Haddad sanciona lei que cria cotas para negros em concursos em SP
Órgãos ficam obrigados a destinar 20% das vagas à comunidade negra.
Documento foi publicado nesta terça-feira no Diário Oficial.
São Paulo - O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), sancionou o projeto de lei que cria cotas para a comunidade negra no serviço público municipal. Haddad ratificou o projeto assinado pela bancada do PT na Câmara e que já havia sido aprovado pelo Legislativo.
O texto publicado no Diário Oficial desta terça-feira (24) determina que “todos os órgãos da administração pública direta e indireta do município de São Paulo ficam obrigados a disponibilizar em seus quadros de cargos e comissão e efetivos o limite mínimo de 20% das vagas e/ou cargos públicos para negros, negras ou afrodescendentes.” Será considerada a autodeclaração para a aplicação da regra.
A criação de cotas pela Prefeitura de São Paulo segue uma discussão que existe em nível federal. A Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados aprovou no dia 18 um projeto de lei que reserva para negros e pardos 20% das vagas em concursos públicos da administração federal.
Já em São Paulo, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) lançou um projeto de lei que institui pontuação extra para negros, pardos e índios em concursos públicos estaduais.
Racismo Disfarçado, Até Quando?
Vivemos em uma país de tantas raças, religiões, opiniões diferentes; vivemos em um país que se diz democrático, em um país com tantas campanhas contra o preconceito, homofobia, racismo e mesmo assim nossos Governantes não se conscientizam que Negro não é inferior; na minha opinião cotas para Negros em escolas, faculdades, concursos é um ato tremendo de racismo, é um ato inaceitável, a partir que se reserva uma cota a essas pessoas, estão demonstrando um sentimento de inferioridade a uma determinada raça e na minha opinião cor de pele não difere ninguém de ninguém, não é porque sou Branco que sou superior ou inferior de alguém com cor diferente da minha. Se eu sou negro, entraria com uma representação contra os responsáveis por leis de cotas, eu gostaria de saber o por que disso, se na opinião das pessoas criadoras destas leis, se elas acham que a cor da pele difere a superioridade de alguém, na minha opinião não, mas de muitos políticos sim.
Chega desse racismo disfarçado, todos somos iguais, existe brancos bandidos, assim como negros; existe Negros inteligentes e burros, assim como Brancos; não há diferença. Uma lei de cota racial é racismo puro!
Comentários
Postar um comentário