Pular para o conteúdo principal

Operação policial detém 261 suspeitos e apreende 45 mil pedras de crack

Paraná - A Polícia Militar divulgou na manhã desta terça-feira (17/09) os resultados da 8.ª edição da operação conjunta Nhapecani, que resultou na prisão de 205 suspeitos e apreensão de 56 adolescentes, das 39.029 pessoas abordadas em todas as regiões do Estado. Foram apreendidos 57 armas de fogo, o equivalente a 45.627 pedras de crack, 20,5 quilos de cocaína e 103 quilos de maconha.A “Nhapecani VIII” reuniu mais de 2,5 mil policiais militares além de efetivos da Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, Receita Estadual e Guarda Municipal. O trabalho intensivo começou às 18h de quinta-feira (12/09) e seguiu até às 2h de sábado (14/09). 
Foram montados quase 500 pontos de abordagens para fiscalizar veículos, pessoas e estabelecimentos comerciais, em busca de armas, drogas e foragidos da Justiça. O Serviço Reservado da Polícia Militar, além de outras forças, efetuaram levantamentos em campo para melhor resultado. 

ABORDAGENS – Dos 18.203 veículos vistoriados, 705 foram apreendidos e outros 15 recuperados, por estarem com alerta de furto ou roubo. Foram apreendidas 21 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH), 2.257 multas por infração de trânsito foram expedidas pela PM.
Pela PM, participaram todos os batalhões, além das unidades especializadas que foram: o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), o Batalhão de Patrulha Escolar (BPEC), o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e o Regimento de Polícia Montada (RPMon), os quais devem atuar em conformidade aos Comandos Regionais de onde atuam. Além deles, participam o Batalhão de Operações Especiais (Bope), o Batalhão de Policia Guarda (BPGD) e o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron).

NHAPECANI - A operação surgiu nas reuniões periódicas feitas com todos os setores de inteligência e em parceria com os órgãos de segurança. Outras edições da operação obedecem a um planejamento antecipado e à observação dos índices estatísticos de criminalidade, sem data específica ou horário determinado. A incidência de crimes violentos contra a pessoa (homicídios, latrocínios e lesões corporais) e contra o patrimônio (furtos e roubos) são reduzidos com esta ação.

Resultados por região:
2.º CRPM (Norte/Norte Pioneiro) – Nesta área de atuação, que compreende o 2.º BPM (Batalhão da Polícia Militar), o 5.º BPM, o 10.º BPM, o 15.º BPM, o 18.º BPM, a 4.ª CIPM, a 6.ª CIPM e a 7.ª CIPM, foram 7.206 pessoas abordadas, sendo 32 detidas, quatro assistidas e dez apreendidas. Nas ações, 3.596 veículos foram abordados, destes 193 foram apreendidos e quatro recuperados. A operação também resultou no cumprimento de cinco mandados, na lavratura de 13 Termos Circunstanciados e em 280 estabelecimentos vistoriados. 
Na região do norte/norte pioneiro foram apreendidas cinco armas de fogo, um simulacro (arma de brinquedo), 13 munições, 11,613 quilos de maconha, 20,249 quilos de cocaína, 51 pedras de crack e 12 frascos de lança perfume. Foram registrados 15 flagrantes e oito flagrantes de ato infracional, 469 autos de infração de trânsito emitidos, seis CNH recolhidas e cinco apreensões de outros objetos. 

3.º CRPM (Noroeste) – Nesta área de atuação, que compreende o 4.º BPM, o 7.º BPM, o 8.º BPM, o 11.º BPM e a 5.ª CIPM, foram 4.525 pessoas abordadas, sendo 20 detidas, oito assistidas e três apreendidas. Nas ações, 2.010 veículos foram abordados, destes 26 foram apreendidos. A operação também resultou em 232 estabelecimentos vistoriados e em três Termos Circunstanciados.
Na região noroeste também foram apreendidos mais de 11,126 quilos de maconha, além de 17 armas de fogo e 372 munições. A operação também resultou em 17 flagrantes e cinco flagrantes de ato infracional, 154 autos de infração de trânsito emitidos, duas CNH recolhidas e em 205 apreensões de outros objetos. 

4.º CRPM (Campos Gerais/Sul) – Nesta área de atuação, que compreende o 1.º BPM, o 16.º BPM, a 1.ª CIPM, a 2.ª CIPM, a 3.ª CIPM e a 8.ª CIPM, foram 9.852 pessoas abordadas, sendo 36 detidas, cinco assistidas e 15 apreendidas. Nas ações, 4.795 veículos foram abordados, destes 139 foram apreendidos e cinco recuperados. A operação também resultou no cumprimento de quatro mandados de prisão, 19 termos circunstanciados foram lavrados e em 476 locais vistoriados.
Na região Sul foram nove armas de fogo apreendidas, dois simulacros (arma de brinquedo), 35 munições, meio quilo de maconha, 26 gramas de cocaína e 175 pedras de crack. A operação também resultou em 15 flagrantes e seis flagrantes de ato infracional, além de 553 autos de infração de trânsito emitidos, três CNH recolhidas e dez apreensões de outros objetos. 

