Pular para o conteúdo principal

Android, iOS ou Windows Phone: qual é o melhor sistema para smartphones?

Quer comprar um novo smartphone, mas ainda não se decidiu entre iOS, Android ouWindows Phone? Apesar das muitas especificações que um aparelho pode ter, o maior responsável por sua usabilidade é o sistema operacional. Assim como nos computadores, eles são a ponte que oferece ao usuário uma interação simples e amigável com os aplicativos. Portanto, esse é um dos quesitos mais importante para se analisar ao comprar um smartphone. Pensando nisso, o TechTudo fez esta pequena comparação para te ajudar nessa difícil escolha.

iOS
O grande trunfo do iOS mora em sua usabilidade extremamente intuitiva. Desde o seu lançamento, não houve mudanças radicais em sua interface. Embora muitas pessoas pessoas acusem a Apple pela "falta de ousadia", isso também é reflexo da estabilidade que o sistema possui tanto em termos de performance, quanto no seu design consagrado.
Já um fator negativo em sua interface é que ela é extremamente fechada. Ou seja, o usuário quase não consegue fazer nenhuma personalização no sistema e encontra dificuldades em utilizar acessórios de outros fabricantes no iPhone
Outra bandeira sempre levantada pelos Applemaníacos é a vasta loja de aplicativos para iPhone: a App Store. Pioneira neste modelo, a loja virtual da Apple possui uma oferta gigantesca de apps, com recursos dos mais variados e o selo de qualidade da empresa, que é bem criteriosa ao disponibilizá-los em sua loja.
Dos três sistemas citados, somente o iOS é encontrado apenas nos aparelhos da própria marca. Ou seja, para ter o sistema é preciso comprar um iPhone. Graças a essa estratégia adotada pela Apple, é possível garantir a total sintonia entre aparelho e sistema operacional e, consequentemente, ganhos em sua performance. O iOS 6, por exemplo, funciona muito bem, mesmo em modelos antigos. como o iPhone 3GS.
O grande problema dessa exclusividade, porém, é refletido em um fator importante: o preço. Para ter o sistema da Apple, o usuário terá que desembolsar as altas quantias praticadas pela empresa. O iPhone 5, por exemplo, está disponível no Brasil a partir de R$ 2.399.

Android
Android é o sistema operacional mais utilizado no mundo. Sua plataforma é licenciável, o que significa que qualquer fabricante que atenda aos pré-requisitos do Google pode usá-lo em seus aparelhos. Por conta desse modelo, possui uma de suas maiores vantagens competitivas: ele atende a diversos tipos de usuário. É possível encontrar no mercado desde smartphones básicos e baratos até os top de linha concorrentes do iPhone, como o Galaxy S3.
Em termos de interface, o Android tem muitas semelhanças com o iOS. Os aplicativos ficam expostos basicamente da mesma maneira e a central de notificações de ambos também se parecem bastante. No entanto, o sistema do Google perde um pouco na facilidade de uso, fruto talvez da maior maturidade do iOS. Apesar disso, o Android evoluiu bastante e, hoje, sua disputa com o maior rival é mais voltada ao gosto do próprio usuário. A maior diferença entre os dois está no nível de personalização disponível no Android, que é muito superior.
O Google Play, loja virtual do Android, também conta com milhares de aplicativos e se equipara à App Store do iOS em volume. No entanto, devido ao seu modelo aberto, é mais suscetível a softwares maliciosos que podem danificar o aparelho. Nada que um pouco mais de atenção do usuário ao baixar um app não resolva.
A variedade de aparelhos Android no mercado é um dos grandes trunfos do sistema, mas abriga também um ponto negativo. Nem todos os smartphones possuem a potência necessária para atender as versões mais recentes do sistema operacional do Google, como a 4.2 Jelly Bean. Sendo assim, para garantir que você explore sem preocupações tudo que o sistema tem a oferecer, o melhor é comprar um aparelho top de linha, como o Samsung Galaxy S3 e o Sony Xperia ZQ.


