Pular para o conteúdo principal

Pesquisa Aponta Que Humanos Estão Ficando Mais Burros

Um estudo publicado no Trends in Genetics sugeriu algo que compromete o futuro dos próprios estudos: os humanos estão perdendo, lenta e certamente, suas capacidades intelectuais e emocionais.
Ainda, de acordo com Gerald Crabtree, da Universidade de Stanford, o pico de inteligência da nossa espécie se deu há dois mil anos, e desde então estamos decaindo, graças a mutações genéticas. O argumento de Gerald é discutível, ainda que ele possa estar certo.
Primeiro, vamos analisar mais cuidadosamente o estudo:

Em 5013…
Segundo Gerald, a inteligência humana resulta de milhares de genes que surgiram durante nossa evolução. De fato, a nossa inteligência, geneticamente falando, chegou à sua atual configuração em algum momento da era paleolítica, ou seja, há cerca de seis mil anos.
A inteligência, na época, era essencial para a sobrevivência, pois os menos dotados de intelecto tinham menos chances de passar seus genes. Mas agora, segundo Gerald, a vida é fácil e não é mais necessário ser esperto para sobreviver e procriar. Como resultado, não estamos reforçando a integridade genética da nossa inteligência por meio de processos de seleção. E isso está levando os nossos cérebros a “murcharem”, o que, segundo Gerald, nos levaria a uma suscetibilidade muito grande a mutações que nos levariam a deficiências intelectuais.
Falando mais especificamente, Gerald calculou que entre 2000 e 5000 genes que compõem o código da nossa inteligência começarão a se degradar consideravelmente em 3000 anos – ou daqui a cerca de 120 gerações. Nesse ponto, já haverá duas ou mais mutações que comprometerão a nossa estabilidade intelectual ou emocional.

Pressões ‘selecionais’ ainda farão efeito
Agora, vamos ao problema do prognóstico de Gerald: ele está preso em um quadro normativo. A análise dele não considera tendências atuais e futuras, sejam elas sexuais, sociais ou tecnológicas.
Um exemplo é a seleção sexual, um fato importante e contínuo, porém subestimado por Gerald, mesmo tendo um impacto quase certo na nossa constituição genética atual. Em seu estudo, Gerald escreve que executivos de Wall Street só precisam se preocupar com bônus substanciais para atrair uma parceira. “Claramente vemos que seleção extrema é algo do passado”, diz ele.
Contudo, Gerald se esqueceu da importância da inteligência no processo de atração de um(a) parceiro(a) na sociedade moderna. Um executivo de Wall Street não estaria onde está sem um bom nível de inteligência, e a mesma lógica se aplica a qualquer um com empregos modernos e complexos. E sem a habilidade para sobreviver nos ambientes altamente competitivos de hoje, é improvável que qualquer um fosse capaz de atrair um parceiro.
O que nos leva a concluir que, infelizmente, dificilmente um homem ou mulher se sentiria atraído por alguém que sofre de alguma deficiência cognitiva, o que indicaria a presença de pressões seletivas a favor da inteligência.

Sociedade e biotecnologia
Tudo isso é discutível, e há diversos fatores externos que afetam a discussão. O primeiro deles é a socialização e a educação, que se relacionam com a inteligência humana. Segundo as anotações de Gerald: “Incrivelmente, parece que apesar de nossos genomas serem frágeis, nossa sociedade é robusta quase inteiramente graças à virtude da educação, que permite que forças sejam rapidamente distribuídas a todos os membros”. De fato, o Efeito Flynn já indicava que um ambiente sólido impactaria a inteligência.
O outro fator é a ação recíproca entre nossa mente e nossas tecnologias. A internet hoje já é praticamente o nosso segundo cérebro, no qual nós colocamos nossas capacidades. Fica cada vez mais difícil dizer onde termina nossa mente e começam nossas tecnologias.
Por último, as potenciais intervenções tecnológicas – que Gerald também admitiu serem possíveis; uma possibilidade bastante real, diga-se de passagem: já estamos na era das terapias genéticas e remédios regenerativos, então podemos supor o quão avançadas serão as biotecnologias em 3000 anos.
Aliás, se pensarmos mais “trans-humanamente”, nós provavelmente nem teremos cérebros biológicos, mas sim cibernéticos. Já se fala em sinapses sintéticas, redes neurais artificiais e dispositivos de interfaces neurais avançados. Levando em consideração o potencial de aprimorarmos nossas capacidades cognitivas (seja por vias genéticas ou cibernéticas), então podemos esperar ainda mais inteligência para o nosso futuro.
Quando o assunto é biologia evolutiva e o futuro de nossas constituições genéticas, todas as possibilidades são válidas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pessoas Carentes

