horas de descanso, alternadas por 12 horas de trabalho por 60 horas de descanso, com duas folgas mensais. 
As reivindicações serão estudadas pelas secretarias da Justiça, Segurança Pública e da Administração e Previdência, além da Procuradoria Geral do Estado para que haja um parecer jurídico e análise das consequências legais das proposições.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

A Origem Do Vidro

A origem do vidro é incerta. Apesar de ser uma das descobertas mais surpreendentes da humanidade, a sua história perde-se nos tempos e está envolta em mistérios. Não existem dados históricos precisos sobre a sua origem, mas sabe-se que foram descobertos objecto de vidro nas necrópoles egípcias, pelo que se supõe que o vidro já seria conhecido cerca de 4000 anos antes de Cristo. Alguns historiadores referem os navegadores fenícios como tendo sido os percursores da produção do vidro. A sua descoberta teria sido, como em muitas outras descobertas, completamente casual: ao prepararem as suas refeições, numa praia algures nas costas da Síria, fizeram uma fogueira e improvisaram “fogões” utilizando blocos de salitre e soda. Naturalmente que passado algum tempo começaram a notar que do fogo escorria uma substância brilhante que rapidamente ficava sólida. Poderá assim, ter sido este o momento da descoberta do vidro, o qual, após o grande desenvolvimento que o Império Romano lhe deu, chegou aos

DER faz desvio na PR 445 por causa das obras de duplicação

Paraná - O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) fez nesta terça-feira (15) um desvio na rodovia PR-445, no Norte do Paraná. Foi fechado o retorno que dá acesso à avenida Arthur Tomas, em Londrina, localizado a 1.200 metros de Cambé e, com isso, iniciou um desvio. A operação foi feita por causa das obras de duplicação da rodovia, entre Londrina e Cambé, para que um rebaixamento de quase 5 metros possa ser feito na pista. O desvio, que está sinalizado, durará seis meses. O usuário que for até a avenida Arthur Tomas terá de pegar a PR-445, sentido Cambé, e ir até a rua Marechal Deodoro. Depois de 200 metros, pegará o retorno a esquerda, que dá acesso à avenida. Para a segurança dos usuários e fluidez do trânsito, estão sinalizados tanto o fechamento do retorno à avenida como o desvio. DUPLICAÇÃO – As obras de duplicação da PR-445, entre Londrina e Cambé, no Norte do Estado, estão com 50% dos serviços concluídos. A previsão é terminar os 17 quilômetros de duplicação e as obras de art