Windows PhoneA Microsoft chegou atrasada na briga pelos smartphones, por isso sua participação é bem menor que a dos concorrentes no mercado. No entanto, isso não impediu que a dona do Windows construísse um belo sistema operacional. O Windows Phone 8 vem recebendo muitos elogios desde seu lançamento.
Assim como o Android, o Windows Phone também é licenciável e está presente em diferentes modelos e marcas. Porém, há uma diferença fundamental: a Microsoft é mais exigente em termos de hardware de que o Google. Fazendo isso, a companhia garante a fluidez do sistema operacional mesmo em smartphones mais modestos, como o Lumia 520, o que nem sempre acontece nos aparelhos Android.
Outro quesito que chama a atenção no Windows Phone é a sua interface. O sistema é uma boa alternativa para quem já está enjoado da aparência dos concorrentes. Porém, o usuário pode ter um pouco mais de dificuldade para se acostumar com sua usabilidade, mas um pouco de prática torna agradável a navegação pelos ícones quadrados do sistema. Em termos de personalização, podemos dizer que é um intermediário entre os rivais. Nem tanto quanto o Android, nem tão pouco quanto o iOS.
A maior pedra no sapato do Windows Phone é, sem dúvida, sua loja de aplicativos. Como o sistema é recente e menos utilizado, a Windows Phone Store ainda é muito incipiente e não chega perto da oferta da App Store e do Google Play. A grande reclamação dos usuários é a falta de alguns aplicativos amplamente populares, como o Instragram, entre os smartphones.



Conclusão
Não há resposta certa sobre o melhor sistema operacional para smartphones. Tudo depende do perfil do usuário. O que podemos fazer é indicar algumas especificidades dos sistemas, que irão se enquadrar ao gosto de cada um.
Se você procura estabilidade, aplicativos seguros e com larga oferta, perfeita integração entre hardware e software, design altamente intuitivo e não se importa em gastar muito: compre um iPhone. O smartphone da Apple, com certeza, é a melhor opção para o seu tipo.
Caso você valorize um sistema mais aberto com interface intuitiva, alto nível de personalização, além de ampla loja de aplicativos e variedade de modelos e preços, o Android se enquadra bem no seu perfil. São inúmeros smartphones, mas aparelhos como o Galaxy S3, Xperia ZQ e o Nexus 4 garatirão uma experiência completa.
Por fim, se você prioriza a garantia de fluidez e rapidez do iPhone e quer ter a opção de escolher entre diversos modelos e marcas, como no Android, o Windows Phone é a escolha certa. O sistema da Microsoft promete agradar quem gosta de um design mais arrojado e não se importa com a ausência de alguns apps aclamados. São boas opções, o Nokia Lumia 920, o Samsung Ativ S e o "baratinho" Lumia 520.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Richa dá posse a Fernando Francischini como secretário da Segurança Pública

Nova Gestão - O governador Beto Richa deu posse nesta segunda-feira (15/12) ao deputado federal Fernando Francischini como secretário estadual da Segurança Pública. É o primeiro nomeado para compor a equipe de governo na segunda gestão de Richa no Estado. Ele substitui a Leon Grupenmacher. Delegado licenciado da Polícia Federal, formado em Direito, com especialização em repressão ao tráfico de drogas e combate à lavagem de dinheiro, Francichini já participou da equipe de Beto Richa na prefeitura de Curitiba, como titular da primeira Secretaria Municipal Antidrogas do País. “Francischini é um profissional testado e aprovado. Por onde passou já demonstrou capacidade e muita competência”, disse o governador. “Agora, entra para nossa equipe com a determinação de dar continuidade ao trabalho de combate à criminalidade no Estado”, afirmou Beto Richa na solenidade de posse, que reuniu cerca de 500 pessoas, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O governador enalteceu o trabalho p

Dois Acidentes BR-369 Deixa 3 Pessoas Mortas

Cambé/PR  - Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente na BR-369, no trecho que passa por Cambé. O carro Corsa Sedan com placas de Rolândia capotou na madrugada deste domingo, por volta das 3h30. O motorista Thiago Aparecido da Silva, de 26 anos, teve ferimentos graves e corre risco de morte. Já o passageiro Paulo Cesar da Silva, de 27 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Outros dois rapazes que estavam no veículo, Carlos Henrique da Silva, de 29 anos e Marcos Vinicius de Oliveira, 21, também ficaram feridos. (Com informações do Portal Bonde) Londrina/PR    -  Um acidente de trânsito terminou em tragédia na manhã de sábado (24), na BR-369, na zona leste de Londrina. Dois adolescentes morreram ao colidirem contra uma carreta, no trecho da saída do município para Ibiporã (16 km de Londrina). De acordo com dados preliminares do Corpo de Bombeiros, os garotos de 15 e 16 anos estavam em uma bicicleta e acabaram sendo atingidos pelas rodas da carreta ao caírem na ro