Pular para o conteúdo principal

Richa anuncia construção e reforma de moradias para 1.357 famílias do Oeste

Paraná - O governador Beto Richa anunciou nesta quarta-feira (25), em Cascavel, a construção de moradias e também reforma e melhoria de casas que beneficiam 1.357 famílias de pequenos agricultores de 48 municípios da região Oeste. "As novas casas e as reformas garantem uma qualidade de vida para o homem do campo. Com isso o Estado melhora a atuação na agricultura, pois as famílias continuam na propriedade”, afirmou.
A solenidade, realizada no Clube Tuiuti, teve a participação do superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Luiz Carlos Formigari, do prefeito de Cascavel, Edgar Bueno, e prefeitos dos demais municípios. O governador afirmou que o Paraná realiza a maior política habitacional de sua história e a maior, em andamento, no País.
“Para dar a dimensão, basta dizer que a Cohapar, em quase 50 anos de existência, construiu 146 mil casas. A meta do nosso governo é, em quatro anos, ofertar moradias para mais de 110 mil famílias, sendo 10 mil da área rural”, afirmou Richa. “Todos os municípios do Estado são contemplados. Isso significa vida mais digna e mais segurança para milhares de famílias”, disse ele.
O governador ressaltou, também, a parceria com a Caixa Econômica Federal. “Nosso estilo de governo é pelo diálogo e harmonia e, neste aspecto, temos com o governo federal, por meio da Caixa Econômica Federal, uma extraordinária parceria”, disse Richa.
“A Caixa tem a responsabilidade da política e habitacional e suas diretrizes no País e é importante a parceria do Governo do Estado e municípios, que participam com a disponibilização das áreas para os projetos. Temos parceria de muito sucesso com os prefeitos”, disse Richa.

CONVÊNIOS – Em Cascavel, o governador o governador e o presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, assinaram convênios com municípios para a construção de moradias para 390 famílias de pequenos agricultores e reforma e melhoria em outras 540 casas, também da área rural.
No mesmo ato, o governador, o representante da Caixa Econômica Federal e os prefeitos assinaram contratos para construção, pelo programa Minha Casa Minha Vida Rural, de mais 427 moradias para famílias de agricultores e trabalhadores rurais.
O superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Luiz Carlos Formigari, avaliou a parceria com o Estado do Paraná como uma das maiores do país. Segundo ele, a meta de construir 10 mil casas rurais no Paraná é um desafio perseguido por ambas as partes. "Quando os entes públicos se unem quem ganha é a população", disse Formigari.

Governador Beto Richa anuncia a construção de moradias e também reforma e melhoria de casas que beneficiam 1.357 famílias de pequenos agricultores de 48 municípios da região Oeste. Cascavel, 25-09-13. Foto: Arnaldo Alves / ANPr

QUALIDADE DE VIDA - O prefeito de Cascavel, Edgar Bueno, disse que são destinados ao seu município 38 casas dos convênios e contratos assinados nesta quarta-feira. “Temos outras em construção e já chegamos a 70 unidades rurais. Esperamos avançar ainda mais. A moradia garante qualidade de vida. É importante realizar o sonho do agricultor familiar e ele só pode ter essa conquista quando tem a participação efetiva dos governos”, afirmou Edgar Bueno.
O prefeito de Tupassi, José Carlos Mariussi, que é também presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná, disse que, das famílias beneficiadas, poucas teriam condições de fazer uma casa e que os municípios também não têm condições de atender a essa demanda. “O governo tem olhar sensível, sobretudo para com as famílias do campo, o que contribui para reduzir o êxodo rural. As famílias ficam na terra produzindo alimentos”, disse ele.
Jair de Souza Roque e a esposa Arnilda moram há sete anos em uma casa de madeira na área rural do município de Diamante D'Oeste. Ganharão uma nova casa de alvenaria, um sonho da família. "Dá mais qualidade de vida pra nós", disse Jair.
Valdecir Meyer e a esposa Irene receberam o contrato das mãos do governador. O agricultor mora há 28 anos no mesmo sítio e agradeceu pela realização de um sonho. "Sempre tivemos a chance de conseguir uma casa na cidade, mas a gente não queria sair de lá", disse ele. O casal mora com as filhas Daiane e Rosangela numa casa emprestada e agora terão uma casa própria em seu sítio na área rural de Matelândia.
Participaram do evento em Cascavel os deputados estaduais André Bueno, Adelino Ribeiro, Élio Rusch, Ademir Buhrer, Duílio Genari e Leonaldo Paranhos, o presidente da Emater, Rubens Niederheitmann; além de vereadores de diversos municípios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acidente entre carro e ônibus deixa uma pessoa morta e três feridas

O Diário Paraná - Uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas - uma em estado grave - em uma colisão entre um ônibus e um carro na noite de quinta-feira (17), por volta das 20 horas, na PR-218, no trecho entre Iguaraçu (a 31 quilômetros de Maringá) e Ângulo (a 36 quilômetros de Maringá). De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), duas vítimas estavam no Chevrolet Vectra, placas de Ângulo, que seguia em direção a Iguaraçu quando foi atingido transversalmente pelo ônibus, placas de Astorga, no Km 276+800 da rodovia. A passageira do Vectra, Hindiara Cristina Rojas Mazzaran, de 21 anos, morreu na hora. A motorista Francieli Medeiros Vidigal, de 20 anos, sofreu ferimentos graves, com risco à vida. Ela foi socorrida por equipes do Siate e Samu, e encaminhada ao Hospital Santa Rita, em Maringá. Na manhã desta sexta-feira (18) a paciente permanecia internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Duas passageiras do ônibus também ficaram feridas. Eloiza Brunheira da Si...

Nova York faz apreensão recorde de armas

EUA - As autoridades de Nova York anunciaram nesta segunda-feira uma apreensão recorde de armas de fogo na cidade, com a descoberta de 250 unidades de armamento, de diversos modelos. A apreensão foi resultado de um longo trabalho de agentes da polícia disfarçados e de membros da promotoria de Nova York, e permitiu que "254 armas de fogo fossem retiradas das ruas da cidade, além do indiciamento de 19 indivíduos por tráfico de armas" procedentes das Carolinas do Sul e do Norte. "Trata-se da maior descoberta de armas ilegais da história da cidade" e entre o material apreendido estão fuzis de assalto de alta capacidade e outras armas automáticas, longas e curtas. "Nova York é a grande cidade mais segura do país, mas ano após ano as armas ilegais chegam aqui a partir de Estados que não têm as mesmas leis para manter as armas longe das mãos dos criminosos", destacou o prefeito Michael Bloomberg. Segundo a prefeitura, o percentual de armas procedentes de outros ...

# Lugares Estranhos - Floresta Aokigahara , Japão

Mais de 500 pessoas já se suicidaram lá. O problema é tanto que o pessoal colocoram   placas com mensagens de incentivo pra galera, do tipo: pense melhor, pense na sua família, nos seus amigos e coisas do tipo… A Floresta tem um clima tão pesado que os japoneses proíbem suas crianças de passarem por perto. Casos de desaparecimentos são comuns naquela região e são raros aqueles que são solucionados. Melhor não arriscar e ficar longe desse agradável com a natureza.