Pular para o conteúdo principal

Atirador de centros judeus nos EUA é indiciado por homicídios

EUA - A promotoria pediu nesta terça-feira (15) pena de morte por homicídio para o homem que faz parte de grupos supremacistas brancos que matou três pessoas em centros comunitários judeus no Kansas, nos Estados Unidos, no fim de semana passado.
Frazier Glenn Cross, de 73 anos, é acusado pelo assassinato de um médico de 69 anos e seu neto adolescente e também de homicídio qualificado pela morte de uma mulher de 53 anos que visitava sua mãe em uma residência para idosos.
Os assassinatos foram cometidos na véspera da Páscoa judia, causando consternação e levantando uma onda de protestos no país.
O acusado não conhecia as vítimas, informou John Douglass, da polícia da pequena cidade de Overland Park, próxima a Kansas City.
Cross, também conhecido como Frazier Glenn Miller, tem laços de longa data com grupos de supremacia branca - chegou a ser líder da Ku Klux Klan - e com núcleos antissemitas, de acordo com o Southern Poverty Law Center (SPLC), que rastreia atividades de grupos que estimulam o ódio racial e religioso.
Nascido em Aurora, no estado do Missouri, Cross é atualmente membro do fórum neonazistaVanguard News Network e enviou mais de 12 mil mensagens desde que se uniu ao grupo, segundo o SPLC.
Segundo o canal local KSHB, subsidiária da NBC, Cross gritou "Heil Hitler" enquanto era levado por policiais, depois de ter sido detido em uma escola primária, mas Douglass se negou a confirmar a versão.
O homem também atirou contra outras duas pessoas, sem atingi-las. O detido estava com um fuzil, mas a polícia acredita que também poderia estar com uma arma menor, além de outro fuzil.
O presidente Barack Obama condenou o ataque "horrível" e prometeu o "total apoio" do governo federal à investigação e à comunidade judaica.
O FBI, que participa na investigação, registrou 674 incidentes de caráter antissemita em território americano em 2012.
Esta cifra corresponde a cerca de dois terços dos incidentes com suposta motivação religiosa, que representam um quinto dos crimes classificados "de ódio" pelo FBI, enquanto os ataques racistas totalizam a metade.

Fazier Glenn Cross foi indiciado nesta terça-feira (15) por homicídios; homem faz parte de grupos de supremacia branca e já foi líder da Ku Klux Klan (Foto:  AP Photo/The Kansas City Star, David Eulitt, Pool)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Richa dá posse a Fernando Francischini como secretário da Segurança Pública

Nova Gestão - O governador Beto Richa deu posse nesta segunda-feira (15/12) ao deputado federal Fernando Francischini como secretário estadual da Segurança Pública. É o primeiro nomeado para compor a equipe de governo na segunda gestão de Richa no Estado. Ele substitui a Leon Grupenmacher. Delegado licenciado da Polícia Federal, formado em Direito, com especialização em repressão ao tráfico de drogas e combate à lavagem de dinheiro, Francichini já participou da equipe de Beto Richa na prefeitura de Curitiba, como titular da primeira Secretaria Municipal Antidrogas do País. “Francischini é um profissional testado e aprovado. Por onde passou já demonstrou capacidade e muita competência”, disse o governador. “Agora, entra para nossa equipe com a determinação de dar continuidade ao trabalho de combate à criminalidade no Estado”, afirmou Beto Richa na solenidade de posse, que reuniu cerca de 500 pessoas, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O governador enalteceu o trabalho p

Dois Acidentes BR-369 Deixa 3 Pessoas Mortas

Cambé/PR  - Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente na BR-369, no trecho que passa por Cambé. O carro Corsa Sedan com placas de Rolândia capotou na madrugada deste domingo, por volta das 3h30. O motorista Thiago Aparecido da Silva, de 26 anos, teve ferimentos graves e corre risco de morte. Já o passageiro Paulo Cesar da Silva, de 27 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Outros dois rapazes que estavam no veículo, Carlos Henrique da Silva, de 29 anos e Marcos Vinicius de Oliveira, 21, também ficaram feridos. (Com informações do Portal Bonde) Londrina/PR    -  Um acidente de trânsito terminou em tragédia na manhã de sábado (24), na BR-369, na zona leste de Londrina. Dois adolescentes morreram ao colidirem contra uma carreta, no trecho da saída do município para Ibiporã (16 km de Londrina). De acordo com dados preliminares do Corpo de Bombeiros, os garotos de 15 e 16 anos estavam em uma bicicleta e acabaram sendo atingidos pelas rodas da carreta ao caírem na ro