Pular para o conteúdo principal

Taca lhe pau Beto Richa

Jornal Noroeste

Belíssimo texto de José Antonio Costa do Jornal Noroeste.

Aproveitando o sucesso dos adolescentes Leandro e Marcos Martinelli, de 12 anos, que são primos e ficaram conhecidos depois de postarem um vídeo de uma brincadeira na fazenda da avó em Taió, no Vale do Itajaí em Santa Catarina, o então candidato ao governo do Paraná, Roberto Requião (PMDB) ironizou e criou o jingle de campanha, “Taca lhe pau Requião”, no entanto após o resultado de domingo, 05, a música deveria ganhar uma nova versão para “Taca lhe pau Beto”. 
A campanha de 2014 começou acirrada para Requião desde a convenção do PMDB. Foram 319 votos favoráveis à candidatura própria, 250 em apoio à coligação com o PSDB, quatro votos nulos e um em branco. O senador Requião, porém se manteve firme ao seu propósito de candidatura acreditando nas primeiras pesquisas em um segundo turno com Beto Richa, uma vez que a candidatura de Gleisi (PT), senadora eleita com mais de 3 milhões de votos em 2010, estabelecia uma grande competitividade ao pleito, portanto como explicar Richa (PSDB) reeleito no primeiro turno, com 3.301.322 de votos, 55,67% do total. Requião com 1.634.316 votos, 27,56% e Gleisi com 881.857 votos, 14,87%. 
A explicação da queda e rejeição de Requião até mesmo no próprio partido está em sua maneira de tratar os correligionários, profissionais da imprensa e pessoas a sua volta. Por algumas vezes participei de eventos onde o então governador Requião inaugurava obras ou mesmo era recepcionado por prefeitos e prefeitas em almoços e jantares, sempre de maneira irônica e com respostas ríspidas Requião arrancava risos amarelos de quem estava próximo, mas deixava muitos magoados. 
A aparição do ex-vice governador Orlando Pessuti na última semana de campanha pedindo aos eleitores para não votarem em Requião, neutralizou a prometida “bala de prata”, que é usada no folclore para matar lobisomem que o ex-governador Requião havia prometido disparar. 
Quem sabe, Pessuti era a ligação de Requião com os agricultores e o interior, porém sua declaração só reforçou o desafeto que mantém contra o senador do PMDB desde 2010 e robusteceu o afastamento de antigos aliados. 
Não cabem críticas a Pessuti, pois foi um bom vice, caso contrário Requião o havia trocado em sua reeleição em 2006, o que não aconteceu. Vejo o ex-governador Requião abandonado dentro do seu próprio partido, substituindo antigos companheiros por declarados opositores como é o caso de Rafael Greca que em tempos passados chegou a chamá-lo de “Maria Louca”. 
Mesmo tentando associar a sua imagem aos educadores, falando dos avanços que seu governo promoveu na educação do Paraná, Requião não conseguiu chegar ao segundo turno. Ficou incoerente falar em defesa da educação um político que trata todos a sua volta com “coices”, ignorância e estupidez. 
O modo antigo de fazer política já não funciona mais. A tão anunciada bala de prata acabou atingindo o próprio pé do senador Requião. As pessoas estão cada vez mais informadas sendo quase impossível ganhar eleição baseado em farsas. Em 1990, Requião chegou ao poder graças ao Ferreirinha que dizia ser pistoleiro contratado pela família Martinez para cometer vários crimes. José Carlos Martinez disputava o segundo turno com Requião e liderava com folga as pesquisas até surgir o “Ferreirinha”. Em 2002, com a famosa frase: “O pedágio baixa ou acaba”, mais uma vez, levou o ex-governador a vitória, sendo reeleito em 2006. Porém a estratégia falhou em 2014, quando tentou sustentar a tese de que se fosse eleito congelaria as contas de água e luz, no entanto, não explicava em seu programa como faria isso junto a Sanepar e Copel. 
Diante disso, além de derrotado nas urnas, Requião sai derrotado dentro do próprio partido, um PMDB dividido que diminui a cada eleição e fará pouquíssima oposição ao atual governo junto com Anibelli Neto (PMDB) e outros três deputados do PT. Beto Richa é o grande estrategista da política do Paraná. Em 2012, quando convidou Ratinho Junior (PSC) para a SEDU (Secretaria de Desenvolvimento Urbano), iniciou a consolidação de sua vitória. De lá Ratinho Junior atendeu prefeitos de todo o Estado e liberou recursos para as prefeituras, se tornando o maior cabo eleitoral do tucano e com seus mais de 300 mil votos arrastou 11 deputados do seu partido para a Asembleia. A composição da chapa com Cida vice, agregou ainda mais a família Barros ao governo e popularizou a imagem do governador tucano no interior o que resultou no aumento de sua votação. Agora, “taca lhe pau Beto”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pessoas Carentes

