Pular para o conteúdo principal

O uso excessivo de smartphones está moldando o seu cérebro constantemente, aponta estudo



Quando as pessoas gastam tempo interagindo com seus smartphones via tela sensível ao toque, este ato realmente muda a forma como os seus polegares e seu cérebro funcionam em conjunto, de acordo com um relatório da revista Current Biology. Onde o excesso de uso se traduz diretamente em maior atividade cerebral quando os polegares e outros dedos são tocados, mostra o estudo.
Tudo começou quando Ghosh e seus colegas perceberam que a nossa obsessão recém-descoberta por smartphones poderia ser uma grande oportunidade de explorar a plasticidade cotidiana do cérebro humano. Não se trata apenas do fato de as pessoas de repente estarem usando a ponta dos dedos, e, especialmente, seus polegares, de uma maneira nova, mas muitos de nós estamos também fazendo muita coisa, dia após dia. Não só isso, mas os nossos telefones também mantêm o controle de nossas histórias digitais para fornecer uma fonte consistente de dados sobre esses comportamentos.
Ghosh explica desta forma: “Eu acho que primeiro temos de apreciar o quão comum os dispositivos pessoais são e como as pessoas os usam tão consistentemente. De acordo com os neurocientistas isso revela o quanto nós carregamos em nossos bolsos uma enorme quantidade de informações sobre a forma com usamos nossas mãos (e mais)”.
Os neurocientistas ainda têm muito que estudar a plasticidade do cérebro em grupos como cantores ou jogadores de vídeo games, por exemplo. Porém, os smartphones apresentam uma oportunidade para entender como regular a vida que molda o cérebro de pessoas normais.
Para registrar todas essas mudanças, Ghosh e sua equipe usaram eletroencefalografia (EEG) para registrar a resposta do cérebro ao toque mecânico no polegar, indicador e médio alcance de usuários de telefones touchscreen, em comparação com pessoas que ainda usam telefones celulares comuns.
Os pesquisadores descobriram que a atividade elétrica nos cérebros dos usuários de smartphones foi reforçada quando os três dedos foram tocados. Na verdade, a quantidade de atividade no córtex do cérebro associada com as pontas dos dedos polegar e indicador foi diretamente proporcional à intensidade do uso do telefone, como quantificados por logs de bateria Built-in. A ponta do polegar foi ainda sensível às flutuações do dia-a-dia: quanto menor o tempo decorrido a partir de um episódio de uso intenso do telefone, maior era o potencial cortical associada a ele; relatam os pesquisadores.
Os resultados sugerem que movimentos repetitivos sobre a superfície de uma tela sensível ao toqueremodela o processamento sensorial das nossas mãos, com atualizações diárias em representação do cérebro das pontas dos dedos. E isso leva a uma ideia bastante notável: “Propomos que o processamento sensorial cortical no cérebro contemporâneo está perfilado pela tecnologia digital pessoal”, comenta Ghosh e seus colegas.
O que exatamente essa influência da tecnologia digital significa para nós em outras áreas de nossas vidas é uma pergunta para outro dia. A notícia, no entanto, pode não ser boa. De acordo com Ghosh e seus colegas, ao observar as evidências, foi possível constatar que a mesma área afetada do cérebro no processo está ligada com disfunções motoras e até mesmo a dor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Richa tem 43% das intenções de votos, e Requião, 26%, mostra o Ibope

Eleições - Atual governador do Paraná e candidato à reeleição, Beto Richa (PSDB) aparece na liderança da disputa eleitoral em pesquisa divulgada ontem pelo Ibope. O tucano tem 43% das intenções de voto no levantamento. Em segundo lugar, com 26%, está o ex-governador Roberto Requião (PMDB).  Gleisi Hoffmann (PT), ex-ministra da Casa Civil do governo Dilma, aparece em terceiro lugar, com 14%.  A margem de erro da pesquisa, encomendada pela RPC TV, afiliada da Globo, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram entrevistadas 1.008 pessoas entre os dias 21 e 23 de agosto, em 59 municípios.  Em quarto lugar, está Túlio Bandeira (PTC), com 1% das intenções. Os candidatos Bernardo Pilotto (PSOL), Geonísio Marinho (PRTB), Ogier Buchi (PRP) e Rodrigo Tomazini (PSTU) não chegam a 1%.  Brancos e nulos somam 8%. Indecisos, 7%.  Ainda de acordo com o levantamento, Requião é o candidato com maior rejeição: 30% dos eleitores declararam que não votar...

Beto baixa imposto. PT quer a volta da CPMF

Paraná - “As diferenças entre o governo do PT e o governo do Paraná ficaram ainda mais claras hoje”, disse o presidente do PSDB, deputado Ademar Traiano, ao comentar o anúncio do pacote de medidas anticrise, divulgado hoje pelo governador Beto Richa. “Enquanto o governo Dilma tenta ressuscitar a CPMF, o governo do Paraná anuncia a redução de impostos, criação de um fundo de combate à pobreza; apoio as pequenas empresas; mais crédito para o setor privado; a manutenção de incentivos fiscais as empresas e a antecipação do décimo-terceiro dos servidores,” enfatizou o presidente do PSDB. Traiano destacou nas medidas anunciadas a redução do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) que, a partir de agora, terá ônus menor para quem tem menos. “Muitas vezes a dor da perda de um ente querido é agravada por um problema financeiro criado por tributos decorrentes do legado. A partir de agora 55% dos contribuintes estarão isentos desse imposto e outros 40% terão redução. Apenas 5% (a...

Polícia do Paraná apreende quase 1.800 armas no primeiro trimestre

Segurança - As polícias Civil e Militar do Paraná tiraram de circulação 1.760 armas de fogo, somente no primeiro trimestre deste ano. O número representa um crescimento de 9% frente ao mesmo período de 2014, quando houve a apreensão de 1.619 armas e todo o Estado. Os números de 2015 incluem os fuzis e pistolas que foram apreendidos no final de março durante ação policial no Litoral do Estado, quando oito suspeitos de participação em crimes relacionados a caixas eletrônicos foram presos. Na ocasião, também foi encontrada uma espingarda calibre 12, centenas de munições, emulsão para explosivos, carregador de fuzil, coletes balísticos, grande quantidade de dinheiro e explosivos, em posse dos criminosos, no município de Matinhos.  O maior crescimento nas apreensões de armas de fogo, de 92%, foi registrado na 5ª Área Integrada de Segurança Pública (Aisp), cuja sede é a cidade de São Mateus do Sul – 25 armas em 2015 e 13 em 2014. Outras regiões que registraram aumentos expressivos s...