Pular para o conteúdo principal

‘Combate da violência à mulher é prioridade de governo no PR’

Paraná - A secretária Fernanda Richa (Trabalho e Desenvolvimento Social) disse nesta sexta-feira, 25, em Cascavel, que o enfrentamento à violência contra mulher é prioridade de governo no Paraná. “Temos ações e programas que acontecem em várias áreas, que vão desde a assistência social, trabalho, fomento, saúde e educação”, disse Fernanda na III Conferência Intermunicipal de Políticas para Mulheres da Região Oeste do Paraná.
Durante o encontro, que reúne 400 participantes, Fernanda fez um balanço das principais ações e programas desenvolvidos no Estado na garantia dos direitos das mulheres e anunciou um novo projeto que atenderá todo o Estado. “O desenvolvimento pleno da mulher é a nossa principal meta”, disse.
Fernanda anunciou que os 22 escritórios regionais da Secretaria do Trabalho vão receber veículos, modelo Van, unidades móveis que vão percorrer as cidades para levar informações sobre a garantia de direitos das mulheres. “Essas unidades visitarão principalmente os municípios que possuem os maiores índices de violência contra a mulher.”

Investimentos - A secretária destacou que, de janeiro 2011 a agosto de 2015, o Governo do Estado investiu R$ 1,2 bilhão em ações e programas voltados para a criança e adolescentes, assistência social, garantia de direitos e para a área Trabalho.
Entre as ações que fazem parte da política da mulher, destaca-se a criação do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, em 2013, e o lançamento do Plano Estadual de Políticas para Mulheres, que nasceu da mobilização de quase 2 mil mulheres.
No Paraná, as mulheres contam também com o Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência. Neste espaço, que funciona em Curitiba, são oferecidos atendimento e acompanhamento psicológico, social, jurídico, orientação e informação às mulheres que sofrem algum tipo de violência.
O trabalho de atendimento preventivo às mulheres e suas famílias é feito em 556 Centros de Referência de Assistência Social existentes hoje no Estado. Desde 2011, o Governo do Estado entregou 42 Cras aos municípios paranaenses. O Paraná possui ainda 156 Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), que estão localizados em 133 municípios.

fernanda richa2

Mais açõesA mulher também é prioridade no Família Paranaense, principal programa do Governo do Estado para atendimento às famílias que vivem em vulnerabilidade social. Desde que foi criado em 2012, o programa atendeu 188,6 mil famílias, 171 mil delas com a transferência direta de renda.
Na área da Saúde há o programa Mãe Paranaense que oferece serviços de saúde que são referência na atenção materno-infantil. O Governo do Paraná está investindo R$ 495 milhões na implantação e consolidação da Rede Mãe Paranaense.
No estado, as mulheres vítimas de violência sexual também passarão a receber um atendimento mais ágil e humanizado em hospitais de referência. Com isso, elas não precisarão ir a delegacias e ao Instituto Médico Legal.
Outro serviço oferecido pelo estado é o de exames gratuitos de DNA para a investigação de paternidade de crianças e adolescentes que não têm condições de arcar com os custos do procedimento. De 2011 até agora foram realizados 1.384 exames.
Ainda para atender as mulheres vítimas de violência, o Governo do Estado, conta com 17 Delegacias da Mulher.
Neste momento, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social estuda a regionalização das casas abrigo para mulheres vítimas de violência e na criação de um sistema que fará o mapeamento da violência contra a mulher no Paraná.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Criança pula de prédio para escapar de incêndio em Londrina

Londrina/PR - Uma menina de dez anos ficou ferida depois de pular de um apartamento localizado no segundo andar de um prédio de condomínio da rua Pedro Marcos Prado, no bairro Lima Azevedo, em Londrina.  A criança teria pulado do prédio para fugir de um incêndio. Apesar da queda, a garota sofreu apenas contusão em um dos joelhos.  Os pais da menina permaneceram no apartamento para apagar as chamas, que teriam se iniciado na cozinha do imóvel.  O casal inalou bastante fumaça. O homem, de 34 anos, e a mulher, de 39, apresentaram dificuldades respiratórias e vermelhidão em garganta e olhos.  A criança e a mulher foram atendidas pelo Siate e levadas para o Hospital do Coração de Londrina. O homem também foi atendido pelos socorristas, mas recusou encaminhamento hospitalar. Bonde News

Richa confirma equipe de gestão para o novo período de Governo

Paraná - O governador Beto Richa confirmou nesta sexta-feira (19/12) o nome dos secretários que formarão a equipe de governo que vai auxiliá-lo na gestão a partir de 1º. de janeiro de 2015. A nova administração terá 17 Secretarias de Estado. “São nomes dos mais qualificados, dos mais respeitados que vão nos ajudar no segundo período de governo a superar as ações e os avanços conquistados para o Estado no primeiro, que foram muito boas”, afirmou o governador. Richa afirmou que estabeleceu metas ousadas de trabalho para a equipe e acredita que será possível realizar muitos programas em favor da população paranaense. “Vamos desmistificar a tese de que a segunda gestão não consegue superar a primeira. Estou convicto de que isso é possível e muito motivado, até pela equipe que anunciamos hoje”, destacou Richa. O governador ressaltou que passou as últimas semanas fazendo uma análise criteriosa dos nomes para compor a equipe de trabalho. “O sucesso da nossa administração passa obrigat