Pular para o conteúdo principal

Ataque a prédio da Marinha nos EUA deixa ao menos 13 mortos, diz polícia



Um dos atiradores está entre os mortos; outro potencial suspeito por ataque em Washington não foi localizado

EUA - Um ataque a tiros em um prédio da Marinha dos EUA em Washington nesta segunda-feira (16) deixou ao menos 13 mortos, incluindo um suspeito de ser o atirador. A polícia segue com suas buscas por um segundo suspeito que estaria vestido com roupas em estilo militar.
O presidente dos EUA, Barack Obama, está sendo informado constantemente sobre os desdobramentos do caso por seus assessores, segundo a Casa Branca. Em pronunciamento, ele afirmou que os autores desse "ato covarde" seriam responsabilizados por tirar as vidas de "americanos patriotas".
Ao menos três pessoas foram internadas em estado grave após o ataque na base naval de Washington, incluindo um policial. De acordo com autoridades dos hospitais, todas essas três vítimas devem se recuperar.


Autoridades do FBI identificaram o suposto atirador do prédio em Washington como Aaron Alexis , 34 anos, ex-reservista da Marinha norte-americana. De acordo com a Marinha, ele era um suboficial de terceira classe em uma unidade de suporte logístico.
Fontes afirmaram à agência Associated Press acreditar que Alexis possuía ficha criminal no Texas e deve ter entrado na base naval usando o crachá de identificação de outra pessoa.
Dezenas de veículos da polícia e de equipes de socorro cercaram o complexo do Comando de Sistemas Navais ao sul de Washington, localizado a menos de dois quilômetros do Capitólio e a cinco quilômetros da Casa Branca. A polícia pede que ninguém se aproxime do local enquanto as buscas pelo suspeito continuam.
Um comunicado do Pentágono informou que a segurança foi reforçada nos prédios nos arredores da base naval e acrescentou: "O secretário (Chuck) Hagel está seguindo de perto a situação e garantiu que a Defesa fornecerá quaisquer capacidades ou fontes necessárias para ajudar a comunidade da Marinha de Washington superar esse evento."
A polícia afirmou que um homem vestido com roupas de estilo militar, inicialmente apontado como um terceiro potencial atirador, foi identificado, mas não foi considerado um suspeito do ataque. 
Testemunhas que estavam dentro do prédio atacado descreveram
um atirador disparando contra uma cafeteria a partir de um andar superior do prédio e um atirador disparando contra as pessoas em um corredor de outro andar. Não estava claro se as testemunhas descreviam o mesmo atirador. 
Todd Brundidge, uma testemunha do incidente, disse à CNN que ficou cara a cara com um dos atiradores enquanto tentava fugir do prédio. "Ele apontou uma arma para nós e disparou pelo menos dois ou três tiros. Nós corremos pelas escadas para fugir do prédio e depois que a gente saiu ainda ouvimos tiros no prédio."
Segundo Brundidge, o atirador estava vestido de azul. Terrie Durham, outra testemunha, acrescentou: "Ele mirou no alto e errou. Ele não falava nada. Assim que eu percebi que ele estava atirando, apenas dissemos: 'Saia do prédio'."
Rick Mason disse que um atirador disparou em um corredor do quarto andar, do lado de fora do sua sala. Ele disse que o atirador estava mirando para baixo, para as pessoas que estavam na cafeteria do prédio. Mason disse que ele podia ouvir os tiros, mas não conseguiu ver o atirador. Mason disse que há muitas medidas de segurança até chegar ao andar de seu escritório. "(Isso) me faz pensar que deve ter sido alguém que trabalha aqui", disse.
Patricia Ward disse que ela estava na cafeteria. "Foram três tiros diretos - pop, pop, pop. Três segundos depois, foi pop, pop, pop, pop, pop, então foi um total de sete tiros, e nós começamos a correr."
Nesta segunda-feira, a Marinha dos EUA informou que tiros foram disparados por volta das 8h20 do horário local (9h20 em Brasília) e que cerca de 3 mil funcionários trabalhavam no prédio do Comando de Sistemas Navais no momento do incidente
Helicópteros sobrevoaram a sede e alguns chegaram a aterrissar no teto do prédio. O Gabinete Federal de Aviação disse que chegou a suspender por um breve momento as partidas do Aeroporto Nacional Reagar. Seis escolas públicas foram fechadas por precaução e o Senado suspendeu a sessão desta segunda em razão do incidente.
O Comando de Sistemas Navais é o maior dos cinco sistemas e recebe 25% de todo o orçamento da Marinha dos EUA. O comando contrói, compra e mantém os navios e submarinos da Marinha, além de seus sistemas de combate.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Richa dá posse a Fernando Francischini como secretário da Segurança Pública

Nova Gestão - O governador Beto Richa deu posse nesta segunda-feira (15/12) ao deputado federal Fernando Francischini como secretário estadual da Segurança Pública. É o primeiro nomeado para compor a equipe de governo na segunda gestão de Richa no Estado. Ele substitui a Leon Grupenmacher. Delegado licenciado da Polícia Federal, formado em Direito, com especialização em repressão ao tráfico de drogas e combate à lavagem de dinheiro, Francichini já participou da equipe de Beto Richa na prefeitura de Curitiba, como titular da primeira Secretaria Municipal Antidrogas do País. “Francischini é um profissional testado e aprovado. Por onde passou já demonstrou capacidade e muita competência”, disse o governador. “Agora, entra para nossa equipe com a determinação de dar continuidade ao trabalho de combate à criminalidade no Estado”, afirmou Beto Richa na solenidade de posse, que reuniu cerca de 500 pessoas, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O governador enalteceu o trabalho p

Dois Acidentes BR-369 Deixa 3 Pessoas Mortas

Cambé/PR  - Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente na BR-369, no trecho que passa por Cambé. O carro Corsa Sedan com placas de Rolândia capotou na madrugada deste domingo, por volta das 3h30. O motorista Thiago Aparecido da Silva, de 26 anos, teve ferimentos graves e corre risco de morte. Já o passageiro Paulo Cesar da Silva, de 27 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Outros dois rapazes que estavam no veículo, Carlos Henrique da Silva, de 29 anos e Marcos Vinicius de Oliveira, 21, também ficaram feridos. (Com informações do Portal Bonde) Londrina/PR    -  Um acidente de trânsito terminou em tragédia na manhã de sábado (24), na BR-369, na zona leste de Londrina. Dois adolescentes morreram ao colidirem contra uma carreta, no trecho da saída do município para Ibiporã (16 km de Londrina). De acordo com dados preliminares do Corpo de Bombeiros, os garotos de 15 e 16 anos estavam em uma bicicleta e acabaram sendo atingidos pelas rodas da carreta ao caírem na ro