Pular para o conteúdo principal

Richa instala 25º Batalhão da Polícia Militar

Umuarama/PR - A região de Umuarama, no Noroeste do Estado, tem um novo Batalhão da Polícia Militar. O 25° BPM foi instalado pelo governador Beto Richa nesta sexta-feira (4) e vai atender, além de Umuarama, aos municípios de Maria Helena, Douradina, Ivaté, Icaraíma, Alto Paraíso, Esperança Nova, Xambrê, São Jorge do Patrocínio, Pérola, Altônia, Cafezal do Sul, Perobal, Francisco Alves, Iporã, Alto Piquiri e Brasilândia do Sul. O governador foi depois a Cruzeiro do Oeste, onde presidiu a troca de comando do 7º Batalhão da Polícia Militar. O major Carmelito dos Santos substituiu o major Carlos Henrique Cardozo na unidade.
"Em Cruzeiro do Oeste, atendendo a pedido da comunidade, preservamos o 7º BPM, mesmo com a criação do Batalhão de Umuarama. Esse foi o compromisso pessoal que assumi com a população de Cruzeiro", afirmou o governador. "Com os batalhões de Umuarama, Cruzeiro do Oeste e a companhia de Cianorte, também instalada hoje, estamos, de forma planejada a integrada cuidando da segurança desta vasta região do Paraná", disse ele.
Na solenidade de Umuarama, o governador afirmou que a instalação do novo batalhão atende reivindicação histórica da região. "Essa nova estrutura, que já prevê aumento do efetivo e de viaturas, se soma aos investimentos que o governo já vem fazendo em segurança, o que ampliará a segurança na região", afirmou, ao lado do secretário da Segurança Pública, Leon Grupenmacher; do comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Cesar Vinicius Kogut; do comandante do 25º BPM, major Ênio Soares dos Santos, que tomou posse na mesma solenidade, e do prefeito de Umuarama, Moacir Silva.
Richa disse que herdou o estado com o menor efetivo de policiais do Brasil e que, a partir de 2011, foram contratados 3.200 homens e outros 2.400 já estão em fase de formação. O estado adquiriu 1.380 novas viaturas, investiu em inteligência, aparelhamento da polícia, além de salários mais dignos dos policiais.
"Tudo isso, somado a operações policiais sistemáticas em todas as regiões, resulta no aumento de prisão de criminosos e no volume de drogas apreendidas. Essas ações resultam em mais segurança à população", afirmou o governador. Na região de Umuarama, o índice de homicídios dolosos caiu 20,9% em 2013, em comparação a 2012.
O comandante-geral da PM, coronel Kogut, disse que Beto Richa já tinha propostas para a melhorar a segurança publica antes de assumir o governo estadual e que, depois transformou as ideias em ações. Os três Batalhões do Noroeste, de Umuarama, Cruzeiro do Oeste e de Cianorte, foram propostas feitas no passado e agora são cumpridas, atendendo não só aos anseios da população, como da própria Polícia Militar", afirmou Kogut.
O prefeito de Umuarama, Moacir Silva, afirmou que nunca um governo estadual deu tanta atenção ao seu município. Ele destacou a duplicação da PR-323. "O reforço na segurança e a melhoria da infraestrutura do Estado, sem dúvida, muda para melhor a região Noroeste, com atração de indústrias, mais empregos e mais desenvolvimento", afirmou ele.

AUTONOMIA - Implantado no lugar da 5ª Companhia Independente da PM (5ª CIPM), que foi transferida para Cianorte, o 25º PM dá maior autonomia administrativa para a unidade, agilizando as tratativas com escalões superiores. Para o comandante da unidade, major Ênio Soares dos Santos, a nova estrutura foi instalada em um momento bastante oportuno para a região, que é um ponto de passagem importante para outros estados.
"Todos os municípios são nossa prioridade, com atenção e alerta para atender a demanda, dentro da filosofia de prevenção ao crime", disse o major. "Teremos ganho na estrutura, aumento de recursos, poderemos realizar estudo mais apropriado das demandas locais, específicas desta região. Teremos condições de planejar e executar um trabalho muito mais focado", disse ele.
O major ressaltou que Umuarama teve um grande desenvolvimento ao longo dos últimos anos, sendo hoje um polo de serviços e universitário. "Hoje, a polícia da região trabalha com viaturas novas e armamento adequado, graças aos investimentos do Governo do Estado. Além de novas viaturas, Umuarama foi contemplada com aumento de 20% no efetivo da PM desde 2010. Outros 56 soldados estão em formação.

MENOS ROUBOS - "Com a tropa valorizada, os resultados são os melhores. Não se compara com o que havia aqui há seis ou sete anos", afirmou o major. Em 2009 eram registrados na região em média 56 roubos a mão armada por mês. "Hoje baixamos esse índice para três vezes menos. Com o diferencial que, antes, os roubos eram em farmácia, postos de combustível e outros estabelecimentos comerciais, com agressão. Agora, os roubos diminuíram e basicamente não são os mesmos alvos. A maioria dos casos é de roubo de bolsa, celular, na madrugada e em situações de descuido", afirmou.
Junto com a diminuição nos roubos, aumentaram as prisões na região: foram 792 em 2012 e, no ano passado, 1.054. Já as autuações de trânsito passaram de 4.379 (2012) para 6.062 em 2013.

