Pular para o conteúdo principal

Prefeitos destacam apoio e ações municipalistas de Richa

Parceria - Durante a solenidade de entrega de 20 novos ônibus, em Curitiba, os prefeitos elogiaram nesta terça-feira (23) as ações municipalistas do governador Beto Richa e o apoio do Governo ao transporte escolar. O veículos serão utilizados no transporte de estudantes de escolas agrícolas e profissionalizantes de todas as regiões do Estado, beneficiando 5.770 alunos. Na mesma solenidade, o governador anunciou o repasse de mais R$ 9 milhões como cota extra para as prefeituras garantirem o transporte escolar no período de reposição das aulas na rede estadual. 
“A ação de hoje é uma grande demonstração da parceria do Governo do Estado com o municipalismo”, afirmou o prefeito de Assis Chateaubriand, no Oeste, e presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Marcel Micheletto. “O governador Beto Richa tem mostrado seu respeito com a educação do Paraná, principalmente no Interior”, disse o prefeito. “Muitos destes colégios estão localizados em regiões afastadas, que necessitam de um transporte de qualidade, que garantam a segurança para levar os alunos até a escola”. 
Para o prefeito de Arapoti, nos Campos Gerais, Braz Rizzi, a união do Estado com os municípios é essencial para melhorar as condições do transporte escolar no Interior. “Nossa frota hoje no município está bem velha, então receber um ônibus novo é uma boa notícia para nós”, ressaltou. “Temos uma linha que leva os estudantes à escola agrícola e ela sempre vai lotada, então este ônibus fará a diferença para o município”, afirmou o prefeito. 

COMPLEMENTO – O prefeito de Palotina, no Oeste do Estado, Jucenir Leandro Stentzler, ressaltou que a entrega do ônibus é apenas uma das ações do governo que beneficiam o Colégio Agrícola Estadual Adroaldo Augusto Colombo, que atende cerca de 300 estudantes. “O Governo do Estado destinou recursos significativos para a escola e mais recursos para o calçamento com pedras irregulares na estrada que dá acesso ao colégio”, explicou o prefeito. “Para fechar este ciclo, temos agora o recebimento deste ônibus, que fará grande diferença no aprendizado de nossos alunos. O colégio agrícola é uma referência em nosso município”, disse. 
O Governo do Estado investiu R$ 2,9 milhões para a melhoria da infraestrutura do Colégio Agrícola Adroaldo Augusto Colombo, resultado de parceria com o Programa Brasil Profissionalizado, projeto do Governo Federal que possibilita a modernização e a expansão das redes públicas de ensino médio integradas à educação profissional. A revitalização incluiu a construção de novos alojamentos para os alunos que estudam em regime de internato, de novos laboratórios, além de cozinha, refeitório, almoxarifado e sanitários. 
De acordo com o diretor do colégio, Glauco Torino, junto à melhoria das instalações, o novo ônibus irá contribuir com a formação dos alunos. “Ele dará suporte para as atividades fora da sala de aula, como visitas técnicas a propriedades rurais e empresas da agroindústria”, disse o diretor. “Isso beneficia os alunos a terem uma melhor noção do mercado de trabalho, principalmente nas áreas de suinocultura, da produção leiteira e da pecuária de corte, que são nossos principais focos de trabalho”, explicou. 
A chefe do Núcleo Regional de Educação de Umuarama, no Noroeste, Gilmara Zanata, também destacou a importância do ônibus para o transporte dos alunos em atividades extracurriculares. “O veículo vai contribuir para que nossos alunos não fiquem apenas no colégio agrícola, mas possam buscar o conhecimento com atividades que acontecem fora do colégio”, afirmou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Beto baixa imposto. PT quer a volta da CPMF

Paraná - “As diferenças entre o governo do PT e o governo do Paraná ficaram ainda mais claras hoje”, disse o presidente do PSDB, deputado Ademar Traiano, ao comentar o anúncio do pacote de medidas anticrise, divulgado hoje pelo governador Beto Richa. “Enquanto o governo Dilma tenta ressuscitar a CPMF, o governo do Paraná anuncia a redução de impostos, criação de um fundo de combate à pobreza; apoio as pequenas empresas; mais crédito para o setor privado; a manutenção de incentivos fiscais as empresas e a antecipação do décimo-terceiro dos servidores,” enfatizou o presidente do PSDB. Traiano destacou nas medidas anunciadas a redução do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) que, a partir de agora, terá ônus menor para quem tem menos. “Muitas vezes a dor da perda de um ente querido é agravada por um problema financeiro criado por tributos decorrentes do legado. A partir de agora 55% dos contribuintes estarão isentos desse imposto e outros 40% terão redução. Apenas 5% (a...

Polícia Científica será equipada com novos aparelhos para solucionar crimes

Paraná - O governador Beto Richa autorizou duas licitações para aquisição de equipamentos com tecnologia de ponta para o trabalho da Polícia Científica do Paraná, que inclui Instituto Médico-Legal (IML) e Instituto de Criminalística. As duas instituições são responsáveis pelos laudos e exames periciais que contribuem na resolução de crimes.  Para suprir as necessidades do IML em Paranavaí, Paranaguá, Toledo, União da Vitória e Curitiba, serão comprados quatro aparelhos intensificadores de imagens e cinco mesas radiotransparentes.  “São aparelhos modernos que permitem, além de localizar projéteis, analisar melhor os orifícios de entrada e saída de disparos com arma de fogo, para confrontar com a arma ou com o projétil localizado em local de crime”, explica o diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Leon Grupenmacher. “Essa é uma informação que nos possibilita esclarecer muitos crimes”, complementa ele.  Para o Instituto de Criminalística, será adquirida uma ...

Paraná é o Estado do Sul que mais gerou empregos em microempresas

O Paraná gerou 47.235 empregos com carteira assinada de janeiro a agosto desse ano, em empresas com até quatro empregados, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados recentemente pelo Ministério do Trabalho. O resultado coloca o Estado em primeiro lugar do ranking da Região Sul e em terceiro lugar nacional, atrás apenas para São Paulo e Minas Gerais. No mesmo período de 2016, o Paraná havia ficado em quarto lugar no ranking nacional, com geração de 42.205 empregos com carteira assinada. O setor que mais contribuiu foi o de serviços, com 41,7%, seguido pelo comércio, responsável por 25% dos postos de trabalho. O município com melhor resultado foi Curitiba, com 19,8% dos empregos. Em seguida, aparecem Londrina e Maringá, responsáveis por 6,3% cada. EMPREENDEDORISMO - O diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes), ligado à Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral, Julio Suzuki Júnior, dis...