Pular para o conteúdo principal

Governo Federal reconhece situação de emergência decretada no Paraná

Emergência - Governo Federal reconhece situação de emergência decretada no Paraná 
Portaria divulgada nesta quinta (17) cita Foz do Iguaçu e Nova Esperança
Com a homologação, atingidos por chuvas podem antecipar saque do FGTS. 
Técnicos da Defesa Civil Estadual sobrevoaram a região do Porto Meira, em Foz do Iguaçu (PR), neste sábado (12) 
O Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, homologou nesta quinta-feira (17) a situação de emergência decretada pelas prefeituras de Foz do Iguaçu, no oeste, e Nova Esperança, no noroeste do Paraná, em função das fortes chuvas registradas no dia 7 de setembro. 
Com o reconhecimento, os atingidos pelo mau tempo e que têm direito ao benefício poderão fazer o pedido para a antecipação do saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O recurso deve ser usado na reforma dos imóveis danificados pela chuva de granizo. Representantes da prefeitura e da Caixa estão organizando um mutirão para atender os beneficiados. Os detalhes serão divulgados na sexta (18). 
O reconhecimento também autoriza os governos estaduais e federal a repassar verbas para a reconstrução de rodovias, pontes, espaços e p
Em Foz do Iguaçu, quase 15 mil imóveis foram destruídos e 60 mil pessoas atingidas, quase todas na região do grande Porto Meira. A situação de emergência foi decretada pelo prefeito no dia 8 de setembro e reconhecida oficialmente pelo governo do estado na segunda (14), cerca de uma semana após a visita do governador Beto Richa à cidade no dia 9. 
As aulas em algumas escolas e centros de educação infantil do município devem retomar as atividades a partir de sexta. Voluntários e servidores municipais estão trabalhando na entrega de telhas e na reconstrução dos imóveis destruídos. Paralelo a este trabalho, um mutirão de limpeza recolhe os entulhos. 
Outras 19,5 mil pessoas foram afetadas pela chuva de granizo que caiu sobre Nova Esperança também no dia 7. O número de prejudicados representa 73% da população do município, que atualmente é de 26,6 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a Secretaria de Administração, o prejuízo financeiro ultrapassa os R$ 4,5 milhões. 
"Todos os prédios públicos municipais e pouco mais de dois terços dos imóveis da cidade foram danificados pelas pedras de granizo. O município deve enfrentar uma crise econômica interna nos próximos seis meses porque algumas empresas, que perderam maquinários em função da chuva, correm o risco de fechar", explica o secretário Alexandre Manzotti. 
Além de problemas enfrentados por indústrias e empresas de serviços, Manzotti ainda detalha prejuízos no setor agrícola. Conforme o secretário, a produção de bichos da seda, plantações de hortifrutigranjeiros de pequenos produtores rurais e a produção de laranja foram diretamente afetados. 
"A merenda escolar é abastecida com produtos vendidos por pequenos produtores, mas com a chuva de granizo plantações de verduras e frutas, como o alface e morango, foram diretamente afetadas. Temos produtores que perderam tudo porque ia colher a produção um dia depois do temporal", detalha o secretário de Administração. 
Até esta quinta-feira (17), o município distribuiu 7,5 mil kits de alimentos, higiene e limpeza, e mais 5.016 conjuntos de dormitório e colchões. Além disso, serão necessárias 82 mil telhas para substituir as que foram danificadas. Assim como para Foz do Iguaçu, o Governo do Estado abriu uma linha de financiamento para ajudar os pequenos empresários da cidade a se restabelecerem. 
Conforme a Defesa Civil Estadual, o número de atingidos pelas chuvas no início do mês chegou a 101.756 em 44 municípios. No total, 24,8 mil casas foram danificadas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Insegurança: Mercado É Roubado Na Hora Do Almoço

Nova Esperança/PR  - Hoje (24) véspera de Natal, um Mercado localizado na Avenida Felipe Camarão foi mais uma vítima da falta de segurança enfrentada pela cidade. O mercado tradicional na cidade foi assaltado, dois vagabundos aparentemente de menores chegaram em uma moto e deram voz de assalto  e como sempre sem nenhuma preocupação por parte dos delinquentes e mais uma vez pergunto, cade a Policia? Não era para estarem mais ativos nesta época? Era! Mas não estão. Lamentável. Até quando isso, até quando esta falta de segurança? Talvez esteja na hora de comerciantes se unirem e voltarem nos tempos passados, juntarem uma grana e pagarem para homens fora da lei resolverem este problema, o duro é que se amanhecer bandido morto, a PM, Ministério Público vai enlouquecer, pois bandidos é proibido matar, pois em Nova Esperança parece que bandido tem mais liberdade ainda. 

Apertado Holanda Vence E Semi Finais Não Terá Zebras

Copa Do Mundo 2014 - Em uma partida protagonizada pelos goleiros, a Holanda conquistou a última vaga para as semifinais da Copa do Mundo. Depois de empatar por 0 a 0 com a Costa Rica nos 120 minutos de jogo, a Holanda conseguiu a classificação ao vencer a grande surpresa da Copa do Mundo por 4 a 3 nos pênaltis. Enquanto a bola estava rolando, o goleiro Navas se destacou com milagres e muita sorte. Três bolas da Holanda foram na trave. Já nas penalidades, a estrela foi o goleiro Krul. Ele entrou só para a disputa de pênaltis. O primeiro tempo da partida não fez jus a um jogo de quartas de final de Copa do Mundo. Com a Holanda tocando excessivamente a bola e a Costa Rica armando uma retranca gigantesca, o primeiro chute a gol só foi dado aos 20 minutos. O único destaque da primeira etapa foi Navas. Por quatro oportunidades, o arqueiro conseguiu defender chutes do ataque holandês. Entre os lances, uma saída providencial nos pés de Robben aos 21 minutos e uma defesa em cobrança de