Pular para o conteúdo principal

Construção de nova indústria de ração deve beneficiar avicultores

São Jorge Do Ivaí/PR - Mais de 150 vagas diretas e milhares de empregos indiretos, além da produção de 35 mil toneladas de ração por mês. Essa é a expectativa do grupo GT Foods, de Maringá, no norte do Paraná, com a construção de uma indústria de ração animal em São Jorge do Ivaí.
O investimento é de R$ 51 milhões, e o prédio deve entrar em funcionamento no segundo semestre de 2016. O empreendimento pretende mobilizar toda a cadeia produtiva de frango instalada na região. Avicultores integrados a empresa e que estejam localizados a até 40 quilômetros de distância da indústria devem ser beneficiados.
Segundo o diretor industrial do GT Foods Ciliomar Tortola, a cidade com 5.673 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), está em uma localização estratégica para a empresa.
“A indústria vai estar a poucos quilômetros de distância dos nossos abatedouros, das granjas do grupo, de avicultores integrados a empresa, e também de grandes produtores de milho e soja – matéria prima essencial para a produção da ração”, detalha Tortola.
Além de beneficiar médios e grandes produtores rurais, a instalação do novo empreendimento na cidade deve mobilizar outros setores da economia municipal.
“Esperamos que esse novo empreendimento movimente toda a cidade. O comércio, os restaurantes e o setor de serviços vão ganhar com esse novo empreendimento”, diz o prefeito André Luís Bovo (PP).
A expectativa do município é que a nova indústria repasse aproximadamente R$ 3 milhões em impostos anualmente. “Quando a empresa estiver funcionando totalmente, acreditamos que a arrecadação municipal terá um acréscimo de 20%”, pontua o prefeito de São Jorge do Ivaí.
A construção de uma nova indústria no setor avícola vem de encontro com a perspectiva da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), de que até 2020 a carne do frango será a mais consumida do mundo.
E para o Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Paraná (Sindiavipar) o Brasil vai abraçar 50% desse crescimento, e o Paraná será o principal responsável por essa expansão. “O estado tem essa vocação, e a região noroeste será o principal polo de produção de frango. Estamos dentro de um elo de produção que produzimos uma proteína de boa qualidade com preço acessível”, detalha o presidente do Sindiavipar Domingos Martins.
Outras ampliações
O grupo paranaense GT Foods foi criado em 1992, e atualmente é a quarta maior empresa do setor no país. Para chegar a terceira posição, o grupo planeja ampliar as unidades de Paraíso do Norte e Terra Boa, ambas no noroeste do estado, e também aumentar o número de aves abatidas em Paranavaí. 
“Nós queremos passar de 500 mil aves abatidas por dia, para 770 mil abates até 2017. Para isso, vamos precisar investir em todos os segmentos. Precisamos atrair os agricultores para termos matéria-prima para a ração. Já com a indústria de ração, vamos incentivar a construção de mais granjas, assim teremos mais animais, e como consequência mais carne para vender”, explica Tortola. “Beneficiamos todos os setores da agroindústria”, acrescenta.

Nova indústria do grupo GT Foods será construída a partir de julho em São Jorge do Ivaí (Foto: Divulgação/GT Foods)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Origem Do Vidro

A origem do vidro é incerta. Apesar de ser uma das descobertas mais surpreendentes da humanidade, a sua história perde-se nos tempos e está envolta em mistérios. Não existem dados históricos precisos sobre a sua origem, mas sabe-se que foram descobertos objecto de vidro nas necrópoles egípcias, pelo que se supõe que o vidro já seria conhecido cerca de 4000 anos antes de Cristo. Alguns historiadores referem os navegadores fenícios como tendo sido os percursores da produção do vidro. A sua descoberta teria sido, como em muitas outras descobertas, completamente casual: ao prepararem as suas refeições, numa praia algures nas costas da Síria, fizeram uma fogueira e improvisaram “fogões” utilizando blocos de salitre e soda. Naturalmente que passado algum tempo começaram a notar que do fogo escorria uma substância brilhante que rapidamente ficava sólida. Poderá assim, ter sido este o momento da descoberta do vidro, o qual, após o grande desenvolvimento que o Império Romano lhe deu, c...

Richa tem 43% das intenções de votos, e Requião, 26%, mostra o Ibope

Eleições - Atual governador do Paraná e candidato à reeleição, Beto Richa (PSDB) aparece na liderança da disputa eleitoral em pesquisa divulgada ontem pelo Ibope. O tucano tem 43% das intenções de voto no levantamento. Em segundo lugar, com 26%, está o ex-governador Roberto Requião (PMDB).  Gleisi Hoffmann (PT), ex-ministra da Casa Civil do governo Dilma, aparece em terceiro lugar, com 14%.  A margem de erro da pesquisa, encomendada pela RPC TV, afiliada da Globo, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram entrevistadas 1.008 pessoas entre os dias 21 e 23 de agosto, em 59 municípios.  Em quarto lugar, está Túlio Bandeira (PTC), com 1% das intenções. Os candidatos Bernardo Pilotto (PSOL), Geonísio Marinho (PRTB), Ogier Buchi (PRP) e Rodrigo Tomazini (PSTU) não chegam a 1%.  Brancos e nulos somam 8%. Indecisos, 7%.  Ainda de acordo com o levantamento, Requião é o candidato com maior rejeição: 30% dos eleitores declararam que não votar...

Aécio defende coerência e reforça necessidade de força política

Eleições - O candidato à Presidência da República, senador Aécio Neves (PSDB), usou nessa sábado seu programa eleitoral para chamar o eleitor a comparar seu trabalho especialmente com o da ex-senadora Marina Silva (PSB), com quem disputa vaga em um eventual segundo turno das eleições. Segundo o tucano, já ficou claro que o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) deu errado e que o brasileiro quer mudança, mas o presidenciável disse aos insatisfeitos que “não basta tirar o PT” do poder. “Para governar, para fazer acontecer, é preciso ter uma equipe sólida, ideias já testadas, e principalmente força política para fazer a mudança acontecer de verdade”, afirmou. Aécio citou nominalmente Marina e disse acreditar nas boas intenções da adversária, mas disse ter certeza de que o brasileiro quer uma “mudança sem risco”, para fazer tudo o que Dilma não fez. “Ninguém quer errar de novo.” O senador reforçou que “sem experiência, sem força política, o sistema engole as boas intenções”. Em tel...