Pular para o conteúdo principal

Governo do Estado estimula criação de distritos industriais nos municípios

Paraná - O Governo do Paraná e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) lançaram, nesta segunda-feira (16), um guia para auxiliar as prefeituras na implantação de distritos industriais. O evento na sede da Federação contou com a participação do secretário estadual da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, do presidente da Fiep, Edson Campagnolo, e prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais de todas as regiões do Estado. O distrito industrial é uma área definida pela administração pública local, como o local ideal para a instalação de micro, pequenas, médias ou grandes indústrias. Na avaliação de Ricardo Barros, a definição de áreas específicas e estruturadas aumenta a competitividade dos municípios e do Paraná. 
“Com áreas destinadas exclusivamente para atender o setor, dotadas de infraestrutura adequada, os municípios terão mais condições de atrair indústrias desenvolvendo a economia local com o aumento oportunidades de empregos e de renda”, afirmou Barros.
O secretário informou que, em pouco mais de dois anos e meio, o Paraná contabilizou a atração de R$ 25 bilhões em novos investimentos pelo programa de incentivos Paraná Competitivo. “Queremos avançar ainda mais com o processo de industrialização do interior. O bom planejamento dos municípios, com a criação dos distritos industriais vai facilitar esse trabalho”.
O presidente da Fiep, Edson Campagnolo, destacou a união da Fiep e do Governo do Estado para melhorar o ambiente de negócios no Paraná, sobretudo nos municípios do interior. Segundo ele, a cartilha é o primeiro passo para iniciar o processo de informação e mobilização dos prefeitos. “Os distritos são fundamentais para atração de investimentos de fora, mas também são igualmente importantes para estimular os empreendedores locais a investir e ampliar as suas operações”. 
Junto com a cartilha, técnicos da Secretaria e a Fiep vão dar o suporte técnico necessário às prefeituras, principalmente para aquelas com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). 

PREFEITOS - O prefeito de Doutor Ulysses, Josiel do Carmo, disse que o município está interessado em estimular o desenvolvimento da indústria de transformação da madeira e a prefeitura já possui área reservada para receber indústrias. “Com as informações e orientações recebidas será mais fácil implantar o nosso distrito”.
Já a vice-prefeita de Foz do Iguaçu, Ivone da Silva, afirmou que as informações da cartilha vão ajudar a cidade a ampliar o parque industrial. Foz tem um distrito que 86 indústrias. “Nosso foco agora é a implantação de um polo tecnológico para abrigar indústrias de tecnologia e inovação”.
O prefeito de Piraí do Sul, Tim Milleo, afirmou que o município dos Campos Gerais pode aproveitar a proximidade da PR-151, rodovia que liga a região a Curitiba e a São Paulo, para estabelecer um distrito industrial na cidade. “Viemos aqui aprender e adquirir informações que nos ajudem a atrair novas indústrias para o município”.
Também participaram do evento o presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa, o superintendente da agência do BRDE no Paraná, Paulo Cesar Starke Júnior, e o vice-presidente da Fiep, Hélio Bampi.

CARTILHA - Redigida em parceria entre a Fiep e o Governo a cartilha “Distritos Industriais e o Desenvolvimento das Cidades” traz de uma forma simples o passo a passo para a implantação de um distrito industrial.
O texto traz orientações de planejamento na localização e escolha do terreno, na elaboração do projeto, consultas técnicas, obtenção de licenças ambientais, construção da infraestrutura (energia elétrica, água, esgoto, ruas) até a própria operacionalização do empreendimento. 

O documento está disponível no site da Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul - www.seim.pr.gov.br. e da Fiep - www.fiepr.org.br

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) lançaram o guia para auxiliar as prefeituras na implantação de distritos industriais. O lançamento teve a participação do secretário estadual da Indústria, Comércio, Ricardo Barros; do presidente da Fiep, Edson Campagnolo; do presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa, e prefeitos e secretários municipais de todas as regiões do Estado. .Curitiba, 16/09/2013.Foto: Antonio Costa/ANPr

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Richa dá posse a Fernando Francischini como secretário da Segurança Pública

Nova Gestão - O governador Beto Richa deu posse nesta segunda-feira (15/12) ao deputado federal Fernando Francischini como secretário estadual da Segurança Pública. É o primeiro nomeado para compor a equipe de governo na segunda gestão de Richa no Estado. Ele substitui a Leon Grupenmacher. Delegado licenciado da Polícia Federal, formado em Direito, com especialização em repressão ao tráfico de drogas e combate à lavagem de dinheiro, Francichini já participou da equipe de Beto Richa na prefeitura de Curitiba, como titular da primeira Secretaria Municipal Antidrogas do País. “Francischini é um profissional testado e aprovado. Por onde passou já demonstrou capacidade e muita competência”, disse o governador. “Agora, entra para nossa equipe com a determinação de dar continuidade ao trabalho de combate à criminalidade no Estado”, afirmou Beto Richa na solenidade de posse, que reuniu cerca de 500 pessoas, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O governador enalteceu o trabalho p

Dois Acidentes BR-369 Deixa 3 Pessoas Mortas

Cambé/PR  - Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente na BR-369, no trecho que passa por Cambé. O carro Corsa Sedan com placas de Rolândia capotou na madrugada deste domingo, por volta das 3h30. O motorista Thiago Aparecido da Silva, de 26 anos, teve ferimentos graves e corre risco de morte. Já o passageiro Paulo Cesar da Silva, de 27 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Outros dois rapazes que estavam no veículo, Carlos Henrique da Silva, de 29 anos e Marcos Vinicius de Oliveira, 21, também ficaram feridos. (Com informações do Portal Bonde) Londrina/PR    -  Um acidente de trânsito terminou em tragédia na manhã de sábado (24), na BR-369, na zona leste de Londrina. Dois adolescentes morreram ao colidirem contra uma carreta, no trecho da saída do município para Ibiporã (16 km de Londrina). De acordo com dados preliminares do Corpo de Bombeiros, os garotos de 15 e 16 anos estavam em uma bicicleta e acabaram sendo atingidos pelas rodas da carreta ao caírem na ro