Pular para o conteúdo principal

Governo do Paraná entrega novos tablets para professores este mês

Paraná - A Secretaria de Estado da Educação do Paraná entregará mais uma remessa de tablets para os professores da rede estadual, na primeira semana de novembro. Os equipamentos foram comprados com recursos do Plano de Ação Articulada do Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional (FNDE).
Desde 2013 até outubro deste ano foram entregues 54 mil tablets educacionais para os professores. Os equipamentos fazem parte do esforço do governo estadual para a inclusão digital e a modernização do sistema educacional no Paraná. 
Aproximadamente 55 mil professores no estado inteiro já receberam um tablet. O equipamento pode ser usado em sala de aula com os estudantes e em atividades extraclasse pelos professores, para fazer pesquisas, baixar vídeos educacionais, vídeos e livros. Cada aparelho é pessoal e fica com o professor, que pode levá-lo para onde quiser. 
No Colégio Estadual Dom João Bosco, em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba, os tablets ajudam os professores a preparar as aulas. A professora de língua portuguesa Elenira Aparecida Batista também usa o equipamento em sala de aula, junto com os estudantes. 
Elenira acha mais rápido e prático buscar informações no tablet do que levar todos os estudantes para o laboratório de informática. “Essa é uma ferramenta que ajuda bastante. Dias atrás eu estava trabalhando com literatura de cordel e os alunos não estavam entendendo. Baixei um vídeo e mostrei para eles. É um equipamento excelente para usar em sala de aula”, afirmou a professora. 
O professor de matemática Márcio Tasarz utiliza o tablet em casa para preparar as aulas. “Também uso para fazer pesquisas. É uma ferramenta excelente, posso baixar aplicativos ligados à área da matemática para tornar as aulas mais interessantes”, explicou. 
Fabricados no Brasil, os tablets serão coloridos, com telas de 7 e 10 polegadas, bateria com duração de 6 horas, peso abaixo de 700 gramas, tela multitoque, câmera e microfone para trabalho multimídia, saída de vídeo, conteúdos pré-instalados, entre outras características. 

CAPACITAÇÃO - Além da entrega dos tablets, ao longo do ano a Secretaria da Educação ofereceu cursos de Aprendizagem com Mobilidade para os professores. As aulas falavam sobre o uso de dispositivos móveis (tablets e smartphones) na Educação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Científica será equipada com novos aparelhos para solucionar crimes

Paraná - O governador Beto Richa autorizou duas licitações para aquisição de equipamentos com tecnologia de ponta para o trabalho da Polícia Científica do Paraná, que inclui Instituto Médico-Legal (IML) e Instituto de Criminalística. As duas instituições são responsáveis pelos laudos e exames periciais que contribuem na resolução de crimes.  Para suprir as necessidades do IML em Paranavaí, Paranaguá, Toledo, União da Vitória e Curitiba, serão comprados quatro aparelhos intensificadores de imagens e cinco mesas radiotransparentes.  “São aparelhos modernos que permitem, além de localizar projéteis, analisar melhor os orifícios de entrada e saída de disparos com arma de fogo, para confrontar com a arma ou com o projétil localizado em local de crime”, explica o diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Leon Grupenmacher. “Essa é uma informação que nos possibilita esclarecer muitos crimes”, complementa ele.  Para o Instituto de Criminalística, será adquirida uma ...

Paraná é o Estado do Sul que mais gerou empregos em microempresas

O Paraná gerou 47.235 empregos com carteira assinada de janeiro a agosto desse ano, em empresas com até quatro empregados, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados recentemente pelo Ministério do Trabalho. O resultado coloca o Estado em primeiro lugar do ranking da Região Sul e em terceiro lugar nacional, atrás apenas para São Paulo e Minas Gerais. No mesmo período de 2016, o Paraná havia ficado em quarto lugar no ranking nacional, com geração de 42.205 empregos com carteira assinada. O setor que mais contribuiu foi o de serviços, com 41,7%, seguido pelo comércio, responsável por 25% dos postos de trabalho. O município com melhor resultado foi Curitiba, com 19,8% dos empregos. Em seguida, aparecem Londrina e Maringá, responsáveis por 6,3% cada. EMPREENDEDORISMO - O diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes), ligado à Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral, Julio Suzuki Júnior, dis...

Beto baixa imposto. PT quer a volta da CPMF

Paraná - “As diferenças entre o governo do PT e o governo do Paraná ficaram ainda mais claras hoje”, disse o presidente do PSDB, deputado Ademar Traiano, ao comentar o anúncio do pacote de medidas anticrise, divulgado hoje pelo governador Beto Richa. “Enquanto o governo Dilma tenta ressuscitar a CPMF, o governo do Paraná anuncia a redução de impostos, criação de um fundo de combate à pobreza; apoio as pequenas empresas; mais crédito para o setor privado; a manutenção de incentivos fiscais as empresas e a antecipação do décimo-terceiro dos servidores,” enfatizou o presidente do PSDB. Traiano destacou nas medidas anunciadas a redução do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) que, a partir de agora, terá ônus menor para quem tem menos. “Muitas vezes a dor da perda de um ente querido é agravada por um problema financeiro criado por tributos decorrentes do legado. A partir de agora 55% dos contribuintes estarão isentos desse imposto e outros 40% terão redução. Apenas 5% (a...