Pular para o conteúdo principal

Morte Por Câncer, Cai 9% Em Dez Anos

A taxa de mortalidade por câncer no estado apresentou queda de 9% na última década, de acordo com levantamento da Secretaria da Saúde do governo de São Paulo divulgado hoje (11). Entre os anos de 1999 e 2000, a taxa era 104,6 mortes para cada 100 mil habitantes, índice que passou, entre 2009 e 2010, para 95,2 por 100 mil. A redução no hábito de fumar é a principal explicação.Segundo o diretor presidente da Fundação Oncocentro, José Eluf Neto, a redução de mortes pela doença pode ser explicada pela queda na própria incidência. Para Eluf, a incorporação de hábitos mais saudáveis, como deixar de fumar, o diagnóstico precoce e o aumento da prevenção foram os principais fatores que resultaram na queda do surgimento de novos casos de câncer e, consequentemente, das mortes.
Os homens foram os que mais reduziram a taxa de mortalidade, registrando queda de 10% no período de 10 anos. Já o grupo das mulheres apresentou uma redução menor, de 8%.
Os principais tipos de câncer incidentes na população masculina e que apresentaram grande redução da mortalidade foram os ligados ao tabagismo. A taxa de mortes por câncer de pulmão e de laringe caiu 16%, a de câncer de cavidade oral e faringe teve queda de 12% e a de câncer de esôfago sofreu redução de 11%.
Eluf apontou a diminuição do número de fumantes, tendência dos últimos anos, como grande motivo para essas quedas de mortalidade. “Os cânceres associados ao tabagismo são muito importantes em termos de números. O hábito de fumar vem caindo há muitos anos entre os homens, e o tabagismo começa a cair entre as mulheres, mais recentemente.”
O médico explica que, embora o hábito de fumar continue mais frequente entre a população masculina, esse grupo foi responsável por uma queda maior no tabagismo, se comparado ao número de mulheres que conseguiram largar o cigarro.
“Os homens começaram a fumar muito antes das mulheres. Até os anos 40, as mulheres praticamente não fumavam. Era um hábito essencialmente masculino. Com o tempo, a liberação sexual, as mulheres passaram a fumar cada vez mais”, disse.
Eluf calcula que são necessários mais de 10 anos para que a diminuição do número de fumantes comece a se refletir nas taxas de mortalidade da população. Com isso, a iniciação tardia das mulheres no tabagismo deve demorar mais para surtir efeito. “Nas mulheres, como essa queda no tabagismo é muito mais recente, isso vai se refletir na mortalidade, provavelmente, daqui a cinco anos”, avalia.
Outros tipos de câncer, que afetam as mulheres, são os de colo de útero, cuja queda alcançou 23%, e de partes do útero, que teve redução de 24%. A ampliação do acesso ao exame de papanicolau, que auxilia na prevenção, foi apontada como razão para esse resultado. Segundo Eluf, apesar de o estado ainda ter 15% de mulheres que nunca fizeram o exame na vida, mais de 80% delas já fizeram o papanicolau pelo menos uma vez.
O câncer de estômago apresentou redução significativa tanto entre homens (queda de 28%), quanto entre mulheres (menos 23%). Desde os anos 60, a incidência desse câncer registra trajetória de queda, e a melhor explicação para isso, de acordo com Eluf, é a melhora na conservação dos alimentos. “O fato de ter a geladeira e não precisar mais salgar os alimentos para conservá-los levou à diminuição da infecção por Helicobacter pylori, que causa o câncer de estômago”, disse.
A infecção, explica Eluf, é comum, e calcula-se que 70% da população já tenham sofrido com a bactéria Helicobacter pylori. Poucos pacientes, porém, desenvolvem o câncer a partir dessa infecção. Como está ligado à conservação de alimentos, o câncer de estômago sempre foi mais frequente nos países pobres. “É um câncer muito associado à pobreza, às más condições de vida”, disse o médico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Richa dá posse a Fernando Francischini como secretário da Segurança Pública

Nova Gestão - O governador Beto Richa deu posse nesta segunda-feira (15/12) ao deputado federal Fernando Francischini como secretário estadual da Segurança Pública. É o primeiro nomeado para compor a equipe de governo na segunda gestão de Richa no Estado. Ele substitui a Leon Grupenmacher. Delegado licenciado da Polícia Federal, formado em Direito, com especialização em repressão ao tráfico de drogas e combate à lavagem de dinheiro, Francichini já participou da equipe de Beto Richa na prefeitura de Curitiba, como titular da primeira Secretaria Municipal Antidrogas do País. “Francischini é um profissional testado e aprovado. Por onde passou já demonstrou capacidade e muita competência”, disse o governador. “Agora, entra para nossa equipe com a determinação de dar continuidade ao trabalho de combate à criminalidade no Estado”, afirmou Beto Richa na solenidade de posse, que reuniu cerca de 500 pessoas, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O governador enalteceu o trabalho p

Dois Acidentes BR-369 Deixa 3 Pessoas Mortas

Cambé/PR  - Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente na BR-369, no trecho que passa por Cambé. O carro Corsa Sedan com placas de Rolândia capotou na madrugada deste domingo, por volta das 3h30. O motorista Thiago Aparecido da Silva, de 26 anos, teve ferimentos graves e corre risco de morte. Já o passageiro Paulo Cesar da Silva, de 27 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Outros dois rapazes que estavam no veículo, Carlos Henrique da Silva, de 29 anos e Marcos Vinicius de Oliveira, 21, também ficaram feridos. (Com informações do Portal Bonde) Londrina/PR    -  Um acidente de trânsito terminou em tragédia na manhã de sábado (24), na BR-369, na zona leste de Londrina. Dois adolescentes morreram ao colidirem contra uma carreta, no trecho da saída do município para Ibiporã (16 km de Londrina). De acordo com dados preliminares do Corpo de Bombeiros, os garotos de 15 e 16 anos estavam em uma bicicleta e acabaram sendo atingidos pelas rodas da carreta ao caírem na ro