Pular para o conteúdo principal

Paraná Turismo - Curitiba/PR


Agua Verde

Água Verde
O bairro leva o nome do rio Água Verde, que corta a região e deságua no rio Belém. No século 19, abrigou várias famílias de imigrantes italianos. É um bairro principalmente residencial, com muitas casas e prédios. Cresceu bastante na segunda metade do século 20. Mais: mapa do bairro►
A Praça do Japão, uma homenagem aos imigrantes japoneses da cidade. Excelente espaço de lazer.


Arquitetura
Uma diversidade de estilos arquitetônicos, antigos e modernos, enriquecem a paisagem urbana de Curitiba e representam um enorme patrimônio cultural. A arquitetura que se encontra na cidade sofreu uma forte influência da cultura trazida pelos imigrantes, oriundos de vários países, principalmente europeus.
Prédios em arquitetura eclética, neoclássica, colonial, bizantina, oriental e estilos inspirados nas terras natais dos imigrantes confirmam a diversidade e riqueza cultural de Curitiba.
O Centro Histórico concentra várias construções dos séculos 18 e 19, em estilo colonial português. Arquitetura contemporânea é encontrada principalmente no Centro Cívico e nos bairros residenciais
.

Transporte Curitiba PRCastelo Lupion em Curitiba ParanáMuseu Oscar Niemeyer

Arte
Curitiba é um bom exemplo de cidade cosmopolita, onde povos de várias culturas unem-se e enriquecem suas experiências. A arte que se vê na cidade é um reflexo dessa experiências ecléticas.
Teatros de grande porte como o Guaíra e o Canal da Música a salas adaptadas em construções históricas como o Teatro do Paiol, Curitiba permite a apresentação de muitos espetáculos ao mesmo tempo. A diversidade de eventos culturais confirmam a riqueza artística da cidade.


Bosque Alemão
Inaugurado em 1996, o Bosque Alemão homenageia a cultura e as tradições que os imigrantes alemães trouxeram para Curitiba. É um memorial a esses imigrantes que chegaram na cidade a partir de 1833 e muito contribuíram para o estilo de vida dos curitibanos.
Ocupa 38 mil m² de área no bairro Jardim Schaffer. A maior parte dessa área é de mata nativa densa e fazia parte da antiga chácara da família Schaffer.
O Bosque é rico em atrações. O Oratório Bach, uma sala para concertos musicais. A Torre dos Filósofos, com um mirante. A trilha João e Maria. A Casa Encantada, com uma biblioteca infantil. A Praça da Cultura Germânica. Além do bosque de mata nativa e nascentes de água doce.


Praça Tiradentes
A Praça Tiradentes é o ponto de partida da Linha Turismo de Curitiba, criada em 1990. Os ônibus do tipo double-decker, passam por 24 pontos turísticos da cidade, num trajeto de 40km e duas horas de duração. Mais de meio milhão de visitantes usam o serviço anualmente.
Opera de terça à domingo, das 9h até as 17h30, com saídas a cada 30 minutos. Mais informações►

Linha Turismo

Bosque João Paulo II
Inaugurado em 1980, logo após a visita do papa João Paulo II (1920-2005), a Curitiba. O Bosque do Papa, como é mais conhecido, envolve uma área de 48 mil m², onde existia uma antiga fábrica de velas. É cortado pelo rio Belém e inclui uma reserva de mata atlântica, com mais de 300 araucárias. Um ambiente agradável acolhe os visitantes do Bosque.
O Memorial da Imigração Polonesa, em Curitiba, está instalado nas clareiras do Bosque. Reconstitui-se o ambiente em que viveram os pioneiros imigrantes poloneses, que chegaram em Curitiba por volta de 1871. É um museu ao ar livre que traduz a luta, as crenças, as tradições e estilo de vida daqueles imigrantes.
Sete casas construídas pelos poloneses, com troncos de pinheiro encaixados, foram transportadas do entorno de Curitiba para o Bosque. Calçadas de pedra, equipamentos e utensílios usados pelos poloneses, como uma carroça e uma pipa de azedar repolho, são expostos para visitação.
Realiza-se anualmente, no Bosque do Papa, eventos culturais de tradição polonesa, como a Swieconka(Benção dos Alimentos), no Sábado de Aleluia e a festa de Nossa Senhora da Czestochowa, em agosto.
A Casa dos Troncos, uma construção de imigrantes poloneses de 1883, doada e relocada para o Bosque, foi transformada na Capela de Nossa Senhora de Czestochowa, em homenagem à padroeira da Polônia.
O Bosque também conta com trilha ecológica, ciclovia, palco, loja de artesanato e uma casa de chá, ao estilo polonês.

