Pular para o conteúdo principal

Unespar assina acordo com Memorial da América Latina

Cooperação - Acordo de cooperação assinado entre a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e a Fundação Memorial da América Latina possibilitará a realização de projetos de pesquisa conjuntos, apoio ao fomento e à divulgação científica e, ainda, o intercâmbio cultural e artístico entre as instituições. 
A oficialização da parceria foi firmada nesta semana, em São Paulo, pelo presidente do Memorial, João Batista de Andrade e o reitor da universidade, professor Antonio Carlos Aleixo, e endossada pela diretora do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (Cbeal), Marília Franco. “Acredito que a cooperação entre as instituições fortalecerá as ações que promovem o desenvolvimento dos processos de integração da América Latina”, disse o reitor.
Como um primeiro fruto do acordo recém-assinado com a Unespar, já se pensa em organizar um grupo de pós-graduandos da universidade para participar do programa Cátedra Unesco Memorial da América Latina, em São Paulo. O programa tem o aval da Unesco, que oferece pelo menos um curso de extensão universitária em nível de pós-graduação por ano.
De acordo com o presidente do Memorial, através de acordos como o assinado com a universidade, pesquisadores brasileiros e latino-americanos podem apresentar seus trabalhos em diferentes centros.
No primeiro semestre, por exemplo, a Cátedra discutiu o tema juventude e comunicação. Foram dez aulas de quatro horas cada, das quais participaram professores de universidades do México, Colômbia, Uruguai e do Brasil. A próxima Cátedra Unesco discutirá o deslocamento na vida contemporânea.
Aproveitando a cooperação, o reitor da Unespar convidou o presidente do Memorial para ministrar uma palestra na cidade sede da universidade, em Paranavaí. A proposta é que ele aborde questões do Memorial da América Latina e fala também sobre sua trajetória pessoal. “Queremos que trate sobre sua própria vida, um exemplo para todos nós, porque conseguiu fazer arte resistindo à ditadura”, comentou Aleixo, referindo-se à carreira de Andrade de cineasta, escritor, militante político e gestor cultural. O evento será na esteira de uma exposição de cartuns sobre Oscar Niemeyer, mostra organizada pelo Memorial logo após a morte do arquiteto e que agora chegará ao Paraná.

PARCERIA – A Unespar é uma das mais novas universidades do Brasil, credenciada em dezembro de 2013. Constituída por sete câmpus, dois deles em Curitiba (Faculdade de Artes e a Escola de Música e Belas Artes), a Unespar possui 68 cursos de graduação e cerca de 12 mil alunos. Os câmpus instalados em cidades médias do interior têm como público, em sua maioria, alunos de escolas públicas. “Essas características fazem da Unespar uma universidade popular”, detalha Aleixo.
O reitor destaca que um dos objetivos é a internacionalização por meio da América Latina. “Por isso o nosso interesse em firmar um convênio com o Memorial. Quem sabe não teremos o espanhol como segunda língua da universidade daqui a algum tempo”.

MEMORIAL – O Memorial da América Latina é uma fundação paulista de caráter público que possui no Conselho Curador os reitores das universidades estaduais de São Paulo (USP), de Campinas (Unicamp) e Estadual Paulista (Unesp), o que possibilita várias atividades conjuntas. Para João Batista, o Memorial “pode ajudar a unir esforços de todos na direção da América Latina”. 
A professora Marília Franco mencionou outra ferramenta que proporcionará integração entre os pesquisadores da Unespar. Trata-se de uma revista acadêmica eletrônica que está em processo de lançamento. “Ela publicará o núcleo do curso oferecido pela Cátedra Unesco Memorial e outros artigos devidamente referenciados por pareceristas credenciados”, comentou.
A comitiva da Unespar encerrou a agenda com uma visita ao conjunto arquitetônico do Memorial. Também participaram o pró-reitor de Ensino de Graduação (Prograd) da Unespar, professor Mário Cândido Athayde Júnior; a diretora de Programa e Projetos da Prograd, professora Edinéia Fátima Navarro Chilante; e a assessora de Relações Internacionais, professora Gisele Onuki.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acidente entre carro e ônibus deixa uma pessoa morta e três feridas

O Diário Paraná - Uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas - uma em estado grave - em uma colisão entre um ônibus e um carro na noite de quinta-feira (17), por volta das 20 horas, na PR-218, no trecho entre Iguaraçu (a 31 quilômetros de Maringá) e Ângulo (a 36 quilômetros de Maringá). De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), duas vítimas estavam no Chevrolet Vectra, placas de Ângulo, que seguia em direção a Iguaraçu quando foi atingido transversalmente pelo ônibus, placas de Astorga, no Km 276+800 da rodovia. A passageira do Vectra, Hindiara Cristina Rojas Mazzaran, de 21 anos, morreu na hora. A motorista Francieli Medeiros Vidigal, de 20 anos, sofreu ferimentos graves, com risco à vida. Ela foi socorrida por equipes do Siate e Samu, e encaminhada ao Hospital Santa Rita, em Maringá. Na manhã desta sexta-feira (18) a paciente permanecia internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Duas passageiras do ônibus também ficaram feridas. Eloiza Brunheira da Si...

Nova York faz apreensão recorde de armas

EUA - As autoridades de Nova York anunciaram nesta segunda-feira uma apreensão recorde de armas de fogo na cidade, com a descoberta de 250 unidades de armamento, de diversos modelos. A apreensão foi resultado de um longo trabalho de agentes da polícia disfarçados e de membros da promotoria de Nova York, e permitiu que "254 armas de fogo fossem retiradas das ruas da cidade, além do indiciamento de 19 indivíduos por tráfico de armas" procedentes das Carolinas do Sul e do Norte. "Trata-se da maior descoberta de armas ilegais da história da cidade" e entre o material apreendido estão fuzis de assalto de alta capacidade e outras armas automáticas, longas e curtas. "Nova York é a grande cidade mais segura do país, mas ano após ano as armas ilegais chegam aqui a partir de Estados que não têm as mesmas leis para manter as armas longe das mãos dos criminosos", destacou o prefeito Michael Bloomberg. Segundo a prefeitura, o percentual de armas procedentes de outros ...

# Lugares Estranhos - Floresta Aokigahara , Japão

Mais de 500 pessoas já se suicidaram lá. O problema é tanto que o pessoal colocoram   placas com mensagens de incentivo pra galera, do tipo: pense melhor, pense na sua família, nos seus amigos e coisas do tipo… A Floresta tem um clima tão pesado que os japoneses proíbem suas crianças de passarem por perto. Casos de desaparecimentos são comuns naquela região e são raros aqueles que são solucionados. Melhor não arriscar e ficar longe desse agradável com a natureza.