Pular para o conteúdo principal

Fotografia É Memória...

Na fotografia encontra-se a ausência, a lembrança, a separação dos que se amam, as pessoas que já faleceram, as que desapareceram ou de momentos que marcaram...
Para algumas pessoas fotografar é de extrema paixão, de dar imortalidade ha algo que já existe, já para outras é a necessidade de prolongar o contato, a proximidade é o desejo que o vínculo persista.
A fotografia captura um instante, põe em evidência um momento, ou seja o tempo que não para de correr e de ter transformações. Ao olhar uma fotografia é importante valorizar o tempo em que o objeto foi clicado e o presente em que se admira a imagem, porém a ocasião fotografada é capaz de conter o antes e o depois.
Confia-se, portanto, na capacidade da câmera fotográfica para guardar os instantes que se consideram valiosos. Tirar fotografias ajuda a combater o nada, o esquecimento.
Para recordar é necessário reter certos fragmentos da experiência e esquecer o resto. São mais os instantes que se perdem e os que podemos conservar. De acordo com Strelczenia: "A memória se premia recordando, fazendo memorável; se castiga com o esquecimento".
Fotografar-se para recordar, por que os acontecimentos terminam e as fotografias permanecem, porém não sabemos se esses momentos foram significativos em si mesmos ou se tornaram memoráveis por terem sido fotografados.
Á memória e constitutiva da condição humana, desde de sempre temos nós ocupado em produzir sinais que permaneçam mais além do futuro, que sirvam de marca da própria existência e que lhe deem sentido, a fotografia traz consigo mais daquilo do que se vê. Ela não somente capta as imagens do mundo, mas pode registrar o tudo expressão que tudo se resume, a vida.
Por meio da fotografia descobre-se a capacidade de obter emoções, que estão escondidas na memória, significados para o observador, ferem, atravessam e que mexem com sua interpretação, sendo possível também descobrir e obter novas significações que naqueles momentos não estavam explícitos. 
Fotografar é mais que uma emoção imortalizada é uma arte.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Richa anuncia reajuste de 7,34% para o salário mínimo regional

Paraná - O governador Beto Richa anunciou nesta sexta-feira (14/03) um reajuste de 7,34% no salário mínimo regional. Proposto pela comissão tripartite, criada para discutir a política de valorização do piso, o índice foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Estadual do Trabalho. "É um aumento acima da inflação, garantindo à classe trabalhadora, mais uma vez, um ganho real, e acima do reajusto do salário mínimo nacional”, disse o governador.  O reajuste será aplicado em quatro faixas salariais, que variam de R$ 948,20 a R$ 1.095,60, e passa a valer em maio. O anteprojeto de lei elaborado pelo Conselho será encaminhado ao governador nos próximos dias para ser enviado para a Assembleia Legislativa.  Richa destacou que a proposta foi aprovada por consenso pelo grupo de trabalho tripartite, formado por representantes dos empregadores, trabalhadores e poder público. “Foi uma decisão com entendimento, onde o governo intermediou as conversas entre a classe trabalhadora e a cla...

Polícia do Paraná apreende quase 1.800 armas no primeiro trimestre

Segurança - As polícias Civil e Militar do Paraná tiraram de circulação 1.760 armas de fogo, somente no primeiro trimestre deste ano. O número representa um crescimento de 9% frente ao mesmo período de 2014, quando houve a apreensão de 1.619 armas e todo o Estado. Os números de 2015 incluem os fuzis e pistolas que foram apreendidos no final de março durante ação policial no Litoral do Estado, quando oito suspeitos de participação em crimes relacionados a caixas eletrônicos foram presos. Na ocasião, também foi encontrada uma espingarda calibre 12, centenas de munições, emulsão para explosivos, carregador de fuzil, coletes balísticos, grande quantidade de dinheiro e explosivos, em posse dos criminosos, no município de Matinhos.  O maior crescimento nas apreensões de armas de fogo, de 92%, foi registrado na 5ª Área Integrada de Segurança Pública (Aisp), cuja sede é a cidade de São Mateus do Sul – 25 armas em 2015 e 13 em 2014. Outras regiões que registraram aumentos expressivos s...

Richa tem 43% das intenções de votos, e Requião, 26%, mostra o Ibope

Eleições - Atual governador do Paraná e candidato à reeleição, Beto Richa (PSDB) aparece na liderança da disputa eleitoral em pesquisa divulgada ontem pelo Ibope. O tucano tem 43% das intenções de voto no levantamento. Em segundo lugar, com 26%, está o ex-governador Roberto Requião (PMDB).  Gleisi Hoffmann (PT), ex-ministra da Casa Civil do governo Dilma, aparece em terceiro lugar, com 14%.  A margem de erro da pesquisa, encomendada pela RPC TV, afiliada da Globo, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram entrevistadas 1.008 pessoas entre os dias 21 e 23 de agosto, em 59 municípios.  Em quarto lugar, está Túlio Bandeira (PTC), com 1% das intenções. Os candidatos Bernardo Pilotto (PSOL), Geonísio Marinho (PRTB), Ogier Buchi (PRP) e Rodrigo Tomazini (PSTU) não chegam a 1%.  Brancos e nulos somam 8%. Indecisos, 7%.  Ainda de acordo com o levantamento, Requião é o candidato com maior rejeição: 30% dos eleitores declararam que não votar...