Pular para o conteúdo principal

Universidades estaduais recebem a comunidade durante a SNCT

Paraná - As universidades estaduais do Paraná participam da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que começa nesta segunda-feira (13), com atividades especiais nas suas cidades-sede. São exposições, oficinas temáticas, shows de física e química, apresentação de filmes científicos, jogos voltados à divulgação científica, abertas à comunidade.
A SNCT acontece em todo o país e é coordenada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Nesta 11ª edição, o tema é “Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social”. A proposta é estimular as instituições a abordarem a ciência e a tecnologia numa dimensão social, como instrumento de inclusão, transformação e desenvolvimento humano.
O evento busca, ainda, popularizar a ciência, mostrar sua importância no desenvolvimento do país, e incentivar a atitude científica e a inovação.
O encerramento das atividades no Paraná será no dia 23 de outubro no Museu Oscar Niemeyer, com a participação de todas das universidades estaduais, além da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Pontifícia Universidade Católica do Paraná. O evento acontece das 10h às 16h. 

UEL – O Museu de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual de Londrina participa da semana abrindo as portas para estudantes de escolas da região. Até o próximo dia 17 de outubro, 528 crianças deverão visitar o museu para conhecer princípios de experimentos científicos em várias áreas do conhecimento.
As atividades incluem o “Show da Química e Física”. A ideia é mostrar, na prática, diferentes fenômenos químicos e físicos, inclusive abordando os conceitos das disciplinas, com as respectivas consequências na vida cotidiana. Outra proposta é contribuir para a promoção da alfabetização científica em todos os níveis de ensino.

UEPG – Serão duas ações paralelas durante a Semana, na Universidade Estadual de Ponta Grossa. A primeira envolve o Departamento de Informática e o Setor de Ciências Agrárias e de Tecnologia e será realizada no Hall Tecnológico do Campus Uvaranas. Visa proporcionar a interação do ensino superior de computação e informática com a rede pública de ensino fundamental e médio, onde serão apresentados experimentos envolvendo o uso ou construção de softwares, e sistemas eletrônicos para automação.
A outra atividade é a denominada “Jogos Interativos na Educação Física Escolar: a tecnologia como instrumento de formação científica”, que possibilitará a alunos de escolas públicas o acesso a jogos interativos relacionados a esportes coletivos e individuais, que fazem parte do processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Educação Física. Serão visitados os colégios estaduais Regente Feijó, Padre Arnaldo Jansen e General Osório.

UNICENTRO – Na Universidade Estadual do Centro-Oeste, a atividade principal é apresentar aos alunos do ensino médio das escolas públicas e particulares de Guarapuava e região, a importância do ensino da ciência. O objetivo é desmistificar o ensino como atividade exclusivamente teórica e de difícil execução. Despertar através de jogos, filmes e outros recursos, o interesse do estudo da ciência como fator de desenvolvimento econômico e social do país.

UNIOESTE – A Universidade Estadual do Oeste do Paraná preparou atividades de Educação Ambiental para sensibilizar alunos do ensino fundamental e ensino médio, valorizar os princípios de conservação da natureza e uso responsável dos recursos naturais. Essa sensibilização se dará por meio de atividades lúdicas e palestras que serão realizadas no campus.

UENP – Na Universidade Estadual do Norte do Paraná serão desenvolvidas atividades lúdicas com as crianças, principalmente voltadas ao conhecimento do funcionamento do cérebro. Para os adolescentes, haverá uma feira de ciências com temas como percepção, memória, games e cognição.

UNESPAR - Durante a Semana, campus da Universidade Estadual do Paraná de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba, Paranavaí, Paranaguá e União da Vitória abrirão seus espaços para a comunidade. Serão divulgados pesquisas, programas e projetos de extensão desenvolvidos pelos professores e alunos da instituição, além de proporcionar o deslocamento da comunidade escolar para a universidade na ocasião da realização de atividades científico-culturais como feiras e simpósios.

