Pular para o conteúdo principal

Richa amplia vantagem sobre Gleisi e Requião

Beto Richa tem liderança absoluta na disputa do Palácio Iguaçu e pode ser eleito em 1º turno

Política - Em nova pesquisa divulgada ontem pelo jornal “Gazeta do Povo”, o governador Beto Richa (PSDB) ampliou sua vantagem em relação aos seus principais oponentes na disputa das eleições de 2014. Richa lidera todos os cenários pesquisados pelo Instituto Paraná Pesquisas.
Com Roberto Requião (PMDB) na disputa, Richa tem 42%, seguido de Gleisi Hoffmann (PT), com 23%; Requião com 19%; Silvio Barros (PHS), com 4%; Joel Malucelli (PSD) e Rosane Ferreira (PV) – ambos com 1%. Com Orlando Pessuti (PMDB), Richa amplia a liderança com 46%, seguido de Gleisi (27%), Pessuti (7%), Silvio Barros (5%), Joel Malucelli e Rosane Ferreira – ambos com 1%.
O grupo de indecisos e que não escolheu nenhum dos candidatos listados oscila entre 5% e 7%, dependendo do cenário. O Paraná Pesquisas entrevistou 1.665 eleitores, entre os dias 12 e 16 de dezembro, em 75 cidades. A margem de erro é de 2,5 pontos porcentuais para mais ou para menos.

Reeleição – Em outra pesquisa, esta do Ibope, também divulgada nos últimos dias, Richa é aprovado por 61% da população e 66% dos eleitores afirmaram voto na sua reeleição.
Richa também é o único dos candidatos que ampliou sua vantagem nas sondagens da Paraná Pesquisas. Entre o cenário pesquisado em agosto, Richa subiu quatro pontos – de 39% para 43%, Gleisi ficou com os mesmos 24% e Requião caiu um ponto – 21% para 20%. Na leitura da Gazeta do Povo, sem Requião na disputa, Richa estará reeleito no 1º turno.
Outros analistas e blogueiros que avaliaram pesquisa ontem, se a tendência se confirmar, Richa será reeleito no dia 5 de outubro de 2014. A avaliação é corroborada pelo cientista político Luiz Domingos Costa que adiantou ao jornal as “chances factíveis” de Richa ser reeleito no 1º turno.

Vantagem – Mesmo com 2º turno, Richa também ampliou sua diferença para sua principalmente oponente, a petista Gleisi Hoffmann. Neste cenário pesquisado, Richa subiu de 52% para 54% e Gleisi caiu de 34% para 32%. Com Requião no 2º turno, a vantagem de Richa é maior. O tucano tem 57% e o peemedebista, 28%.
Na pesquisa espontânea (quando não se apresenta nenhum disco ao entrevistado), o governador tucano também lidera. Richa tem 15%, seguido de Requião, com 5%; e de Gleisi com 3%. Requião tem maior rejeição (28%), seguido de Richa (14%), Gleisi (11%), Pessuti e Silvio Barros – ambos com 10%; Joel Malucelli, com 8% e Rosane Ferreira com 7%.
Os bons números de Richa refletem o desempenho do seu governo, lembra o diretor do Ibope, Hélio Gastaldi, que avaliou a pesquisa realizada pelo instituto entre os dias 10 e 14 de dezembro. “Entre ótimo e bom, o desempenho pessoal do governador é de 56% e para 57%, nos mesmos conceitos, ele vai continuar fazendo um bom governo nos próximos 12 meses”, disse Gastaldi.
No mesmo com 2º turno, Richa amplia vantagem em relação à sua principal oponente


Com Aécio ou Marina, Dilma disputa 2º turno - O Paraná Pesquisas também mediu a disputa presidencial no Estado. O senador Aécio Neves (PSDB) e a ex-senadora Marina Silva (PSB) podem disputar o 2º turno com a presidente Dilma Rousseff (PT). No cenário com Eduardo Campos (PSB), Dilma tem 40%, Aécio 25% e Campos 15%. Já com Marina e sem Campos, Dilma tem 36%, Marina 25% e Aecio, 22%.
Os outros três cenários listam o nome do ex-governador José Serra (PSDB) que já anunciou que não disputará a presidência. Na disputa presidencial, a pesquisa revela o crescimento considerável de Aécio Neves em relação a Marina Silva e a própria Dilma – que lidera a espontânea, seguida de Lula (PT) e Aécio – ambos com 4%ç Serra (3%), Marina (2%), Eduardo Campos e Joaquim Barbosa, com 1%.

