Pular para o conteúdo principal

Brasil só fica atrás de Gâmbia em aumento da taxa de juros em 2013

Do UOL, em São Paulo

Brasil - Em 2013, o Brasil só perdeu para a Gâmbia entre os países que mais tiveram aumento da taxa de juros, de acordo com lista do site Central Bank News, que compila dados de 90 países.
O aumento brasileiro no ano foi de 2,75 pontos percentuais, levando a taxa de juros a 10%, quase o dobro da média dos países pesquisados, de 5,44%. O aumento na Gâmbia chegou a 6 pontos percentuais, elevando a taxa de juros do país africano a 18% ao ano.

Aumentos da taxa de juros em 2013
País Taxa de juros Aumento no ano (em p.p.)
Gâmbia 18% 6
Brasil 10% 2,75
Indonésia 7,5% 1,75
República Dominicana 6,25% 1,25
Gana 16% 1
Zâmbia 9,75% 0,5
Paquistão 10% 0,5
Tunísia 4% 0,25


A taxa básica de juros (Selic) é o instrumento usado pelo governo para controlar a alta da inflação –que, no acumulado do ano, está em 5,85%, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial.
Quanto mais alta a taxa de juros, mais caro fica para o comprador tomar dinheiro emprestado ou financiar compras, o que faz com que, em tese, o consumo e o preço dos produtos caiam.
O aumento deve continuar em 2014, mas a tendência é que seu ritmo desacelere no Brasil. De acordo com a pesquisa semanal Focus, divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira (23), a projeção é que os juros aumentem 0,5 pontos percentuais até o final de 2014, mesmo com a projeção de aumento do IPCA em 5,97%.
Em 2013, Gâmbia e Brasil foram seguidos pela Indonésia, com aumento de 1,75 ponto percentual na taxa de juros, que foi para 7,5%. A República Dominicana ficou em quarto lugar, com aumento de 1,25 ponto percentual em 2013, indo para 6,25%.
Segundo a mesma lista, os países que mais baixaram sua taxa de juros foram Serra Leoa, que teve queda de 8 pontos percentuais, indo para juros de 12% ao ano; Bielorrússia, que teve queda de 6,5 pontos percentuais, indo para juros de 6,5%; e a Hungria, que teve queda de 2,75% em sua taxa de juros, que foi para 3%.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Insegurança: Mercado É Roubado Na Hora Do Almoço

Nova Esperança/PR  - Hoje (24) véspera de Natal, um Mercado localizado na Avenida Felipe Camarão foi mais uma vítima da falta de segurança enfrentada pela cidade. O mercado tradicional na cidade foi assaltado, dois vagabundos aparentemente de menores chegaram em uma moto e deram voz de assalto  e como sempre sem nenhuma preocupação por parte dos delinquentes e mais uma vez pergunto, cade a Policia? Não era para estarem mais ativos nesta época? Era! Mas não estão. Lamentável. Até quando isso, até quando esta falta de segurança? Talvez esteja na hora de comerciantes se unirem e voltarem nos tempos passados, juntarem uma grana e pagarem para homens fora da lei resolverem este problema, o duro é que se amanhecer bandido morto, a PM, Ministério Público vai enlouquecer, pois bandidos é proibido matar, pois em Nova Esperança parece que bandido tem mais liberdade ainda. 

Apertado Holanda Vence E Semi Finais Não Terá Zebras

Copa Do Mundo 2014 - Em uma partida protagonizada pelos goleiros, a Holanda conquistou a última vaga para as semifinais da Copa do Mundo. Depois de empatar por 0 a 0 com a Costa Rica nos 120 minutos de jogo, a Holanda conseguiu a classificação ao vencer a grande surpresa da Copa do Mundo por 4 a 3 nos pênaltis. Enquanto a bola estava rolando, o goleiro Navas se destacou com milagres e muita sorte. Três bolas da Holanda foram na trave. Já nas penalidades, a estrela foi o goleiro Krul. Ele entrou só para a disputa de pênaltis. O primeiro tempo da partida não fez jus a um jogo de quartas de final de Copa do Mundo. Com a Holanda tocando excessivamente a bola e a Costa Rica armando uma retranca gigantesca, o primeiro chute a gol só foi dado aos 20 minutos. O único destaque da primeira etapa foi Navas. Por quatro oportunidades, o arqueiro conseguiu defender chutes do ataque holandês. Entre os lances, uma saída providencial nos pés de Robben aos 21 minutos e uma defesa em cobrança de