UEM – As atividades especiais na Universidade Estadual de Maringá acontecem de 19 a 25 de outubro no Museu Dinâmico, com as exposições: “Tempo e vida”, sobre a vida de diferentes espécies; “Caminho percorrido pelos alimentos” e “Química da vida”. Haverá, também, documentários em vídeo e jogos voltados para a divulgação científica. As ações são voltadas para estudantes e professores da educação básica e infantil.

MOBILIZAÇÃO - No dia 23 de outubro, o evento de encerramento estadual da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será voltado aos alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas.

Além das universidades estaduais e da UTFP, participarão a empresa Zoom/Lego, instalada na Agência PUC-PR de Ciência, Tecnologia e Inovação, e o Instituto Meteorológico do Paraná (Simepar).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pessoas Carentes

"Quando alguém carente se aproxima  das pessoas, essa aproximação quase  nunca é descompromissada ou relaxada.  Existe sempre uma certa tensão" Carência é esse sentimento incômodo que muitas pessoas carregam, percebida por elas como um tipo de buraco, uma fome constante que chega a doer. Às vezes é fome de afeto, de amor... mas também pode aparecer como fome de atenção, como o desejo de estar sempre no palco das relações, sendo valorizado, cuidado, tratado de forma especial. A carência de uma pessoa pode ser por vários motivos: uma pessoa sem família (pode não ter familiares por perto), sem um amor (não consegue achar sua alma gêmea), sem amigos (não consegue fazer amizades, é excluído...). E essa carência é triste, pois a pessoa vive isolada, e cria um mundo que não existe. A maioria ' pira ', pois criam um mundo imaginário e se isolam cada vez mais das outras pessoas. Tem pessoas carentes que ficam tão ' pirados'  em suas im...

Dor De Cotovelo

Dor de cotovelo: é uma expressão coloquial, que significa que uma pessoa está com saudade de alguém, que está com inveja de algo ou outra pessoa. Quem tem essa dor diz ser uma dor muito insuportável, quase impossível de aguentar. Em Nova Esperança há muitas pessoas com essa dor, pois seus candidatos perderam, e ficam, já colocando defeito antes mesmo da nova administração assumir. E ficam mais com dor ainda, quando eles veem nas ruas buracos, sujeiras e salários de funcionário públicos atrasados e veem que todos fornecedores que deixaram a cidade por falta credibilidade da prefeitura, voltarem.  E é engraçado ver esse pobres coitados com dor de cotovelo, choram, reclamam, gemem, mas fazer o que né?  E essa dor de cotovelo, atingi o cérebro da maioria que torcem para uma má administração de Gerson e Fabio, e essa dor deixa essas pessoas burras, porque elas esquecem que vivem em nossa cidade. Você torcer para um candidato, ficar com...

Coca-Cola

Existem vários tipos de vícios, Vícios por drogas ilícitas e licitas, Vícios por Vídeo Game, Internet, TV, Celular, Rede Social. Vícios com chocolate e outros mais. E existe o Vício por Coca-Cola . É impressionantemente como esse Refrigerante entra na vida das pessoas, Principalmente dos jovens. É raro quem não goste, quem não tome. Algumas pessoas dizem que vícia porque tem cocaína, Outros dizem que é a cafeina, a receita ninguém sabe, Não está no rótulo. Dizem que Coca-Cola faz mal a saúde, Mas é um mal que compensa, Pois é o melhor refrigerante do mundo! Curiosidades Sobre A Coca-Cola • A agência antidrogas do Peru, afirmou que a Coca-Cola Company compra 115 folhas do coca do Peru e 105 da Bolívia. • Um laudo da Polícia Federal Do Brasil concluiu que a Coca-Cola usa folha de coca como matéria prima na fabricação de extrato vegetal. • Quando criada em 1886, um copo de Coca-Cola custava US$ 0,05. • Em muitos estados dos EUA, ...