Pular para o conteúdo principal

Ataque de piranhas no rio Paraná deixa 60 feridos

O episódio surpreendente ocorreu em pleno Natal, um dia de forte calor, quando milhares de pessoas estavam na praia ou tomando banho

Argentina - Uma menina perdeu a falange de um dedo mindinho e um menino teve uma fratura exposta no ataque repentino de palometas, tipos de piranhas, que deixou 60 banhistas feridos no rio Paraná, que banha a cidade argentina de Rosário, informou uma fonte sanitária nesta quinta-feira.
"Houve 60 feridos no total, dos quais sete crianças e duas delas com sérias lesões. A menina que perdeu parte da falange do dedo mindinho e outro menino de pouca idade que teve uma fratura exposta em um dos dedos da mão", declarou à imprensa Gabriela Quintanilla, vice-secretária de Saúde de Rosário (310 km ao norte).
O episódio surpreendente ocorreu na quarta-feira, em um dia de forte calor, com temperaturas que superaram os 38 graus Celsius em pleno Dia de Natal, quando milhares de pessoas estavam na praia ou tomando banho nas águas do rio Paraná.
"A palometa é um peixe rude e muito voraz, com uma dentadura muito potente e se morde, deixa uma lesão muito importate", afirmou à rádio Vórterix Federico Corner, diretor do Sistema Integrado de Emergência Sanitária (SIES), cujo pessoal montou guarda em uma barraca nesta praia. Ele disse ainda que "devem-se dar certas condições climáticas para que estes peixes venham em cardume até a superfície e para a beira, fundamentalmente".
A última vez que ocorreu uma invasão similar destes peixes em Rosário foi na década de 1970, segundo a imprensa local. O cardume não podia ser visto a olho nu porque as águas do Rio Paraná são barrentas.
"Foi algo muito agressivo. Isto começou a ocorrer na quarta-feira, depois do meio do dia, quando começaram a aparecer pessoas com mordidas nos calcanhares, nos pés e nas mãos. Houve pessoas que tiveram literalmente pedacinhos de carne arrancados pelas palometas", disse Gustavo Centurión, médico do Sies.
As palometas desta região são do tipo spilopleura e nattereri, de características muito similares às piranhas. Formam cardumes e são atraídas pelos ferimentos ou o aparecimento de sangue e isto provoca ataques maciços, explicaram especialistas do Laboratório de Ictiologia do Instituto Nacional de Limologia INaLi), que funciona na região.

Fonte: AFP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acidente entre carro e ônibus deixa uma pessoa morta e três feridas

O Diário Paraná - Uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas - uma em estado grave - em uma colisão entre um ônibus e um carro na noite de quinta-feira (17), por volta das 20 horas, na PR-218, no trecho entre Iguaraçu (a 31 quilômetros de Maringá) e Ângulo (a 36 quilômetros de Maringá). De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), duas vítimas estavam no Chevrolet Vectra, placas de Ângulo, que seguia em direção a Iguaraçu quando foi atingido transversalmente pelo ônibus, placas de Astorga, no Km 276+800 da rodovia. A passageira do Vectra, Hindiara Cristina Rojas Mazzaran, de 21 anos, morreu na hora. A motorista Francieli Medeiros Vidigal, de 20 anos, sofreu ferimentos graves, com risco à vida. Ela foi socorrida por equipes do Siate e Samu, e encaminhada ao Hospital Santa Rita, em Maringá. Na manhã desta sexta-feira (18) a paciente permanecia internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Duas passageiras do ônibus também ficaram feridas. Eloiza Brunheira da Si...

Nova York faz apreensão recorde de armas

EUA - As autoridades de Nova York anunciaram nesta segunda-feira uma apreensão recorde de armas de fogo na cidade, com a descoberta de 250 unidades de armamento, de diversos modelos. A apreensão foi resultado de um longo trabalho de agentes da polícia disfarçados e de membros da promotoria de Nova York, e permitiu que "254 armas de fogo fossem retiradas das ruas da cidade, além do indiciamento de 19 indivíduos por tráfico de armas" procedentes das Carolinas do Sul e do Norte. "Trata-se da maior descoberta de armas ilegais da história da cidade" e entre o material apreendido estão fuzis de assalto de alta capacidade e outras armas automáticas, longas e curtas. "Nova York é a grande cidade mais segura do país, mas ano após ano as armas ilegais chegam aqui a partir de Estados que não têm as mesmas leis para manter as armas longe das mãos dos criminosos", destacou o prefeito Michael Bloomberg. Segundo a prefeitura, o percentual de armas procedentes de outros ...

# Lugares Estranhos - Floresta Aokigahara , Japão

Mais de 500 pessoas já se suicidaram lá. O problema é tanto que o pessoal colocoram   placas com mensagens de incentivo pra galera, do tipo: pense melhor, pense na sua família, nos seus amigos e coisas do tipo… A Floresta tem um clima tão pesado que os japoneses proíbem suas crianças de passarem por perto. Casos de desaparecimentos são comuns naquela região e são raros aqueles que são solucionados. Melhor não arriscar e ficar longe desse agradável com a natureza.