Alvaro libera com folga para Senado - O senador Alvaro Dias (PSDB) lidera com a folga e deve ser reeleito para mais oito anos em 2014. Nos cenários em que seu nome é colocado, conforme consulta da Paraná Pesquisas, Alvaro é o favorito. Com André Vargas (PT) na disputa, Alvaro tem 46%, seguido do irmão Osmar Dias (PDT), com 33%; Vargas com 4%, Eduardo Sciarra (PSD), com 3% e Sérgio Souza (PMDB), com 2%.
Com Orlando Pessuti (PMDB) na disputa, Alvaro tem 45%, Osmar 31%, Pessuti 4%, Vargas 4% e Sciarra, 3%. Sem o irmão na disputa, Alvaro tem 64% e é seguido de Pessuti (10%), Vargas (6%) e Sciarra (4%).
Osmar Dias só tem vantagem quando Alvaro Dias não está lista. Nesse cenário, o pedetista lidera com 62%, seguido de Pessuti (12%), e de Vargas e Sciarra – com 5%.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Científica será equipada com novos aparelhos para solucionar crimes

Paraná - O governador Beto Richa autorizou duas licitações para aquisição de equipamentos com tecnologia de ponta para o trabalho da Polícia Científica do Paraná, que inclui Instituto Médico-Legal (IML) e Instituto de Criminalística. As duas instituições são responsáveis pelos laudos e exames periciais que contribuem na resolução de crimes.  Para suprir as necessidades do IML em Paranavaí, Paranaguá, Toledo, União da Vitória e Curitiba, serão comprados quatro aparelhos intensificadores de imagens e cinco mesas radiotransparentes.  “São aparelhos modernos que permitem, além de localizar projéteis, analisar melhor os orifícios de entrada e saída de disparos com arma de fogo, para confrontar com a arma ou com o projétil localizado em local de crime”, explica o diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Leon Grupenmacher. “Essa é uma informação que nos possibilita esclarecer muitos crimes”, complementa ele.  Para o Instituto de Criminalística, será adquirida uma ...

Paraná é o Estado do Sul que mais gerou empregos em microempresas

O Paraná gerou 47.235 empregos com carteira assinada de janeiro a agosto desse ano, em empresas com até quatro empregados, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados recentemente pelo Ministério do Trabalho. O resultado coloca o Estado em primeiro lugar do ranking da Região Sul e em terceiro lugar nacional, atrás apenas para São Paulo e Minas Gerais. No mesmo período de 2016, o Paraná havia ficado em quarto lugar no ranking nacional, com geração de 42.205 empregos com carteira assinada. O setor que mais contribuiu foi o de serviços, com 41,7%, seguido pelo comércio, responsável por 25% dos postos de trabalho. O município com melhor resultado foi Curitiba, com 19,8% dos empregos. Em seguida, aparecem Londrina e Maringá, responsáveis por 6,3% cada. EMPREENDEDORISMO - O diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes), ligado à Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral, Julio Suzuki Júnior, dis...

Aécio defende coerência e reforça necessidade de força política

Eleições - O candidato à Presidência da República, senador Aécio Neves (PSDB), usou nessa sábado seu programa eleitoral para chamar o eleitor a comparar seu trabalho especialmente com o da ex-senadora Marina Silva (PSB), com quem disputa vaga em um eventual segundo turno das eleições. Segundo o tucano, já ficou claro que o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) deu errado e que o brasileiro quer mudança, mas o presidenciável disse aos insatisfeitos que “não basta tirar o PT” do poder. “Para governar, para fazer acontecer, é preciso ter uma equipe sólida, ideias já testadas, e principalmente força política para fazer a mudança acontecer de verdade”, afirmou. Aécio citou nominalmente Marina e disse acreditar nas boas intenções da adversária, mas disse ter certeza de que o brasileiro quer uma “mudança sem risco”, para fazer tudo o que Dilma não fez. “Ninguém quer errar de novo.” O senador reforçou que “sem experiência, sem força política, o sistema engole as boas intenções”. Em tel...