Pular para o conteúdo principal

Gestão de combustível garante transparência e economia ao Governo

Paraná - O Governo do Paraná está levando para todos os municípios do Estado o Cartão Combustível, um novo modelo de controle informatizado do abastecimento para veículos da frota pública do Estado. O novo sistema começou a ser implantado em agosto e, entre as novidades, está a utilização do cartão de pagamento magnético, que possibilita gerenciamento individualizado dos veículos e economia projetada de 20%.
“Esse sistema foi planejado pela administração com objetivo de garantir controle sobre o abastecimento, com maior economia para o Estado e transparência nas informações, possibilitando melhoria na prestação de serviços à população”, disse a secretária da Administração e da Previdência, Dinorah Botto Portugal Nogara.

ÚNICO - A frota do Paraná é de 15 mil veículos distribuídos nos 399 municípios, com consumo anual estimado em 36 milhões de litros de combustíveis. Até agora, havia dois sistemas de gerenciamento do abastecimento, um para os postos próprios, administrados pelo Departamento de Transporte Oficial (Deto), unidade da Secretaria da Administração e da Previdência, e o outro realizado por cada um dos órgãos do Estado, que tem contratos em separado com postos comerciais e tratamento administrativo diferenciado.
O novo modelo, que está sendo implantado e operado pela empresa Nutricash, de Salvador, vencedora de licitação, possibilita gerenciamento único e descentralizado, ficando o Deto responsável pela coordenação geral e fiscalização.
“Antes precisávamos programar 900 processos licitatórios, acompanhar 900 contratos e emitir todos os empenhos. Agora tem um único contrato, uma única liquidação e uma única empresa”, salientou o diretor-geral da Secretaria da Segurança Pública, coronel Lanes Randal Prates.
A secretaria é responsável por 75% do consumo de combustível. “O sistema vem garantir economicidade, melhorar a eficiência e diminuir a pressão administrativa e a burocracia.”

HISTÓRICO - Aproximadamente mil postos de combustíveis foram credenciados, e outros estão sendo contratados. O sistema é operacionalizado com um cartão de pagamento magnético para cada carro. Na hora do abastecimento, os motoristas que utilizam o veículo precisam digitar login e senha. Somente assim é possível ter acesso ao combustível tanto nos 26 postos próprios, quanto nos comerciais.
Cada operação fica registrada, identificando-se posto, veículo e motorista, data, hora e quilometragem, tipo e quantidade de combustível, valor do litro e valor total da operação.

INDICADORES - O Estado também passa a ter indicadores que possibilitam estabelecer um parâmetro para carros submetidos a condições semelhantes de uso.
A partir deles podem ser estabelecidos mecanismos que impeçam o abastecimento ou que gerem eventos de alerta, caso seja observada qualquer divergência em relação ao padrão.
"A finalidade é identificar a necessidade de implantar medidas que visem à melhoria contínua, por meio da otimização do uso do sistema e redução dos custos de abastecimento”, disse o diretor do Deto, Ernani Augusto Delicato.
Em Curitiba, o gestor do contrato da Secretaria da Educação, Elias Ferreira da Silva, destacou a praticidade e a economia com a inclusão de novos postos e o sistema informatizado. “Anteriormente, de qualquer ponto da cidade precisava se deslocar até o Centro Cívico para abastecer no posto do Deto”, afirmou.
Às vezes, para um deslocamento de trabalho de cerca de cinco quilômetros, o motorista precisava percorrer outros 20 apenas para abastecer. “Agora ganhamos tempo e economizamos dinheiro”, disse Silva.

Cartão Combustível do Governo do Paraná.Curitiba, 30/10/2014.Foto: Antonio Costa/ANPr

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acidente entre carro e ônibus deixa uma pessoa morta e três feridas

O Diário Paraná - Uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas - uma em estado grave - em uma colisão entre um ônibus e um carro na noite de quinta-feira (17), por volta das 20 horas, na PR-218, no trecho entre Iguaraçu (a 31 quilômetros de Maringá) e Ângulo (a 36 quilômetros de Maringá). De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), duas vítimas estavam no Chevrolet Vectra, placas de Ângulo, que seguia em direção a Iguaraçu quando foi atingido transversalmente pelo ônibus, placas de Astorga, no Km 276+800 da rodovia. A passageira do Vectra, Hindiara Cristina Rojas Mazzaran, de 21 anos, morreu na hora. A motorista Francieli Medeiros Vidigal, de 20 anos, sofreu ferimentos graves, com risco à vida. Ela foi socorrida por equipes do Siate e Samu, e encaminhada ao Hospital Santa Rita, em Maringá. Na manhã desta sexta-feira (18) a paciente permanecia internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Duas passageiras do ônibus também ficaram feridas. Eloiza Brunheira da Si...

Nova York faz apreensão recorde de armas

EUA - As autoridades de Nova York anunciaram nesta segunda-feira uma apreensão recorde de armas de fogo na cidade, com a descoberta de 250 unidades de armamento, de diversos modelos. A apreensão foi resultado de um longo trabalho de agentes da polícia disfarçados e de membros da promotoria de Nova York, e permitiu que "254 armas de fogo fossem retiradas das ruas da cidade, além do indiciamento de 19 indivíduos por tráfico de armas" procedentes das Carolinas do Sul e do Norte. "Trata-se da maior descoberta de armas ilegais da história da cidade" e entre o material apreendido estão fuzis de assalto de alta capacidade e outras armas automáticas, longas e curtas. "Nova York é a grande cidade mais segura do país, mas ano após ano as armas ilegais chegam aqui a partir de Estados que não têm as mesmas leis para manter as armas longe das mãos dos criminosos", destacou o prefeito Michael Bloomberg. Segundo a prefeitura, o percentual de armas procedentes de outros ...

# Lugares Estranhos - Floresta Aokigahara , Japão

Mais de 500 pessoas já se suicidaram lá. O problema é tanto que o pessoal colocoram   placas com mensagens de incentivo pra galera, do tipo: pense melhor, pense na sua família, nos seus amigos e coisas do tipo… A Floresta tem um clima tão pesado que os japoneses proíbem suas crianças de passarem por perto. Casos de desaparecimentos são comuns naquela região e são raros aqueles que são solucionados. Melhor não arriscar e ficar longe desse agradável com a natureza.