Pular para o conteúdo principal

Google cria projeto para levar Internet a todos usando balão

Sabe quando você vai para uma localidade e ao chegar lá, descobre que ela não possui nenhuma tipo de acesso a Internet? Pois é, isso acontece com mais frequência do você pode imaginar, felizmente, oGoogle está desenvolvendo uma tecnologia que poderá ajudar a resolver esse problema. Conheça e entenda como funciona o projeto Loon.
Loon é o nome de um projeto criado pelo Google para prover soluções tecnológicas radicais, para ajudar a resolver grandes problemas do mundo, como fornecer acesso à internet a um custo razoável para os dois terços da população do planeta que atualmente, não possuem esse recurso. O projeto Loon começou em junho de 2013, como um piloto experimental na Nova Zelândia. Atualmente, ele é executado em diferentes países por meio de ações do Google em parcerias com algumas empresas.

A tecnologia
Para fornecer acesso à Internet, mesmo em locais onde isso não é possível ou não existe nenhuma opção de acesso. O Google desenvolveu e utiliza uma tecnologia experimental que usa balões flutuando na estratosfera.
Os balões usados pelo projeto são equipados com aparelhos que enviam sinais de acesso à Internet para o solo, em uma velocidade próxima ou até mesmo maior que a das redes 3G atuais. Para que tudo funcione sem incidentes, os balões ficam na estratosfera, em uma altitude duas vezes maior do que a utilizada pelos aviões comerciais e de locais onde podem ocorrer fenômenos meteorológicos.
Como existem várias camadas de ar na estratosfera, e cada uma delas possui suas variações de direção e velocidade. Os balões do projeto Loon são direcionados usando alguns algoritmos de software que determinam onde os balões precisam ir e depois, leva cada um deles para uma camada de vento que sopra na direção correta. Quando isso se movem com o vento, os balões podem ser posicionados de uma forma que cria uma grande rede de comunicação.

Projeto Loon pretende levar Internet via balão para todos (Foto: Divulgação/Google)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acidente entre carro e ônibus deixa uma pessoa morta e três feridas

O Diário Paraná - Uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas - uma em estado grave - em uma colisão entre um ônibus e um carro na noite de quinta-feira (17), por volta das 20 horas, na PR-218, no trecho entre Iguaraçu (a 31 quilômetros de Maringá) e Ângulo (a 36 quilômetros de Maringá). De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), duas vítimas estavam no Chevrolet Vectra, placas de Ângulo, que seguia em direção a Iguaraçu quando foi atingido transversalmente pelo ônibus, placas de Astorga, no Km 276+800 da rodovia. A passageira do Vectra, Hindiara Cristina Rojas Mazzaran, de 21 anos, morreu na hora. A motorista Francieli Medeiros Vidigal, de 20 anos, sofreu ferimentos graves, com risco à vida. Ela foi socorrida por equipes do Siate e Samu, e encaminhada ao Hospital Santa Rita, em Maringá. Na manhã desta sexta-feira (18) a paciente permanecia internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Duas passageiras do ônibus também ficaram feridas. Eloiza Brunheira da Si...

Nova York faz apreensão recorde de armas

EUA - As autoridades de Nova York anunciaram nesta segunda-feira uma apreensão recorde de armas de fogo na cidade, com a descoberta de 250 unidades de armamento, de diversos modelos. A apreensão foi resultado de um longo trabalho de agentes da polícia disfarçados e de membros da promotoria de Nova York, e permitiu que "254 armas de fogo fossem retiradas das ruas da cidade, além do indiciamento de 19 indivíduos por tráfico de armas" procedentes das Carolinas do Sul e do Norte. "Trata-se da maior descoberta de armas ilegais da história da cidade" e entre o material apreendido estão fuzis de assalto de alta capacidade e outras armas automáticas, longas e curtas. "Nova York é a grande cidade mais segura do país, mas ano após ano as armas ilegais chegam aqui a partir de Estados que não têm as mesmas leis para manter as armas longe das mãos dos criminosos", destacou o prefeito Michael Bloomberg. Segundo a prefeitura, o percentual de armas procedentes de outros ...

# Lugares Estranhos - Floresta Aokigahara , Japão

Mais de 500 pessoas já se suicidaram lá. O problema é tanto que o pessoal colocoram   placas com mensagens de incentivo pra galera, do tipo: pense melhor, pense na sua família, nos seus amigos e coisas do tipo… A Floresta tem um clima tão pesado que os japoneses proíbem suas crianças de passarem por perto. Casos de desaparecimentos são comuns naquela região e são raros aqueles que são solucionados. Melhor não arriscar e ficar longe desse agradável com a natureza.