"Quando alguém carente se aproxima  das pessoas, essa aproximação quase  nunca é descompromissada ou relaxada.  Existe sempre uma certa tensão" Carência é esse sentimento incômodo que muitas pessoas carregam, percebida por elas como um tipo de buraco, uma fome constante que chega a doer. Às vezes é fome de afeto, de amor... mas também pode aparecer como fome de atenção, como o desejo de estar sempre no palco das relações, sendo valorizado, cuidado, tratado de forma especial. A carência de uma pessoa pode ser por vários motivos: uma pessoa sem família (pode não ter familiares por perto), sem um amor (não consegue achar sua alma gêmea), sem amigos (não consegue fazer amizades, é excluído...). E essa carência é triste, pois a pessoa vive isolada, e cria um mundo que não existe. A maioria ' pira ', pois criam um mundo imaginário e se isolam cada vez mais das outras pessoas. Tem pessoas carentes que ficam tão ' pirados'  em suas im...

Dor De Cotovelo

Dor de cotovelo: é uma expressão coloquial, que significa que uma pessoa está com saudade de alguém, que está com inveja de algo ou outra pessoa. Quem tem essa dor diz ser uma dor muito insuportável, quase impossível de aguentar. Em Nova Esperança há muitas pessoas com essa dor, pois seus candidatos perderam, e ficam, já colocando defeito antes mesmo da nova administração assumir. E ficam mais com dor ainda, quando eles veem nas ruas buracos, sujeiras e salários de funcionário públicos atrasados e veem que todos fornecedores que deixaram a cidade por falta credibilidade da prefeitura, voltarem.  E é engraçado ver esse pobres coitados com dor de cotovelo, choram, reclamam, gemem, mas fazer o que né?  E essa dor de cotovelo, atingi o cérebro da maioria que torcem para uma má administração de Gerson e Fabio, e essa dor deixa essas pessoas burras, porque elas esquecem que vivem em nossa cidade. Você torcer para um candidato, ficar com...

Coca-Cola

Existem vários tipos de vícios, Vícios por drogas ilícitas e licitas, Vícios por Vídeo Game, Internet, TV, Celular, Rede Social. Vícios com chocolate e outros mais. E existe o Vício por Coca-Cola . É impressionantemente como esse Refrigerante entra na vida das pessoas, Principalmente dos jovens. É raro quem não goste, quem não tome. Algumas pessoas dizem que vícia porque tem cocaína, Outros dizem que é a cafeina, a receita ninguém sabe, Não está no rótulo. Dizem que Coca-Cola faz mal a saúde, Mas é um mal que compensa, Pois é o melhor refrigerante do mundo! Curiosidades Sobre A Coca-Cola • A agência antidrogas do Peru, afirmou que a Coca-Cola Company compra 115 folhas do coca do Peru e 105 da Bolívia. • Um laudo da Polícia Federal Do Brasil concluiu que a Coca-Cola usa folha de coca como matéria prima na fabricação de extrato vegetal. • Quando criada em 1886, um copo de Coca-Cola custava US$ 0,05. • Em muitos estados dos EUA, ...