Pular para o conteúdo principal

Estado assume responsabilidade da União e repõe ambulâncias do Samu

Saúde - Assumindo uma atribuição do governo federal, o Governo do Paraná está tendo que enviar ambulâncias para recompor a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Nos últimos trinta dias, 10 veículos foram entregues pelo governo estadual para substituir ambulâncias sinistradas, ampliar o número de veículos disponíveis e manter o atendimento pelos Samus regionais do Oeste (sede Cascave), Sudoeste (Pato Branco), Noroeste (Umuarama), Norte Pioneiro (Jacarezinho) e Litoral (Paranaguá).
A medida foi tomada após o Ministério da Saúde informar que não haveria data definida para a reposição de ambulâncias no Paraná. “Não podíamos deixar que a população ficasse desassistida e por isso tomamos a decisão de apoiar o Samu com os nossos veículos de remoção”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.
As novas ambulâncias permitirão que as equipes de saúde tenham condições ideais para realizar o atendimento e transporte dos pacientes de maneira adequada. O objetivo é garantir uma assistência ágil, segura e qualificada neste momento mais crítico, que são os primeiros socorros aos casos de urgência e emergência.
No final de maio, três ambulâncias foram entregues ao Samu Regional do Oeste do Estado (Cascavel). Já na última sexta-feira (19), foi a vez dos Samus Regionais do Sudoeste (Pato Branco) e do Noroeste (Umuarama) receberem três e dois novos veículos, respectivamente. Também já foram enviadas ambulâncias para as bases do Samu de Sapopema e de Paranaguá.

MANUTENÇÃO - De acordo com o diretor da 7ª Regional de Saúde de Pato Branco, Nestor Werner Júnior, as novas ambulâncias vieram em boa hora. “Muitas das nossas 16 viaturas estão com mais de 120 mil quilômetros rodados e por isso precisam passar por manutenções constantes. Por conta disso, precisamos ter ambulâncias de reserva para ficar à disposição nestas ocasiões”, ressaltou.
A mesma situação ocorre no Samu Noroeste. A região contava com 24 ambulâncias em circulação e agora terá mais três para dar retaguarda ao trabalho de manutenção dos veículos. “Nosso Samu é o maior do País, com 85 municípios atendidos. Se não ganhássemos essas novas ambulâncias a população poderia ser prejudicada”, enfatizou diretora da 12ª Regional de Saúde de Umuarama, Creagair Aparecida de Oliveira.

FINANCIAMENTO - O Samu faz parte de uma gestão compartilhada entre governo federal, estadual e administrações municipais. A União é responsável pelo fornecimento das ambulâncias e pelo repasse de recursos de custeio equivalentes a 50% dos gastos. 
Já Estados e municípios devem arcar com os outros 50%, em média 25% cada. Apesar disso, são poucos os Estados que contribuem com o financiamento do Samu. O Paraná é uma das exceções e por isso destina recursos para apoiar os consórcios intermunicipais de saúde, que gerenciam o serviço nas regiões.

AMPLIAÇÃO - Desde 2011, a Secretaria de Estado da Saúde vêm trabalhando para implantar plenamente o Samu em todo o Paraná. Há quatro anos, apenas 15 municípios paranaenses contavam com o serviço. Com a estruturação da Rede Paraná Urgência, este número de cidades com atendimento do Samu subiu para 289, o que representa uma cobertura de 80% da população paranaense.
Ao todo, o Governo do Estado já aplicou mais de R$ 75,5 milhões em incentivos estaduais para os Samus Regionais, uma das maiores contrapartidas do país.

Governo do Estado assume responsabilidade da União e repõe ambulâncias do Samu. Na foto, 12ª Regional de Saúde de Umuarama.Foto: Divulgação


COMO FUNCIONA O SAMU:

• Ao discar o número 192, o cidadão acionará a central de regulação do Samu, que conta com profissionais de saúde treinados para dar orientações de primeiros socorros por telefone. 

• São estes profissionais que avaliam a gravidade do caso, o tipo de atendimento necessário, o deslocamento do melhor meio de transporte (ambulância ou helicóptero) e equipe adequada para cada situação. O Samu deve ser acionado em caso de urgência.

• Há situações em que basta uma orientação por telefone. Outras em que uma equipe de socorristas é deslocada para prestar o primeiro atendimento e encaminhar o paciente para a unidade especializada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Origem Do Vidro

A origem do vidro é incerta. Apesar de ser uma das descobertas mais surpreendentes da humanidade, a sua história perde-se nos tempos e está envolta em mistérios. Não existem dados históricos precisos sobre a sua origem, mas sabe-se que foram descobertos objecto de vidro nas necrópoles egípcias, pelo que se supõe que o vidro já seria conhecido cerca de 4000 anos antes de Cristo. Alguns historiadores referem os navegadores fenícios como tendo sido os percursores da produção do vidro. A sua descoberta teria sido, como em muitas outras descobertas, completamente casual: ao prepararem as suas refeições, numa praia algures nas costas da Síria, fizeram uma fogueira e improvisaram “fogões” utilizando blocos de salitre e soda. Naturalmente que passado algum tempo começaram a notar que do fogo escorria uma substância brilhante que rapidamente ficava sólida. Poderá assim, ter sido este o momento da descoberta do vidro, o qual, após o grande desenvolvimento que o Império Romano lhe deu, c...

A Diferença Entre Mau Caráter E Sem Caráter

Há situações com as quais a gente se depara que nos trazem algumas surpresas . Antes, ao observar as pessoas, tentava distinguir o caráter delas entre bom, ruim e tendente a... Creio que todos fazem isso, até mesmo como modo de se preservar, para evitar ou, pelo menos se distanciar de pessoas de caráter duvidoso . Entretanto, a soberba é algo aniquilador... e a soberba, no caso, foi minha, em achar que conseguia diferenciar bem esses indivíduos, a fim de me manter a salvo deles. Pois bem, eis que fui surpreendida por alguém mau caráter e por uma pessoa que inaugurou uma nova espécie: os sem caráter .  O "sem" aqui é no sentido de ausência mesmo. Pessoas que não sabem a que vieram , que ocupam o espaço, espalham sua (inútil) futilidade e são massas de manipulação para os seres que detêm o mínimo de caráter (bom ou ruim). Possuem o apelido de "maria-vai-com-as-outras" e, em termos de inaptidão para tomar uma decisão por si mesmas, conseguem sacanear os demais ...

Richa tem 43% das intenções de votos, e Requião, 26%, mostra o Ibope

Eleições - Atual governador do Paraná e candidato à reeleição, Beto Richa (PSDB) aparece na liderança da disputa eleitoral em pesquisa divulgada ontem pelo Ibope. O tucano tem 43% das intenções de voto no levantamento. Em segundo lugar, com 26%, está o ex-governador Roberto Requião (PMDB).  Gleisi Hoffmann (PT), ex-ministra da Casa Civil do governo Dilma, aparece em terceiro lugar, com 14%.  A margem de erro da pesquisa, encomendada pela RPC TV, afiliada da Globo, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram entrevistadas 1.008 pessoas entre os dias 21 e 23 de agosto, em 59 municípios.  Em quarto lugar, está Túlio Bandeira (PTC), com 1% das intenções. Os candidatos Bernardo Pilotto (PSOL), Geonísio Marinho (PRTB), Ogier Buchi (PRP) e Rodrigo Tomazini (PSTU) não chegam a 1%.  Brancos e nulos somam 8%. Indecisos, 7%.  Ainda de acordo com o levantamento, Requião é o candidato com maior rejeição: 30% dos eleitores declararam que não votar...