Pular para o conteúdo principal

Google cria projeto para levar Internet a todos usando balão

Sabe quando você vai para uma localidade e ao chegar lá, descobre que ela não possui nenhuma tipo de acesso a Internet? Pois é, isso acontece com mais frequência do você pode imaginar, felizmente, oGoogle está desenvolvendo uma tecnologia que poderá ajudar a resolver esse problema. Conheça e entenda como funciona o projeto Loon.
Loon é o nome de um projeto criado pelo Google para prover soluções tecnológicas radicais, para ajudar a resolver grandes problemas do mundo, como fornecer acesso à internet a um custo razoável para os dois terços da população do planeta que atualmente, não possuem esse recurso. O projeto Loon começou em junho de 2013, como um piloto experimental na Nova Zelândia. Atualmente, ele é executado em diferentes países por meio de ações do Google em parcerias com algumas empresas.

A tecnologia
Para fornecer acesso à Internet, mesmo em locais onde isso não é possível ou não existe nenhuma opção de acesso. O Google desenvolveu e utiliza uma tecnologia experimental que usa balões flutuando na estratosfera.
Os balões usados pelo projeto são equipados com aparelhos que enviam sinais de acesso à Internet para o solo, em uma velocidade próxima ou até mesmo maior que a das redes 3G atuais. Para que tudo funcione sem incidentes, os balões ficam na estratosfera, em uma altitude duas vezes maior do que a utilizada pelos aviões comerciais e de locais onde podem ocorrer fenômenos meteorológicos.
Como existem várias camadas de ar na estratosfera, e cada uma delas possui suas variações de direção e velocidade. Os balões do projeto Loon são direcionados usando alguns algoritmos de software que determinam onde os balões precisam ir e depois, leva cada um deles para uma camada de vento que sopra na direção correta. Quando isso se movem com o vento, os balões podem ser posicionados de uma forma que cria uma grande rede de comunicação.

Projeto Loon pretende levar Internet via balão para todos (Foto: Divulgação/Google)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Insegurança: Mercado É Roubado Na Hora Do Almoço

Nova Esperança/PR  - Hoje (24) véspera de Natal, um Mercado localizado na Avenida Felipe Camarão foi mais uma vítima da falta de segurança enfrentada pela cidade. O mercado tradicional na cidade foi assaltado, dois vagabundos aparentemente de menores chegaram em uma moto e deram voz de assalto  e como sempre sem nenhuma preocupação por parte dos delinquentes e mais uma vez pergunto, cade a Policia? Não era para estarem mais ativos nesta época? Era! Mas não estão. Lamentável. Até quando isso, até quando esta falta de segurança? Talvez esteja na hora de comerciantes se unirem e voltarem nos tempos passados, juntarem uma grana e pagarem para homens fora da lei resolverem este problema, o duro é que se amanhecer bandido morto, a PM, Ministério Público vai enlouquecer, pois bandidos é proibido matar, pois em Nova Esperança parece que bandido tem mais liberdade ainda. 

Apertado Holanda Vence E Semi Finais Não Terá Zebras

Copa Do Mundo 2014 - Em uma partida protagonizada pelos goleiros, a Holanda conquistou a última vaga para as semifinais da Copa do Mundo. Depois de empatar por 0 a 0 com a Costa Rica nos 120 minutos de jogo, a Holanda conseguiu a classificação ao vencer a grande surpresa da Copa do Mundo por 4 a 3 nos pênaltis. Enquanto a bola estava rolando, o goleiro Navas se destacou com milagres e muita sorte. Três bolas da Holanda foram na trave. Já nas penalidades, a estrela foi o goleiro Krul. Ele entrou só para a disputa de pênaltis. O primeiro tempo da partida não fez jus a um jogo de quartas de final de Copa do Mundo. Com a Holanda tocando excessivamente a bola e a Costa Rica armando uma retranca gigantesca, o primeiro chute a gol só foi dado aos 20 minutos. O único destaque da primeira etapa foi Navas. Por quatro oportunidades, o arqueiro conseguiu defender chutes do ataque holandês. Entre os lances, uma saída providencial nos pés de Robben aos 21 minutos e uma defesa em cobrança de