Paraná - O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, anunciou nesta quinta-feira (16) que 32 hospitais das regiões Norte e Noroeste do Estado poderão receber R$ 65 milhões por ano. Os recursos fazem parte do componente hospitalar do SUS, destinado a hospitais que integram a Rede Paraná Urgência. Em Curitiba e região metropolitana, 15 hospitais já recebem recursos dessa modalidade. O Governo do Estado encaminhou o projeto de habilitação das regiões Norte e Noroeste ao Ministério da Saúde, que já assegurou a inclusão, mas ainda não definiu o valor total dos repasses e nem o número de hospitais beneficiados.
Segundo o secretário, os 32 hospitais que constam na proposta estadual têm leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e dão suporte a 212 municípios. “Essas unidades são referência para suas regiões e formam a retaguarda de atendimento a casos de urgência e emergência para uma população aproximada de 3,6 milhões de pessoas”, explicou.
PARANÁ URGÊNCIA – O Governo do Estado lançou no mês passado, a Rede Paraná Urgência, que organiza todo o sistema de atendimento a pacientes em situações agudas, como em casos de infarto, AVC e traumas em acidentes. Para este ano, o governo estadual prevê investir R$ 211 milhões no fortalecimento da rede. De acordo com diretor de Políticas de Urgência e Emergência do Paraná, Vinícius Filipak, o objetivo é garantir atendimento de qualidade mais próximo das casas das pessoas. “Investindo na qualificação e organização do atendimento, melhoramos o tempo de resposta e tornamos os serviços mais resolutivos. Isso pode salvar vidas e diminuir o tempo de internação dos pacientes”, destacou Filipak.
Apesar de recém-lançada, o processo de implantação da rede começou em 2011 pelo Governo do Estado. Uma das ações foi a estruturação do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) de forma regionalizada. Até agora, são nove regiões de saúde atendidas pelo Samu, estendendo o serviço a 64,86% da população paranaense. Até 2014, o serviço estará disponível em todas as regiões do Estado.
Outra ação que precedeu a Rede Paraná Urgência foi a implantação do HospSUS, que investe na qualificação de hospitais públicos e filantrópicos do Paraná. O programa é direcionado àquelas unidades com capacidade de atender a demanda de urgência e emergência e materno-infantil.
O Governo do Estado destinou ainda 132 ambulâncias para melhorar o transporte sanitário nos municípios. 60 outras ambulâncias estão sendo compradas para fortalecer o Sistema de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) em todo o Estado – 20 desses veículos já foram entregues.
Segundo o secretário, os 32 hospitais que constam na proposta estadual têm leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e dão suporte a 212 municípios. “Essas unidades são referência para suas regiões e formam a retaguarda de atendimento a casos de urgência e emergência para uma população aproximada de 3,6 milhões de pessoas”, explicou.
PARANÁ URGÊNCIA – O Governo do Estado lançou no mês passado, a Rede Paraná Urgência, que organiza todo o sistema de atendimento a pacientes em situações agudas, como em casos de infarto, AVC e traumas em acidentes. Para este ano, o governo estadual prevê investir R$ 211 milhões no fortalecimento da rede. De acordo com diretor de Políticas de Urgência e Emergência do Paraná, Vinícius Filipak, o objetivo é garantir atendimento de qualidade mais próximo das casas das pessoas. “Investindo na qualificação e organização do atendimento, melhoramos o tempo de resposta e tornamos os serviços mais resolutivos. Isso pode salvar vidas e diminuir o tempo de internação dos pacientes”, destacou Filipak.
Apesar de recém-lançada, o processo de implantação da rede começou em 2011 pelo Governo do Estado. Uma das ações foi a estruturação do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) de forma regionalizada. Até agora, são nove regiões de saúde atendidas pelo Samu, estendendo o serviço a 64,86% da população paranaense. Até 2014, o serviço estará disponível em todas as regiões do Estado.
Outra ação que precedeu a Rede Paraná Urgência foi a implantação do HospSUS, que investe na qualificação de hospitais públicos e filantrópicos do Paraná. O programa é direcionado àquelas unidades com capacidade de atender a demanda de urgência e emergência e materno-infantil.
O Governo do Estado destinou ainda 132 ambulâncias para melhorar o transporte sanitário nos municípios. 60 outras ambulâncias estão sendo compradas para fortalecer o Sistema de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) em todo o Estado – 20 desses veículos já foram entregues.
Comentários
Postar um comentário