Pular para o conteúdo principal

Governo municipalista rende homenagem a Beto Richa

Paraná - O governador Beto Richa recebeu nesta quinta-feira (13) da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), o título de “Benfeitor do Oeste”. Na solenidade, ao lado do presidente da Amop, José Carlos Mariussi, que é prefeito de Tupãssi; do prefeito de Cascavel, Edgar Bueno, e de prefeitos dos 52 municípios associados à entidade, Richa reforçou a sua postura de governar sem distinções partidárias, em função das demandas da população, apresentadas pelos 399 municípios do Estado.
“Esta é uma forma democrática de administrar, com diálogo e respeito, sem cunho e preferências político-partidárias”, afirmou. “Me sinto honrado com esta homenagem da Amop, um reconhecimento ao esforço do governo para melhorar esta região e também um reconhecimento à boa parceria que temos com os prefeitos”, afirmou Richa.
O presidente da Amop disse que a homenagem a Richa foi uma decisão dos 52 prefeitos, de diversos partidos políticos. “É um reconhecimento justo, porque trata todos os prefeitos com igualdade. Na saúde, por exemplo, os consórcios municipais estão bem melhores. Temos mais unidades básicas de saúde, novos leitos de UTI na região. Não tem um município na região que não tenha uma escola reformada”, afirmou Mariussi.
O prefeito de Nova Aurora, José de Paula e Souza afirmou que Beto Richa faz um governo municipalista, que valoriza o interior. “Ele tem reconhecido a importância da nossa região, que é muito rica e banca boa parte do que se gera do Paraná e Brasil, trazendo investimentos para nossas cidades”, disse ele.
“Houve uma mudança muito grande no tratamento. Percebemos a boa vontade da equipe do governo em ajudar os municípios na elaboração de projetos e enviar recursos”, afirmou o prefeito de Guaraniaçu, Ronaldo Cazella.

DESIGUAL - O governador falou sobre as dificuldades do Estado, que não recebe do Governo Federal o mesmo tratamento. “Infelizmente, mesmo sendo o quinto contribuinte em receitas para a União e de ser apenas o 23º para recebê-las, ainda enfrentamos contratempos ou sérios embaraços criados para que possamos ter os recursos e promover ainda em maior intensidade o desenvolvimento socioeconômico do Paraná. Todos os paranaenses são seriamente prejudicados por esta política obscura e mesquinha”, disse Richa.
Ele lembrou que desde janeiro de 2011 foram encaminhados ao governo federal 526 projetos, entre financiamentos, parcerias e convênios. No total, foram solicitados recursos na ordem de R$ 13,4 bilhões. “Foram autorizados até agora e não repassados R$ 4,5 bilhões. Foram repassados, R$ 1,8 bilhão. “Somos o único Estado do país que não recebeu recursos do Proinveste, apesar de haver uma liminar do Supremo Tribunal Federal para que houvesse esta liberação”, afirmou.
Outro exemplo citado pelo governador foi o do novo terminal no Aeroporto de Cascavel, que dobrará a capacidade de passageiros de 200 mil para 400 mil por ano. Ele lembrou que foi assinado um convênio entre os governos federal, estadual e municipal. O Estado fez a sua parte, de custear 30% da obra, que custará R$ 5 milhões. “Cumprimos o que foi acertado. A obra foi licitada, a empresa vencedora está contratada desde fevereiro passado e aguardamos apenas a autorização do órgão federal para dar início às obras e proporcionar maior conforto e capacidade de movimentação no aeroporto”, disse Richa.
Governador Beto Richa recebe homenagem da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP).Cascavel, 13/03/2014.Foto: Jonas Oliveira/ANPr

DESEMPENHO – Apesar das dificuldades, disse o governador, o Paraná cresce e apresenta um dos melhores desempenhos econômicos do País. Em 2013, o PIB estadual cresceu de 5%, mais que o dobro do Brasil. “Um dos responsáveis pelo nosso crescimento é o setor agrícola. Por isto, é essencial nesta região toda a assistência e apoio ao produtor rural. Estamos investindo R$ 179 milhões na manutenção e conservação de 1,1 mil quilômetros em rodovias na região Oeste. Além disso, estão sendo feitas obras de pavimentação poliédrica, assim como o atendimento pelo programa “Patrulhas do Campo” a dezenas de municípios da região, para facilitar o escoamento da produção agrícola”, citou.
O governador falou sobre a expansão industrial, apoiada pelo programa Paraná Competitivo, que atraiu cerca de R$ 30 bilhões em investimentos no setor, com a geração de 150 mil empregos diretos. De janeiro de 2011 a janeiro deste ano, foram criados 315.462 empregos com carteira assinada, posicionando o Estado como primeiro da região Sul e entre os maiores geradores de emprego no país. “Há um forte componente de interiorização nesta geração de empregos: 93,6% dos novos postos de trabalho estão no interior, segundo confirma a pesquisa do Ministério do Trabalho”, disse Richa.
Entre os avanços em áreas essenciais, ele destacou a segurança pública. “Os índices de criminalidade que nos assustavam no Paraná foram sensivelmente reduzidos em todo o Estado. Vamos contratar 10 mil policiais e 3.120 deles já estão nas ruas. Compramos 1.220 viaturas novas, 90 delas vieram para a região Oeste”, citou. O índice de homicídios dolosos vem sendo reduzido ano a ano e as principais cidades do Paraná tiveram queda acentuada no número de assassinatos em 2013. Nos municípios na faixa de fronteira, como Cascavel e Foz do Iguaçu a queda foi de, respectivamente, 25,7% e 29,4%.

