Pular para o conteúdo principal

Unespar assina acordo com Memorial da América Latina

Cooperação - Acordo de cooperação assinado entre a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e a Fundação Memorial da América Latina possibilitará a realização de projetos de pesquisa conjuntos, apoio ao fomento e à divulgação científica e, ainda, o intercâmbio cultural e artístico entre as instituições. 
A oficialização da parceria foi firmada nesta semana, em São Paulo, pelo presidente do Memorial, João Batista de Andrade e o reitor da universidade, professor Antonio Carlos Aleixo, e endossada pela diretora do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (Cbeal), Marília Franco. “Acredito que a cooperação entre as instituições fortalecerá as ações que promovem o desenvolvimento dos processos de integração da América Latina”, disse o reitor.
Como um primeiro fruto do acordo recém-assinado com a Unespar, já se pensa em organizar um grupo de pós-graduandos da universidade para participar do programa Cátedra Unesco Memorial da América Latina, em São Paulo. O programa tem o aval da Unesco, que oferece pelo menos um curso de extensão universitária em nível de pós-graduação por ano.
De acordo com o presidente do Memorial, através de acordos como o assinado com a universidade, pesquisadores brasileiros e latino-americanos podem apresentar seus trabalhos em diferentes centros.
No primeiro semestre, por exemplo, a Cátedra discutiu o tema juventude e comunicação. Foram dez aulas de quatro horas cada, das quais participaram professores de universidades do México, Colômbia, Uruguai e do Brasil. A próxima Cátedra Unesco discutirá o deslocamento na vida contemporânea.
Aproveitando a cooperação, o reitor da Unespar convidou o presidente do Memorial para ministrar uma palestra na cidade sede da universidade, em Paranavaí. A proposta é que ele aborde questões do Memorial da América Latina e fala também sobre sua trajetória pessoal. “Queremos que trate sobre sua própria vida, um exemplo para todos nós, porque conseguiu fazer arte resistindo à ditadura”, comentou Aleixo, referindo-se à carreira de Andrade de cineasta, escritor, militante político e gestor cultural. O evento será na esteira de uma exposição de cartuns sobre Oscar Niemeyer, mostra organizada pelo Memorial logo após a morte do arquiteto e que agora chegará ao Paraná.

PARCERIA – A Unespar é uma das mais novas universidades do Brasil, credenciada em dezembro de 2013. Constituída por sete câmpus, dois deles em Curitiba (Faculdade de Artes e a Escola de Música e Belas Artes), a Unespar possui 68 cursos de graduação e cerca de 12 mil alunos. Os câmpus instalados em cidades médias do interior têm como público, em sua maioria, alunos de escolas públicas. “Essas características fazem da Unespar uma universidade popular”, detalha Aleixo.
O reitor destaca que um dos objetivos é a internacionalização por meio da América Latina. “Por isso o nosso interesse em firmar um convênio com o Memorial. Quem sabe não teremos o espanhol como segunda língua da universidade daqui a algum tempo”.

MEMORIAL – O Memorial da América Latina é uma fundação paulista de caráter público que possui no Conselho Curador os reitores das universidades estaduais de São Paulo (USP), de Campinas (Unicamp) e Estadual Paulista (Unesp), o que possibilita várias atividades conjuntas. Para João Batista, o Memorial “pode ajudar a unir esforços de todos na direção da América Latina”. 
A professora Marília Franco mencionou outra ferramenta que proporcionará integração entre os pesquisadores da Unespar. Trata-se de uma revista acadêmica eletrônica que está em processo de lançamento. “Ela publicará o núcleo do curso oferecido pela Cátedra Unesco Memorial e outros artigos devidamente referenciados por pareceristas credenciados”, comentou.
A comitiva da Unespar encerrou a agenda com uma visita ao conjunto arquitetônico do Memorial. Também participaram o pró-reitor de Ensino de Graduação (Prograd) da Unespar, professor Mário Cândido Athayde Júnior; a diretora de Programa e Projetos da Prograd, professora Edinéia Fátima Navarro Chilante; e a assessora de Relações Internacionais, professora Gisele Onuki.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Apertado Holanda Vence E Semi Finais Não Terá Zebras

Copa Do Mundo 2014 - Em uma partida protagonizada pelos goleiros, a Holanda conquistou a última vaga para as semifinais da Copa do Mundo. Depois de empatar por 0 a 0 com a Costa Rica nos 120 minutos de jogo, a Holanda conseguiu a classificação ao vencer a grande surpresa da Copa do Mundo por 4 a 3 nos pênaltis. Enquanto a bola estava rolando, o goleiro Navas se destacou com milagres e muita sorte. Três bolas da Holanda foram na trave. Já nas penalidades, a estrela foi o goleiro Krul. Ele entrou só para a disputa de pênaltis. O primeiro tempo da partida não fez jus a um jogo de quartas de final de Copa do Mundo. Com a Holanda tocando excessivamente a bola e a Costa Rica armando uma retranca gigantesca, o primeiro chute a gol só foi dado aos 20 minutos. O único destaque da primeira etapa foi Navas. Por quatro oportunidades, o arqueiro conseguiu defender chutes do ataque holandês. Entre os lances, uma saída providencial nos pés de Robben aos 21 minutos e uma defesa em cobrança de

Homem Morre Em Acidente Em Nova Esperança/PR

Nova Esperança/PR - Um acidente hoje (21) por volta das 06:30 da manhã matou um homem de 40 anos e deixou um menino de 6 anos ferido. O acidente foi no trevo entre a BR-376 e a Rodovia Deputado Branco Neves, o caminhão Ford Cargo 815 com placa de Uberlândia/MG colidiu com o VW Gol com placa de Angulo/PR. Uma garota de 6 anos teve ferimentos graves, mas sem riso a vida, foi encaminhado ao Hospital Santa Casa em Maringá/PR; já Cleiton Silva Piroleto de 35 anos morreu no local, o motorista do caminhão não sofreu ferimentos. A Policia Civil de Nova Esperança ouviu o motorista do caminhão e investiga o acidente.