Bosque do Papa

Catedral de Curitiba
A Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz de Curitiba fica na Praça Tiradentes. É um dos mais importantes patrimônios culturais da Cidade. Construída de 1876 a 1893, em estilo neogótico, segundo o projeto do arquiteto francês Alphone de Plas. Ocupa o mesmo local da antiga matriz do século 17, bem como o da sua sucessora, construída em 1720.
Até 1892, a paróquia de Curitiba estava subordinada à Sé Primacial da Bahia. A antiga Igreja Matriz foi elevada à categoria de Catedral, em 27 de abril de 1892, com a criação da Diocese de Curitiba, pela bulaAd universas orbis ecclesias, do papa Leão XIII. A Diocese foi instituída em 30 de setembro de 1894, com a posse do primeiro bispo dom José de Camargo Barros. Em 10 de maio de 1926, foi elevada à categoria de Arquidiocese.
Como suas antecessoras, a Catedral é dedicada e abriga a imagem de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, Padroeira de Curitiba. É Catedral Basílica Menor desde 8 de setembro de 1993, quando completou 100 anos.

Catedral CuritibaMissaVitral


Centro Histórico
Lugar onde se encontra construções históricas que remetem Curitiba à época de uma vila de garimpeiros, centro comercial de agricultores e ponto de apoio para tropeiros. O Setor Histórico de Curitiba é rico em patrimônio herdado de seus fundadores e colonizadores.
O Centro Histórico de Curitiba, no bairro de São Francisco, abrange parte das edificações mais antigas de Curitiba. Inclui, por exemplo, a Casa Romário Martins (século 18), a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco (1737), a Casa Vermelha e construções da segunda metade do século 19.
Setor Histórico de Curitiba - Paraná

Parque do Iguaçu e Zoológico
O Parque Regional do Iguaçu ocupa 8 milhões de m² de área, na região sul-sudeste de Curitiba.
O Parque do Iguaçu foi criado em 1982 para preservar o santuário ecológico do Local. O Parque é cortado pelo rio Iguaçu que forma campos inundados e matas ciliares em suas margens. Bosques naturais completam a paisagem.
É um parque com muitas atrações, além do Zoológico. Possui um setor náutico, com raias de remo. Pomares públicos. E um setor de esportes com quadras esportivas, equipamentos de recreação e um estádio de beisebol.
O Parque também conta com, churrasqueiras, quiosques, lanchonetes e a Casa do Acantonamento, onde as crianças recebem aulas de educação ambiental.
O Zoológico de Curitiba - O Zoo abriga cerca de 80 espécies de animais de várias partes do mundo. Busca-se um ambiente mais próximo possível do habitat natural de cada espécie. Está instalado em uma área de mata nativa de 530 mil m², onde se faz pesquisa e serve como centro de reprodução de animais em cativeiro.

Parque do Iguaçu em Curitiba ParanáParque do Iguaçu e Animais do Zoológico de Curitiba

Parques De Curitiba
Visitar os parques de Curitiba faz parte do cotidiano dos curitibanos. Para os visitantes da cidade, é uma experiência inesquecível.
Curitiba possui 26 parques e cerca de 81 milhões m² de área verde preservada. São 55m² de área verde por habitante, três vezes superior ao índice recomendado pela Organização Mundial de Saúde, de 16m². No Brasil, é a cidade onde a Mata Atlântica é melhor preservada.
A qualidade dos parques municipais, junto com os programas de educação ambiental e de reciclagem de lixo, fizeram Curitiba merecer o título de Capital Ecológica do Brasil.

