Pular para o conteúdo principal

Governo Lança Campanha Para Enfrentar Violência Contra Crianças E Adolescentes

Paraná - O governador em exercício Flávio Arns e a secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, apresentam nesta segunda-feira (20/05), a campanha Viva a Infância, criada em conjunto com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), para estimular a sociedade a enfrentar as situações de violência contra crianças e adolescentes.A primeira ação da campanha aconteceu no último sábado, quando o “Homem Nu” da Praça de 19 de Dezembro, no centro de Curitiba, amanheceu vestido com uma camiseta gigante, com a mensagem Viva a Infância. A estátua de oito metros de altura é um dos mais conhecidos monumentos da capital.
Todas as iniciativas da campanha serão apresentadas durante ato marcado para o Palácio Iguaçu, a partir das 10 horas. Será assinado protocolo de intenções com instituições dos setores e bares e hotéis. 
As atividades e campanha atingirão todo o Paraná e tem como objetivo fortalecer as redes de proteção e, principalmente, chamar a atenção da sociedade sobre as situações de violência que podem acontecer e de como é possível combatê-las. Os recursos para a realização da campanha é do Fundo Estadual da Infância e da Adolescência (FIA).
Segundo a secretária Fernanda Richa, a ideia é ter uma campanha que gere o engajamento de toda sociedade e ganhe o apoio popular. “É necessário desconstruir padrões e mostrar que a violência contra a criança e o adolescente não é normal e nem pode ser tolerada. Por isso, ela tem a função de alertar sobre o problema, gerar reflexão, indicar caminhos e incentivar a denuncia”, explica.
A campanha será realizada em duas fases, durante sete meses, e mobilizará toda a rede de proteção da Criança e do Adolescente no Paraná. Na primeira parte, o adulto é colocado no lugar da criança para mostrar o tamanho da covardia que é a violência contra elas. Já na segunda fase, recorrendo a uma linguagem mais alegre, o foco é mostrar a importância de crianças e adolescentes crescerem em um ambiente seguro.
Ação realizada na Praça de 19 de Dezembro, que incluiu um cenário montado ao redor - um banco, um chinelo e um cinto em escala gigante -, mostra a proporção que uma criança tem frente a um adulto. A ideia é criar uma atmosfera em que todos fiquem pequenos e indefesos - como uma criança - frente a uma agressão.
NÚMEROS – Segundo dados da Secretaria da Saúde, de 2009 até o início de maio de 2013 foram registrados no Paraná cerca 21,5 mil notificações de violências. Deste total 49% são de violências contra crianças e adolescentes.
A análise mostrou que o tipo de violência mais característico em crianças e adolescentes é a negligência ou o abandono - tanto em meninos quanto em meninas – chegando a 48% do total dos casos notificados no último ano. A violência sexual ocupa a segunda colocação, principalmente contra meninas. Na terceira colocação está a violência física, cuja maior incidência é contra os meninos.
No último ano o número de notificações de violências contra crianças e adolescentes cresceu significativamente. O aumento, no entanto, não está relacionado ao aumento da violência, mas sim a uma sensibilização maior dos profissionais do setor saúde em relação ao tema. Em 2010 foram 48,6 %- 1,6 mil casos registrados -, em 2011 o número baixou para 43,2% - 2,3 mil notificações - e em 2012 o índice ficou em 56,1% - aproximadamente 7,2 mil ocorrências-. 

Outras informações: www.vivaainfância.com.br


Dados da Secretaria de Saúde:
Notificações de todas as formas de violência:
2010 - 3. 192 notificações (29% - crianças [0 a 11 anos] e 19,6% - adolescentes [12 a 17 anos])
2011 – 5.515 notificações (21,2% crianças e 22% adolescentes)
2012 - 12.860 notificações (56,12% crianças e adolescentes, sendo que 30,2% contra crianças e 22% adolescentes)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Criança pula de prédio para escapar de incêndio em Londrina

Londrina/PR - Uma menina de dez anos ficou ferida depois de pular de um apartamento localizado no segundo andar de um prédio de condomínio da rua Pedro Marcos Prado, no bairro Lima Azevedo, em Londrina.  A criança teria pulado do prédio para fugir de um incêndio. Apesar da queda, a garota sofreu apenas contusão em um dos joelhos.  Os pais da menina permaneceram no apartamento para apagar as chamas, que teriam se iniciado na cozinha do imóvel.  O casal inalou bastante fumaça. O homem, de 34 anos, e a mulher, de 39, apresentaram dificuldades respiratórias e vermelhidão em garganta e olhos.  A criança e a mulher foram atendidas pelo Siate e levadas para o Hospital do Coração de Londrina. O homem também foi atendido pelos socorristas, mas recusou encaminhamento hospitalar. Bonde News

Homem Morre Em Acidente Em Nova Esperança/PR

Nova Esperança/PR - Um acidente hoje (21) por volta das 06:30 da manhã matou um homem de 40 anos e deixou um menino de 6 anos ferido. O acidente foi no trevo entre a BR-376 e a Rodovia Deputado Branco Neves, o caminhão Ford Cargo 815 com placa de Uberlândia/MG colidiu com o VW Gol com placa de Angulo/PR. Uma garota de 6 anos teve ferimentos graves, mas sem riso a vida, foi encaminhado ao Hospital Santa Casa em Maringá/PR; já Cleiton Silva Piroleto de 35 anos morreu no local, o motorista do caminhão não sofreu ferimentos. A Policia Civil de Nova Esperança ouviu o motorista do caminhão e investiga o acidente.