OESTE – No discurso, o governador enfatizou a presença do governo estadual na região Oeste. Ele destacou a duplicação da BR-277. Já está pronto o trecho entre Medianeira e Matelândia e, em breve, chegará até Cascavel. “O estado dospinbiliza recursos para investimento em infraestrutura urbana, apoia a agricultura com programas de repasse de calcário para pequenos produtores, construção de casas no campo, repasse de Patrulhas do Campo para adequação de estradas rurais”, citou o governador.
A região Oeste conta desde o dia 22 de janeiro com um helicóptero exclusivamente para transportar pessoas em situação de urgência e emergência. A aeronave opera com o Samu Oeste, em Cascavel, e atende um raio de 250 quilômetros em operações diurnas. “O serviço aeromédico salva vidas. Em todo o Estado, nos últimos três anos, mais de 400 vidas foram salvas”, disse o governador. Já foram iniciadas a construção da ala de queimados e da ala materno-infantil no Hospital Universitário do Oeste do Paraná. A Sanepar investiu nos sistemas de água e esgoto R$ 74 milhões em 2012 e R$ 113 milhões em 2013. Neste ano, só em Cascavel são R$ 144 milhões para a ampliação desses sistemas. A Copel está investindo R$ 102 milhões em obras importantes para melhorar a qualidade no fornecimento de energia elétrica na região. São exemplos a ampliação da Subestação Cascavel Oeste, que demandou investimentos de R$ 28 milhões, beneficiando não só a cidade, mas a vasta região, que inclui o Sudoeste e o Oeste do Paraná.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pessoas Carentes

"Quando alguém carente se aproxima  das pessoas, essa aproximação quase  nunca é descompromissada ou relaxada.  Existe sempre uma certa tensão" Carência é esse sentimento incômodo que muitas pessoas carregam, percebida por elas como um tipo de buraco, uma fome constante que chega a doer. Às vezes é fome de afeto, de amor... mas também pode aparecer como fome de atenção, como o desejo de estar sempre no palco das relações, sendo valorizado, cuidado, tratado de forma especial. A carência de uma pessoa pode ser por vários motivos: uma pessoa sem família (pode não ter familiares por perto), sem um amor (não consegue achar sua alma gêmea), sem amigos (não consegue fazer amizades, é excluído...). E essa carência é triste, pois a pessoa vive isolada, e cria um mundo que não existe. A maioria ' pira ', pois criam um mundo imaginário e se isolam cada vez mais das outras pessoas. Tem pessoas carentes que ficam tão ' pirados'  em suas im...

Dor De Cotovelo

Dor de cotovelo: é uma expressão coloquial, que significa que uma pessoa está com saudade de alguém, que está com inveja de algo ou outra pessoa. Quem tem essa dor diz ser uma dor muito insuportável, quase impossível de aguentar. Em Nova Esperança há muitas pessoas com essa dor, pois seus candidatos perderam, e ficam, já colocando defeito antes mesmo da nova administração assumir. E ficam mais com dor ainda, quando eles veem nas ruas buracos, sujeiras e salários de funcionário públicos atrasados e veem que todos fornecedores que deixaram a cidade por falta credibilidade da prefeitura, voltarem.  E é engraçado ver esse pobres coitados com dor de cotovelo, choram, reclamam, gemem, mas fazer o que né?  E essa dor de cotovelo, atingi o cérebro da maioria que torcem para uma má administração de Gerson e Fabio, e essa dor deixa essas pessoas burras, porque elas esquecem que vivem em nossa cidade. Você torcer para um candidato, ficar com...

Brasil - Desperdícios De Alimentos

O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, produz +- 25,7% a mais do que necessita para alimentar sua população. E desta riqueza, a grande parte é desperdiçada. Segundo pesquisas, 26,3 milhões de alimentos por ano tem o lixo como destino . Diariamente, desperdiçamos 39 toneladas de alimentos por dia, quantidade suficiente para alimentar 19 milhões de brasileiros, com as três refeições básicas: café da manhã, almoço e janta.  De acordo com o caderno temático “A nutrição e o consumo consciente” do Instituto Akatu (2003), aproximadamente 64% do que se planta no Brasil é perdido ao longo da cadeia produtiva: 20% na colheita; 8% no transporte e armazenamento; 15% na indústria de processamento; 1% no varejo; 20% no processamento culinário e hábitos alimentares. Segundo Instituto Akatu, 2004: Os números supracitados fazem do Brasil um dos campeões mundiais de desperdício. Analisando estes dados de uma forma mais simples, isso significa que uma casa brasi...