PREVENÇÃO - O comandante afirmou que, com a mudança, será possível agir mais na antecipação do crime, com atividades de prevenção, ouvindo a comunidade sobre as demandas mais importantes e trabalhar com foco em projetos e metas a serem atingidas na área da segurança pública. "Será possível, também, atuar de forma mais intensa em ações de trânsito, repressão às drogas e auxílio em situação de risco e em problemas de infração penal", afirmou o major. "Temos aqui na região um grande apoio da população, com repasse de informações e diálogo, para a atuação policial. A credibilidade e a confiança junto à comunidade nos dão apoio em projetos desenvolvidos em parceria, para melhoria do policiamento", complementa.

CRUZEIRO DO OESTE – O 7º Batalhão da Polícia Militar, com sede em Cruzeiro do Oeste, atende, também, aos municípios de Mariluz, Tuneiras do Oeste, Tapejara, Rondon, Guaporema, Cidade Gaúcha, Nova Olímpia, Tapira, Goioerê, Moreira Sales, Quarto Centenário e Rancho Alegre do Oeste.
A região teve aumento de 31% no efetivo da Polícia Militar desde 2010. Outros 31 soldados em formação e serão designados para a região, que recebeu também três viaturas.
O major Carmelito dos Santos, que assumiu o comando, disse que dará continuidade ao trabalho do antecessor, major Carlos Henrique Cardozo, com a filosofia da polícia comunitária, atuando bem próximo da população. "Queremos que a solução dos problemas seja encontrada em conjunto com as lideranças", afirmou ele. O major mora em Cruzeiro do Oeste desde 1974 e foi no município que iniciou a carreira, como soldado. Ele já foi sub-comandante do 11º Batalhão da PM, e recebeu a medalha Herois da Cavalaria e medalha comemorativa do Sesquicentenário da Polícia Militar.
O prefeito de Cruzeiro do Oeste, Valter Pereira da Rocha, disse que a população ficou satisfeita com a decisão do governador de manter o BPM no município. "O Batalhão da Polícia Militar não representa apenas mais segurança, é uma instituição que faz parte da cultura e do dia a dia dos moradores de Cruzeiros do Oeste. Agora ele ficará definitivamente na nossa cidade e isso nos deixa muito felizes", disse o prefeito. Ele contou que já solicitou ao governador uma nova sede para o BPM e o governador disse que irá estudar a proposta.
Participaram das solenidades da Polícia Militar em Umuarama e Cruzeiro do Oeste a vice-comandante do 3º PRPM, tenente-coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha; os prefeitos de Alto Paraíso, Maria Aparecida Zanuto Faria; de Cafezal do Sul, Ascânio Antônio de Paula; de Esperança Nova, Everton Barbiere, e de Icaraíma, Paulo de Queiroz Souza; o chefe da Casa Militar do Governo do Paraná, coronel Adilson Casitas Castilho; o presidente do ITCG, Amílcar Cabral; o deputado federal Osmar Serraglio e os deputados estaduais Jonas Guimarães e Fernando Scanavaca, e o reitor da Unipar, Carlos Eduardo Garcia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Richa dá posse a Fernando Francischini como secretário da Segurança Pública

Nova Gestão - O governador Beto Richa deu posse nesta segunda-feira (15/12) ao deputado federal Fernando Francischini como secretário estadual da Segurança Pública. É o primeiro nomeado para compor a equipe de governo na segunda gestão de Richa no Estado. Ele substitui a Leon Grupenmacher. Delegado licenciado da Polícia Federal, formado em Direito, com especialização em repressão ao tráfico de drogas e combate à lavagem de dinheiro, Francichini já participou da equipe de Beto Richa na prefeitura de Curitiba, como titular da primeira Secretaria Municipal Antidrogas do País. “Francischini é um profissional testado e aprovado. Por onde passou já demonstrou capacidade e muita competência”, disse o governador. “Agora, entra para nossa equipe com a determinação de dar continuidade ao trabalho de combate à criminalidade no Estado”, afirmou Beto Richa na solenidade de posse, que reuniu cerca de 500 pessoas, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O governador enalteceu o trabalho p

Dois Acidentes BR-369 Deixa 3 Pessoas Mortas

Cambé/PR  - Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente na BR-369, no trecho que passa por Cambé. O carro Corsa Sedan com placas de Rolândia capotou na madrugada deste domingo, por volta das 3h30. O motorista Thiago Aparecido da Silva, de 26 anos, teve ferimentos graves e corre risco de morte. Já o passageiro Paulo Cesar da Silva, de 27 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Outros dois rapazes que estavam no veículo, Carlos Henrique da Silva, de 29 anos e Marcos Vinicius de Oliveira, 21, também ficaram feridos. (Com informações do Portal Bonde) Londrina/PR    -  Um acidente de trânsito terminou em tragédia na manhã de sábado (24), na BR-369, na zona leste de Londrina. Dois adolescentes morreram ao colidirem contra uma carreta, no trecho da saída do município para Ibiporã (16 km de Londrina). De acordo com dados preliminares do Corpo de Bombeiros, os garotos de 15 e 16 anos estavam em uma bicicleta e acabaram sendo atingidos pelas rodas da carreta ao caírem na ro