Pular para o conteúdo principal

O homem que está por trás das marchas xenófobas na Alemanha

Alemanha - Lutz Bachmann tem 41 anos, é dono de uma agência de fotografia e relações públicas e confessa em sua página do Facebook que foi condenado pela justiça alemã a três anos e meio de prisão, ainda que evite especificar quais pecados cometeu (vários delitos, entre eles roubo com violência). E, uma coisa rara em um personagem público, Bachmann também não confessa quando teve a ideia de fundar uma agrupação que tem inquietado a nação: o movimento Patriotas Europeus contra a Islamização do Ocidente (Pegida).
Há 10 semanas, Bachmann convidou a população de Dresden a semanifestar contra a ameaça que ele considera prejudicar a Alemanha, a chegada de refugiados muçulmanos – que na Saxônia são parcos 0,1% dos habitantes –. “Mas não sou racista”, declarou ao jornal Bild, em uma das poucas entrevistas que concedeu. “Não somos contra o direito de asilo. Nós combatemos os refugiados econômicos”, frisou. Seguindo essa linha de raciocínio, o Pegida foi mudando dos ataques aos muçulmanos para as críticas contra os imigrantes mais pobres.
No primeiro evento, 200 pessoas apareceram; na segunda-feira, mais de 17.000, segundo a polícia, se reuniram em frente à ópera da cidade para cantar canções de Natal, um gesto para alertar o mundo que a população de Dresden defende a fé cristã.
O protesto semanal de Dresden fez com que o nome de Bachmann começasse a ser silenciosamente mal falado nos corredores do mundo político, onde foi tachado de ameaça pública número um do país. A imprensa o tachou como um moderno flautista de Hamelin, que leva seu rebanho de seguidores até as perigosas águas do rio Elba, em uma metáfora do enganador que se aproveita das almas cândidas para arrastá-las para o vazio.
O que ocorre é que desde então Bachmann é um homem afastado do establishment político, um ativista que chamou Gregor Gysi, o carismático líder do partido A Esquerda como um “porco da Stasi”, os Verdes de “terroristas ecológicos” e o partido Socialdemocrata (SPD) como “uma tropa de criminosos”.
Há dez semanas ninguém, com exceção da polícia e dos proxenetas do bairro vermelho de Dresden, havia ouvido o nome de Lutz Bachmann. Bachmann abandonou seus estudos de cozinheiro para dedicar-se a assaltar clientes das prostitutas. Esse é somente um detalhe a mais de sua colorida ficha policial.
Fugiu para a África do Sul, onde se matriculou na Universidade da Cidade do Cabo com um nome falso para evitar a prisão. Depois de três anos, as autoridades descobriram sua verdadeira identidade e o expulsaram. Cumpriu sua pena na Alemanha, e depois de dois anos foi solto. Pouco depois foi detido quando tentava vender cocaína, o que lhe custou outra condenação de dois anos em liberdade condicional. A ficha de Bachmann também inclui dirigir sem habilitação e em estado de embriaguez, roubos e agressões físicas. O autodesignado “salvador do Ocidente” é um simples delinquente comum transformado em profeta iluminado? Lutz Bachmann parece ser algo mais. Segundo informações da inteligência alemã, o flautista de Dresden é um homem inteligente e ambicioso, mas que por sua forma de ser, sempre fracassou em atingir seus objetivos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acidente entre carro e ônibus deixa uma pessoa morta e três feridas

O Diário Paraná - Uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas - uma em estado grave - em uma colisão entre um ônibus e um carro na noite de quinta-feira (17), por volta das 20 horas, na PR-218, no trecho entre Iguaraçu (a 31 quilômetros de Maringá) e Ângulo (a 36 quilômetros de Maringá). De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), duas vítimas estavam no Chevrolet Vectra, placas de Ângulo, que seguia em direção a Iguaraçu quando foi atingido transversalmente pelo ônibus, placas de Astorga, no Km 276+800 da rodovia. A passageira do Vectra, Hindiara Cristina Rojas Mazzaran, de 21 anos, morreu na hora. A motorista Francieli Medeiros Vidigal, de 20 anos, sofreu ferimentos graves, com risco à vida. Ela foi socorrida por equipes do Siate e Samu, e encaminhada ao Hospital Santa Rita, em Maringá. Na manhã desta sexta-feira (18) a paciente permanecia internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Duas passageiras do ônibus também ficaram feridas. Eloiza Brunheira da Si...

Nova York faz apreensão recorde de armas

EUA - As autoridades de Nova York anunciaram nesta segunda-feira uma apreensão recorde de armas de fogo na cidade, com a descoberta de 250 unidades de armamento, de diversos modelos. A apreensão foi resultado de um longo trabalho de agentes da polícia disfarçados e de membros da promotoria de Nova York, e permitiu que "254 armas de fogo fossem retiradas das ruas da cidade, além do indiciamento de 19 indivíduos por tráfico de armas" procedentes das Carolinas do Sul e do Norte. "Trata-se da maior descoberta de armas ilegais da história da cidade" e entre o material apreendido estão fuzis de assalto de alta capacidade e outras armas automáticas, longas e curtas. "Nova York é a grande cidade mais segura do país, mas ano após ano as armas ilegais chegam aqui a partir de Estados que não têm as mesmas leis para manter as armas longe das mãos dos criminosos", destacou o prefeito Michael Bloomberg. Segundo a prefeitura, o percentual de armas procedentes de outros ...

# Lugares Estranhos - Floresta Aokigahara , Japão

Mais de 500 pessoas já se suicidaram lá. O problema é tanto que o pessoal colocoram   placas com mensagens de incentivo pra galera, do tipo: pense melhor, pense na sua família, nos seus amigos e coisas do tipo… A Floresta tem um clima tão pesado que os japoneses proíbem suas crianças de passarem por perto. Casos de desaparecimentos são comuns naquela região e são raros aqueles que são solucionados. Melhor não arriscar e ficar longe desse agradável com a natureza.