Pular para o conteúdo principal

MPF pediu prisão de Edílson por suspeita de fraude em loteria

O Globo

Fraude - O Ministério Público Federal (MPF) chegou a pedir a prisão do jogador de futebol Edílson da Silva Ferreira, investigado em operação da Polícia Federal (PF) que desarticulou esquema de fraude em pagamento de loterias da Caixa, mas o pedido foi negado pela Justiça Federal, segundo fontes com acesso às investigações. A Justiça autorizou a PF a cumprir um mandado de busca e apreensão na casa de Edílson na Bahia e também a conduzi-lo coercitivamente para prestar esclarecimentos na superintendência da PF no estado.
A busca foi feita na casa do jogador, que atuou na seleção brasileira e foi pentacampeão do mundo em 2002. A PF produziu diversas provas sobre o suposto envolvimento de Edílson no esquema, desbaratado na manhã desta quinta-feira na Operação Desventura, com cumprimento de mandados em Goiás – sede das investigações –, Bahia, São Paulo, Sergipe, Paraná e Distrito Federal.
Fontes da investigação relatam a existência de escutas telefônicas, fotos de reuniões e relatórios de monitoramento do jogador. A busca feita em sua casa resultou na apreensão de mais papéis e documentos que, segundo investigadores, mostrariam uma participação maior de Edílson no esquema. O material ainda será periciado pela PF.
A suspeita é de que o pentacampeão usava sua influência para aliciar gerentes da Caixa ao esquema. Ele teria mais facilidades para chegar a esses gerentes, que encaminhavam à quadrilha as informações sobre bilhetes de loteria premiados que ainda não haviam sido apresentados para o recebimento do dinheiro. Edílson seria parente de um dos líderes da organização criminosa.
A PF prendeu 13 pessoas, sendo cinco prisões temporárias e oito preventivas. Entre os detidos está um doleiro de São Paulo, que já havia sido preso por participação em outro esquema, advogados e comerciantes. Os empregados da Caixa – gerentes aliciados e funcionários do setor de loterias – não chegaram a ser presos, mas foram conduzidos para prestar esclarecimentos.
Quase 250 policiais federais cumpriram 54 mandados judiciais. Além das prisões, foram 22 conduções coercitivas e 19 mandados de busca e apreensão.
Segundo a PF, o esquema consistia em validação de bilhetes falsos por gerentes da Caixa que viabilizavam o prêmio por meio de suas senhas. Gerentes eram recrutados por correntistas com grande movimentação financeira, entre eles Edílson, conforme as suspeitas da PF.

CAIXA DIZ QUE VAI TOMAR PROVIDÊNCIASO dinheiro dos prêmios não sacados seria destinado ao Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Em 2014, ganhadores de loteria deixaram de resgatar R$ 270,5 milhões em prêmios da Mega-Sena, Loteca, Lotofácil, Lotogol, Quina, