Pular para o conteúdo principal

Telescópio Espacial Planck Captura Imagem Do 1º Cestígio De Luz Do Universo

Mundo - O telescópio espacial Planck capturou a imagem do primeiro vestígio de luz do Universo, um fóssil cosmológico transformado em "hiperfrequências" que surgiu há mais de 13 bilhões de anos, pouco depois do Big Bang, informou nesta quinta-feira a Agência Espacial Europeia (ESA).Trata-se da imagem com mais detalhes já produzida do que os cientistas chamam "de radiação cósmica de fundo" ou "radiação cósmica micro-ondas (CMB, na sigla em inglês), cuja origem provem de quando o Universo tinha "apenas" 380 mil anos de idade - hoje, calcula-se que o mesmo tenha cerca de 13,7 bilhões de anos.
"Para um cosmólogo, este mapa é uma mina de ouro de informação", assinalou o astrofísico da Universidade de Cambridge George Efstathiou, membro da equipe cientista da missão Planck.
Essa luz primitiva, congelada no espaço durante milhões de anos, tem agora uma temperatura extremamente fria, com cerca de -273,15 °C, quando a mecânica quântica estabelece que as partículas deixam de se movimentar.
No entanto, essa luz mostrava em suas origens pequenas oscilações de densidade que correspondem às "sementes" do que depois foram as estrelas e galáxias que conhecemos atualmente.
A CMB, responsável por uma pequena parte da "névoa" que aparece nas telas dos televisores analógicos ao sintonizar um canal em branco, "é uma extrapolação enorme no tempo e em termos de energia", explicou em entrevista coletiva o especialista da ESA Marcus Bauer.
"A cosmologia não terminou, ainda há muito trabalho por fazer" para alcançarmos "uma fotografia consistente", acrescentou o cientista, que ressaltou que "é muito perigoso dizer que sabemos o que passou (...) "sem que se possam fazer provas na Terra" se remontando a um momento no qual "o universo inteiro cabia em uma mão".
Essa fotografia única é o resultado do processamento dos dados obtidos até agora pelo Planck, um telescópio espacial lançado em maio de 2009 por um foguete Ariane 5 da base de Kuru, na Guiana francesa, para mapear o cosmos e analisar suas origens em uma órbita situada a 1,5 bilhões de quilômetros da Terra.
Os satélites COBE (Cosmic Background Explore) e WMAP (Wilkinson Microwave Anisotropy Probe) já tinham produzido versões anteriores dessa fotografia em 1992 e 2003, respectivamente, que estabeleceram que o Universo está composto de 4,5% de matéria ordinária, um 22,7% de matéria escura e um 72,8% de energia escura.
No entanto, a imagem divulgada hoje pela ESA é dez vezes mais nítida que a obtida pelo WMAP há dez anos.
"A missão Planck da ESA foi capaz de 'sintonizar' o sinal CMB com uma precisão sem precedentes, eliminando todas as interferências e fontes sobrepostas para nos mostrar a radiação cósmica de fundo com um assombroso nível de detalhe", resumiu a ESA, que investiu 1,7 bilhões de euros e 15 anos de estudos preliminares nessa aventura espacial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Dois Acidentes BR-369 Deixa 3 Pessoas Mortas

Cambé/PR  - Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente na BR-369, no trecho que passa por Cambé. O carro Corsa Sedan com placas de Rolândia capotou na madrugada deste domingo, por volta das 3h30. O motorista Thiago Aparecido da Silva, de 26 anos, teve ferimentos graves e corre risco de morte. Já o passageiro Paulo Cesar da Silva, de 27 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Outros dois rapazes que estavam no veículo, Carlos Henrique da Silva, de 29 anos e Marcos Vinicius de Oliveira, 21, também ficaram feridos. (Com informações do Portal Bonde) Londrina/PR    -  Um acidente de trânsito terminou em tragédia na manhã de sábado (24), na BR-369, na zona leste de Londrina. Dois adolescentes morreram ao colidirem contra uma carreta, no trecho da saída do município para Ibiporã (16 km de Londrina). De acordo com dados preliminares do Corpo de Bombeiros, os garotos de 15 e 16 anos estavam em uma bicicleta e acabaram sendo atingidos pelas rodas da carreta ao caírem na ro

Curiosidades