Pular para o conteúdo principal

Richa dá posse a Fernando Francischini como secretário da Segurança Pública

Nova Gestão - O governador Beto Richa deu posse nesta segunda-feira (15/12) ao deputado federal Fernando Francischini como secretário estadual da Segurança Pública. É o primeiro nomeado para compor a equipe de governo na segunda gestão de Richa no Estado. Ele substitui a Leon Grupenmacher.
Delegado licenciado da Polícia Federal, formado em Direito, com especialização em repressão ao tráfico de drogas e combate à lavagem de dinheiro, Francichini já participou da equipe de Beto Richa na prefeitura de Curitiba, como titular da primeira Secretaria Municipal Antidrogas do País. “Francischini é um profissional testado e aprovado. Por onde passou já demonstrou capacidade e muita competência”, disse o governador.
“Agora, entra para nossa equipe com a determinação de dar continuidade ao trabalho de combate à criminalidade no Estado”, afirmou Beto Richa na solenidade de posse, que reuniu cerca de 500 pessoas, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.
O governador enalteceu o trabalho pela Secretaria da Segurança nos últimos quatro anos e destacou a redução no número de homicídios, o combate ao tráfico de drogas e o fortalecimento das policias Militar e Civil, com a contratação de 10 mil novos profissionais. “Quando assumimos, a situação da segurança era caótica e inaceitável. Tínhamos o menor efetivo policial per capita do Brasil. Estamos revertendo essa situação, com investimento, trabalho, diálogo e uma gestão eficiente”, disse ele.

COMBATE AO CRIME – O novo secretário anunciou que uma de suas primeiras medidas no cargo será a implantação de um centro de combate ao crime organizado em Foz do Iguaçu. O órgão funcionará em integração com a polícia de outros estados, como São Paulo e Rio de Janeiro.
O objetivo, explicou, é blindar a fronteira brasileira e evitar que o Paraná seja rota de drogas e armamentos. “Lei e ordem será nosso lema. Vamos atuar com integração para combater a criminalidade, principalmente, o tráfico de drogas, que é o mal que aflige as famílias paranaenses”, disse ele. O novo secretário disse que irá atuar em três pilares: estrutural, operacional e legislativo.
No legislativo, ele anunciou o envio de projeto à Assembleia Legislativa propondo alteração de leis para incentivar a permanência de policiais com mais de 25 anos de carreira, e outra que prevê o pagamento de recompensa aos policiais que apreenderem armas e drogas.
“Esses são exemplos de ações que iremos elaborar para devolver aos paranaenses a sensação de segurança. Irei trabalhar na rua, acompanhando as operações policiais. Sou policial de campo e sei como é o trabalho”, afirmou Francischini.
Leon Grupenmacher fez um balanço dos avanços na segurança na sua administração. Ele citou como exemplo a implantação dos módulos móveis e a contratação de delegados para todas as comarcas do Estado. 

Governador Beto Richa empossa o deputado federal, Fernando Francischini, como novo secretário estadual da Segurança Pública. Curitiba, 15/12/2014. Foto: Antonio Costa/ANPr

CARREIRA – Na Secretaria Antidrogas de Curitiba, onde atuou de 2008 a 2010, Francischini foi responsável por programas de prevenção ao uso de drogas e de recuperação de crianças e jovens dependentes químicos.
Francischini foi o primeiro colocado nacional nos cursos de formação de agente e também de delegado de Polícia Federal em Brasília. Antes de entrar para a corporação, em 1998, foi oficial do Exército Brasileiro e da Polícia Militar do Paraná.
Participou da operação que prendeu o megatraficante colombiano Juan Carlo Ramirez Abadia e também responsável pela prisão de Fernandinho Beira-Mar e do contrabandista Law Kin Chong.
Foi eleito deputado federal em 2010 e se reelegeu neste. Na Câmara dos Deputados tem forte atuação tanto na proposição de leis para a institucionalização das normas e instrumentos para combater as organizações criminosas, como de fiscalização e controle dos Poderes da República e dos atos do governo federal.
A posse do novo secretário contou com a presença de deputados estaduais, federais, prefeitos, vereadores, policiais federais, policiais civis, policiais militares, guardas municipais e membros da Receita Federal, Ministério Público e OAB, além de amigos e familiares.

Governador Beto Richa empossa o deputado federal, Fernando Francischini, como novo secretário estadual da Segurança Pública. Curitiba, 15/12/2014. Foto: Antonio Costa/ANPrGovernador Beto Richa empossa o deputado federal, Fernando Francischini, como novo secretário estadual da Segurança Pública. Curitiba, 15/12/2014. Foto: Antonio Costa/ANPr

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Criança pula de prédio para escapar de incêndio em Londrina

Londrina/PR - Uma menina de dez anos ficou ferida depois de pular de um apartamento localizado no segundo andar de um prédio de condomínio da rua Pedro Marcos Prado, no bairro Lima Azevedo, em Londrina.  A criança teria pulado do prédio para fugir de um incêndio. Apesar da queda, a garota sofreu apenas contusão em um dos joelhos.  Os pais da menina permaneceram no apartamento para apagar as chamas, que teriam se iniciado na cozinha do imóvel.  O casal inalou bastante fumaça. O homem, de 34 anos, e a mulher, de 39, apresentaram dificuldades respiratórias e vermelhidão em garganta e olhos.  A criança e a mulher foram atendidas pelo Siate e levadas para o Hospital do Coração de Londrina. O homem também foi atendido pelos socorristas, mas recusou encaminhamento hospitalar. Bonde News

Homem Morre Em Acidente Em Nova Esperança/PR

Nova Esperança/PR - Um acidente hoje (21) por volta das 06:30 da manhã matou um homem de 40 anos e deixou um menino de 6 anos ferido. O acidente foi no trevo entre a BR-376 e a Rodovia Deputado Branco Neves, o caminhão Ford Cargo 815 com placa de Uberlândia/MG colidiu com o VW Gol com placa de Angulo/PR. Uma garota de 6 anos teve ferimentos graves, mas sem riso a vida, foi encaminhado ao Hospital Santa Casa em Maringá/PR; já Cleiton Silva Piroleto de 35 anos morreu no local, o motorista do caminhão não sofreu ferimentos. A Policia Civil de Nova Esperança ouviu o motorista do caminhão e investiga o acidente.