Jardins CuritibaParque Tanguá em Curitiba

Ópera de Arame
É um dos principais cartões postais de Curitiba. Inaugurado em 1992, no Parque das Pedreiras, próximo ao Espaço Cultural Paulo Leminski.
A Ópera de Arame foi construída em estrutura tubular e teto de policarbonato transparente. O projeto é do arquiteto Domingos Bongestabs, professor do departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPR, o mesmo autor do projeto da Unilivre. Tem capacidade para 2.400 espectadores e um palco de 400m² destinado a apresentações artísticas e culturais.
A Ópera de Arame foi construída em estrutura tubular e teto de policarbonato transparente. O projeto é do arquiteto Domingos Bongestabs, professor do departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPR, o mesmo autor do projeto da Unilivre. Tem capacidade para 2.400 espectadores e um palco de 400m² destinado a apresentações artísticas e culturais.

A Ópera de Arame em Curitiba

Jardim Botânico
O Jardim Botânico de Curitiba foi inaugurado em 1991, com uma área de 245 mil m². Seus jardins geométricos e a estufa de três abóbadas tornaram-se um dos principais cartões postais de Curitiba.
A estufa abriga plantas características da floresta atlântica do Brasil. Sua arquitetura, em estrutura metálica e estilo art-noveau, foi inspirada em um palácio de cristal que existiu em Londres, no século 19.
O Jardim Botânico conta ainda com oMuseu Botânico Municipal, trilhas em bosque de araucárias, lago, quadras esportivas e um velódromo.Em volta da estufa está o espaço cultural Frans Krajcberg com exposição permanente de 114 esculturas do artista e ambientalista.

Jardins

Curitiba/PR

Tangua
UFPR
Ópera de Arame

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Insegurança: Mercado É Roubado Na Hora Do Almoço

Nova Esperança/PR  - Hoje (24) véspera de Natal, um Mercado localizado na Avenida Felipe Camarão foi mais uma vítima da falta de segurança enfrentada pela cidade. O mercado tradicional na cidade foi assaltado, dois vagabundos aparentemente de menores chegaram em uma moto e deram voz de assalto  e como sempre sem nenhuma preocupação por parte dos delinquentes e mais uma vez pergunto, cade a Policia? Não era para estarem mais ativos nesta época? Era! Mas não estão. Lamentável. Até quando isso, até quando esta falta de segurança? Talvez esteja na hora de comerciantes se unirem e voltarem nos tempos passados, juntarem uma grana e pagarem para homens fora da lei resolverem este problema, o duro é que se amanhecer bandido morto, a PM, Ministério Público vai enlouquecer, pois bandidos é proibido matar, pois em Nova Esperança parece que bandido tem mais liberdade ainda. 

Apertado Holanda Vence E Semi Finais Não Terá Zebras

Copa Do Mundo 2014 - Em uma partida protagonizada pelos goleiros, a Holanda conquistou a última vaga para as semifinais da Copa do Mundo. Depois de empatar por 0 a 0 com a Costa Rica nos 120 minutos de jogo, a Holanda conseguiu a classificação ao vencer a grande surpresa da Copa do Mundo por 4 a 3 nos pênaltis. Enquanto a bola estava rolando, o goleiro Navas se destacou com milagres e muita sorte. Três bolas da Holanda foram na trave. Já nas penalidades, a estrela foi o goleiro Krul. Ele entrou só para a disputa de pênaltis. O primeiro tempo da partida não fez jus a um jogo de quartas de final de Copa do Mundo. Com a Holanda tocando excessivamente a bola e a Costa Rica armando uma retranca gigantesca, o primeiro chute a gol só foi dado aos 20 minutos. O único destaque da primeira etapa foi Navas. Por quatro oportunidades, o arqueiro conseguiu defender chutes do ataque holandês. Entre os lances, uma saída providencial nos pés de Robben aos 21 minutos e uma defesa em cobrança de