Criadores de Nova Esperança amargam enormes prejuízos.
Eles dizem que agrotóxico de lavoura de mandioca matou as lagartas
Nova Esperança/PR - Milhares de lagartas do bicho da seda estão morrendo em Nova Esperança, no Paraná. Os produtores dizem que o problema começou depois que lavouras de mandioca foram pulverizadas com agrotóxico.
Os pés de amora estão bonitos, verdinhos, mas as folhas que servem de alimento para o bicho da seda podem ter causado a morte de milhares deles na região de Nova Esperança.
Quase 30 produtores tiveram perdas. Eles dizem que um avião espalhou veneno contra lagartas em uma plantação de mandioca e o vento espalhou o inseticida, causando o estrago.
Para se ter uma ideia da dimensão das perdas, apenas um produtor da cidade estava com dois barracões cheios de bichos da seda, que em duas semanas estariam encasulados, prontos para irem para a indústria. Tudo foi perdido.
Vanilde dos Santos enterrou as larvas no terreno da plantação de amoras e diz que o prejuízo fica entre R$ 15 mil e R$ 18 mil.
Os produtores que tiveram perdas estão fazendo testes com novas larvas de bicho da seda nas folhas de amora para ver se o efeito do veneno já passou. Eles registraram um boletim de ocorrência e aguardam laudo da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná para entrar na Justiça.
Comentários
Postar um comentário