Pular para o conteúdo principal

Gestão de combustível garante transparência e economia ao Governo

Paraná - O Governo do Paraná está levando para todos os municípios do Estado o Cartão Combustível, um novo modelo de controle informatizado do abastecimento para veículos da frota pública do Estado. O novo sistema começou a ser implantado em agosto e, entre as novidades, está a utilização do cartão de pagamento magnético, que possibilita gerenciamento individualizado dos veículos e economia projetada de 20%.
“Esse sistema foi planejado pela administração com objetivo de garantir controle sobre o abastecimento, com maior economia para o Estado e transparência nas informações, possibilitando melhoria na prestação de serviços à população”, disse a secretária da Administração e da Previdência, Dinorah Botto Portugal Nogara.

ÚNICO - A frota do Paraná é de 15 mil veículos distribuídos nos 399 municípios, com consumo anual estimado em 36 milhões de litros de combustíveis. Até agora, havia dois sistemas de gerenciamento do abastecimento, um para os postos próprios, administrados pelo Departamento de Transporte Oficial (Deto), unidade da Secretaria da Administração e da Previdência, e o outro realizado por cada um dos órgãos do Estado, que tem contratos em separado com postos comerciais e tratamento administrativo diferenciado.
O novo modelo, que está sendo implantado e operado pela empresa Nutricash, de Salvador, vencedora de licitação, possibilita gerenciamento único e descentralizado, ficando o Deto responsável pela coordenação geral e fiscalização.
“Antes precisávamos programar 900 processos licitatórios, acompanhar 900 contratos e emitir todos os empenhos. Agora tem um único contrato, uma única liquidação e uma única empresa”, salientou o diretor-geral da Secretaria da Segurança Pública, coronel Lanes Randal Prates.
A secretaria é responsável por 75% do consumo de combustível. “O sistema vem garantir economicidade, melhorar a eficiência e diminuir a pressão administrativa e a burocracia.”

HISTÓRICO - Aproximadamente mil postos de combustíveis foram credenciados, e outros estão sendo contratados. O sistema é operacionalizado com um cartão de pagamento magnético para cada carro. Na hora do abastecimento, os motoristas que utilizam o veículo precisam digitar login e senha. Somente assim é possível ter acesso ao combustível tanto nos 26 postos próprios, quanto nos comerciais.
Cada operação fica registrada, identificando-se posto, veículo e motorista, data, hora e quilometragem, tipo e quantidade de combustível, valor do litro e valor total da operação.

INDICADORES - O Estado também passa a ter indicadores que possibilitam estabelecer um parâmetro para carros submetidos a condições semelhantes de uso.
A partir deles podem ser estabelecidos mecanismos que impeçam o abastecimento ou que gerem eventos de alerta, caso seja observada qualquer divergência em relação ao padrão.
"A finalidade é identificar a necessidade de implantar medidas que visem à melhoria contínua, por meio da otimização do uso do sistema e redução dos custos de abastecimento”, disse o diretor do Deto, Ernani Augusto Delicato.
Em Curitiba, o gestor do contrato da Secretaria da Educação, Elias Ferreira da Silva, destacou a praticidade e a economia com a inclusão de novos postos e o sistema informatizado. “Anteriormente, de qualquer ponto da cidade precisava se deslocar até o Centro Cívico para abastecer no posto do Deto”, afirmou.
Às vezes, para um deslocamento de trabalho de cerca de cinco quilômetros, o motorista precisava percorrer outros 20 apenas para abastecer. “Agora ganhamos tempo e economizamos dinheiro”, disse Silva.

Cartão Combustível do Governo do Paraná.Curitiba, 30/10/2014.Foto: Antonio Costa/ANPr

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Insegurança: Mercado É Roubado Na Hora Do Almoço

Nova Esperança/PR  - Hoje (24) véspera de Natal, um Mercado localizado na Avenida Felipe Camarão foi mais uma vítima da falta de segurança enfrentada pela cidade. O mercado tradicional na cidade foi assaltado, dois vagabundos aparentemente de menores chegaram em uma moto e deram voz de assalto  e como sempre sem nenhuma preocupação por parte dos delinquentes e mais uma vez pergunto, cade a Policia? Não era para estarem mais ativos nesta época? Era! Mas não estão. Lamentável. Até quando isso, até quando esta falta de segurança? Talvez esteja na hora de comerciantes se unirem e voltarem nos tempos passados, juntarem uma grana e pagarem para homens fora da lei resolverem este problema, o duro é que se amanhecer bandido morto, a PM, Ministério Público vai enlouquecer, pois bandidos é proibido matar, pois em Nova Esperança parece que bandido tem mais liberdade ainda. 

Apertado Holanda Vence E Semi Finais Não Terá Zebras

Copa Do Mundo 2014 - Em uma partida protagonizada pelos goleiros, a Holanda conquistou a última vaga para as semifinais da Copa do Mundo. Depois de empatar por 0 a 0 com a Costa Rica nos 120 minutos de jogo, a Holanda conseguiu a classificação ao vencer a grande surpresa da Copa do Mundo por 4 a 3 nos pênaltis. Enquanto a bola estava rolando, o goleiro Navas se destacou com milagres e muita sorte. Três bolas da Holanda foram na trave. Já nas penalidades, a estrela foi o goleiro Krul. Ele entrou só para a disputa de pênaltis. O primeiro tempo da partida não fez jus a um jogo de quartas de final de Copa do Mundo. Com a Holanda tocando excessivamente a bola e a Costa Rica armando uma retranca gigantesca, o primeiro chute a gol só foi dado aos 20 minutos. O único destaque da primeira etapa foi Navas. Por quatro oportunidades, o arqueiro conseguiu defender chutes do ataque holandês. Entre os lances, uma saída providencial nos pés de Robben aos 21 minutos e uma defesa em cobrança de