Pular para o conteúdo principal

O Paraná é o líder na região Sul em empresas de alto crescimento

Um Paraná Que Avança - O Paraná é o Estado com maior número de empresas de alto crescimento da região Sul. De acordo com a mais recente pesquisa Demografia das Empresas, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no início do mês, 5.560 empresas paranaenses foram classificadas nessa categoria em 2013, número acima do Rio Grande do Sul (5.507) e Santa Catarina (4.266). 
Pelo conceito do IBGE, empresas de alto crescimento são aquelas com dez ou mais empregados assalariados, cujo número de funcionários avançou mais de 20% ao ano por um período de três anos. Trata-se de um indicador que ajuda a medir o dinamismo das empresas e de segmentos produtivos de uma determinada região. 
NO PAÍS - No ranking nacional, o Paraná só está atras de São Paulo (23.310), Minas Gerais (7.651) e Rio de Janeiro (6.577). 
“O Paraná vem conseguindo apresentar um resultado muito positivo e um dinamismo maior do que os demais estados do Sul”, diz o presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes), Julio Takeshi Suzuki Junior, que analisou os dados do IBGE. 
Em 2012, o Paraná estava em quinto lugar em número de empresas de alto crescimento (5.361), atrás do Rio Grande do Sul (5.538). 
EMPREGOS - Como referem-se a 2013, os números do IBGE ainda refletiam um momento mais positivo da economia brasileira. A expansão das empresas de alto crescimento pode ser comprovada quando se verifica o ritmo de geração de vagas medido pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), de acordo com Suzuki Junior. 
“O crescimento foi marcado pelo desenvolvimento do Interior do Paraná, sobretuto pela agroindústria”, diz. O Paraná fechou 2013 com um saldo de 90 mil empregos entre admitidos e demitidos. 

O Paraná é o Estado com maior número de empresas de alto crescimento da região sul.Foto: Gilson Abreu/FIEP

TRANSFORMAÇÃO - Em âmbito setorial, o Paraná se destaca na indústria de transformação, com 995 empresas de alto crescimento, e nas atividades financeiras e de seguros, com 165 companhias. Em ambos os casos, o Estado ocupa a terceira posição no ranking nacional, sendo o primeiro do Sul. O setor de comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas é o que tinha a maior concentração de empresas, com 2.204.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Criança pula de prédio para escapar de incêndio em Londrina

Londrina/PR - Uma menina de dez anos ficou ferida depois de pular de um apartamento localizado no segundo andar de um prédio de condomínio da rua Pedro Marcos Prado, no bairro Lima Azevedo, em Londrina.  A criança teria pulado do prédio para fugir de um incêndio. Apesar da queda, a garota sofreu apenas contusão em um dos joelhos.  Os pais da menina permaneceram no apartamento para apagar as chamas, que teriam se iniciado na cozinha do imóvel.  O casal inalou bastante fumaça. O homem, de 34 anos, e a mulher, de 39, apresentaram dificuldades respiratórias e vermelhidão em garganta e olhos.  A criança e a mulher foram atendidas pelo Siate e levadas para o Hospital do Coração de Londrina. O homem também foi atendido pelos socorristas, mas recusou encaminhamento hospitalar. Bonde News

Richa confirma equipe de gestão para o novo período de Governo

Paraná - O governador Beto Richa confirmou nesta sexta-feira (19/12) o nome dos secretários que formarão a equipe de governo que vai auxiliá-lo na gestão a partir de 1º. de janeiro de 2015. A nova administração terá 17 Secretarias de Estado. “São nomes dos mais qualificados, dos mais respeitados que vão nos ajudar no segundo período de governo a superar as ações e os avanços conquistados para o Estado no primeiro, que foram muito boas”, afirmou o governador. Richa afirmou que estabeleceu metas ousadas de trabalho para a equipe e acredita que será possível realizar muitos programas em favor da população paranaense. “Vamos desmistificar a tese de que a segunda gestão não consegue superar a primeira. Estou convicto de que isso é possível e muito motivado, até pela equipe que anunciamos hoje”, destacou Richa. O governador ressaltou que passou as últimas semanas fazendo uma análise criteriosa dos nomes para compor a equipe de trabalho. “O sucesso da nossa administração passa obrigat