"Quando alguém carente se aproxima  das pessoas, essa aproximação quase  nunca é descompromissada ou relaxada.  Existe sempre uma certa tensão" Carência é esse sentimento incômodo que muitas pessoas carregam, percebida por elas como um tipo de buraco, uma fome constante que chega a doer. Às vezes é fome de afeto, de amor... mas também pode aparecer como fome de atenção, como o desejo de estar sempre no palco das relações, sendo valorizado, cuidado, tratado de forma especial. A carência de uma pessoa pode ser por vários motivos: uma pessoa sem família (pode não ter familiares por perto), sem um amor (não consegue achar sua alma gêmea), sem amigos (não consegue fazer amizades, é excluído...). E essa carência é triste, pois a pessoa vive isolada, e cria um mundo que não existe. A maioria ' pira ', pois criam um mundo imaginário e se isolam cada vez mais das outras pessoas. Tem pessoas carentes que ficam tão ' pirados'  em suas im...

Dor De Cotovelo

Dor de cotovelo: é uma expressão coloquial, que significa que uma pessoa está com saudade de alguém, que está com inveja de algo ou outra pessoa. Quem tem essa dor diz ser uma dor muito insuportável, quase impossível de aguentar. Em Nova Esperança há muitas pessoas com essa dor, pois seus candidatos perderam, e ficam, já colocando defeito antes mesmo da nova administração assumir. E ficam mais com dor ainda, quando eles veem nas ruas buracos, sujeiras e salários de funcionário públicos atrasados e veem que todos fornecedores que deixaram a cidade por falta credibilidade da prefeitura, voltarem.  E é engraçado ver esse pobres coitados com dor de cotovelo, choram, reclamam, gemem, mas fazer o que né?  E essa dor de cotovelo, atingi o cérebro da maioria que torcem para uma má administração de Gerson e Fabio, e essa dor deixa essas pessoas burras, porque elas esquecem que vivem em nossa cidade. Você torcer para um candidato, ficar com...

Coca-Cola

Existem vários tipos de vícios, Vícios por drogas ilícitas e licitas, Vícios por Vídeo Game, Internet, TV, Celular, Rede Social. Vícios com chocolate e outros mais. E existe o Vício por Coca-Cola . É impressionantemente como esse Refrigerante entra na vida das pessoas, Principalmente dos jovens. É raro quem não goste, quem não tome. Algumas pessoas dizem que vícia porque tem cocaína, Outros dizem que é a cafeina, a receita ninguém sabe, Não está no rótulo. Dizem que Coca-Cola faz mal a saúde, Mas é um mal que compensa, Pois é o melhor refrigerante do mundo! Curiosidades Sobre A Coca-Cola • A agência antidrogas do Peru, afirmou que a Coca-Cola Company compra 115 folhas do coca do Peru e 105 da Bolívia. • Um laudo da Polícia Federal Do Brasil concluiu que a Coca-Cola usa folha de coca como matéria prima na fabricação de extrato vegetal. • Quando criada em 1886, um copo de Coca-Cola custava US$ 0,05. • Em muitos estados dos EUA, ...