5.º CRPM (Oeste/Sudoeste)
– Nesta área de atuação, que compreende o 3.º BPM, o 6.º BPM, o 14.º BPM, o 19.º BPM e o 21.º BPM, foram 11.449 pessoas abordadas, sendo 62 detidas, 36 assistidas e 19 apreendidas. Nas ações, 5.222 veículos foram abordados, destes 238 foram apreendidos e três recuperados. A operação também resultou no cumprimento de cinco mandados, na lavratura de 23 termos circunstanciados e em 482 locais vistoriados.
Na região Oeste/Sudoeste foram 15 armas apreendidas, 266 munições de diferentes calibres, dois simulacros (arma de brinquedo), 89,379 quilos de maconha, 11gramas de cocaína, 45.152 pedras de crack, 1.948 comprimidos de ecstasy e 1.580 unidades de outras drogas. Também foram registrados 45 flagrantes e 11 flagrantes de ato infracional, além de 698 autos de infração de trânsito, seis CNH recolhidas e 209 apreensões de outros objetos. 

6.º CRPM (Região Metropolitana de Curitiba/ Litoral)
– Nesta área de atuação, que compreende o 9.º BPM, 17.º BPM, o 22.º BPM e o Batalhão de Polícia de Guarda (BPGd), foram 4.527 pessoas abordadas, sendo 31 detidas, três apreendidas e 332 assistidas. Nas ações, 2.086 veículos foram abordados, destes 79 foram apreendidos e dois recuperados. A operação também resultou no cumprimento de 15 mandados, na lavratura de três termos circunstanciados e em 115 locais vistoriados.
Na RMC/litoral foram cinco armas apreendidas, 378 gramas de maconha, 226 gramas de cocaína, 128 pedras de crack, dois comprimidos de ecstasy, um frasco de lança perfume e 96 outras drogas. Também foram registrados nove flagrantes e um flagrante de ato infracional, além de 242 autos de infração de trânsito e uma apreensão de outros objetos. 

1.º CRPM (Capital)
– Nesta área de atuação, que compreende o 12º BPM, o 13º BPM, o 20º BPM e o 23º BPM, foram 847 pessoas abordadas, sendo 11 detidas e duas assistidas. Nas ações, 421 veículos foram abordados, destes 28 foram apreendidos, além de 15 locais vistoriados. Foram apreendidas 140 pedras de crack. Durante as ações também foram registrados seis termos circunstanciados, recolhidas quatro CNH e emitidos de 141 autos de infração de trânsito.

BOPE – O Batalhão de Operações Especiais realizou a abordagem de 623 pessoas abordadas, sendo 13 detidas, três assistidas e seis apreendidas. Nas ações, 73 veículos foram abordados, destes dois foram apreendidos e um recuperado. A operação também resultou no cumprimento de um mandado, na lavratura de 13 termos circunstanciados e em dois locais vistoriados. Durante as ações também foi apreendida uma arma de fogo, registrado um flagrante e seis flagrantes de ato infracional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Richa dá posse a Fernando Francischini como secretário da Segurança Pública

Nova Gestão - O governador Beto Richa deu posse nesta segunda-feira (15/12) ao deputado federal Fernando Francischini como secretário estadual da Segurança Pública. É o primeiro nomeado para compor a equipe de governo na segunda gestão de Richa no Estado. Ele substitui a Leon Grupenmacher. Delegado licenciado da Polícia Federal, formado em Direito, com especialização em repressão ao tráfico de drogas e combate à lavagem de dinheiro, Francichini já participou da equipe de Beto Richa na prefeitura de Curitiba, como titular da primeira Secretaria Municipal Antidrogas do País. “Francischini é um profissional testado e aprovado. Por onde passou já demonstrou capacidade e muita competência”, disse o governador. “Agora, entra para nossa equipe com a determinação de dar continuidade ao trabalho de combate à criminalidade no Estado”, afirmou Beto Richa na solenidade de posse, que reuniu cerca de 500 pessoas, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O governador enalteceu o trabalho p

Dois Acidentes BR-369 Deixa 3 Pessoas Mortas

Cambé/PR  - Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente na BR-369, no trecho que passa por Cambé. O carro Corsa Sedan com placas de Rolândia capotou na madrugada deste domingo, por volta das 3h30. O motorista Thiago Aparecido da Silva, de 26 anos, teve ferimentos graves e corre risco de morte. Já o passageiro Paulo Cesar da Silva, de 27 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Outros dois rapazes que estavam no veículo, Carlos Henrique da Silva, de 29 anos e Marcos Vinicius de Oliveira, 21, também ficaram feridos. (Com informações do Portal Bonde) Londrina/PR    -  Um acidente de trânsito terminou em tragédia na manhã de sábado (24), na BR-369, na zona leste de Londrina. Dois adolescentes morreram ao colidirem contra uma carreta, no trecho da saída do município para Ibiporã (16 km de Londrina). De acordo com dados preliminares do Corpo de Bombeiros, os garotos de 15 e 16 anos estavam em uma bicicleta e acabaram sendo atingidos pelas rodas da carreta ao caírem na ro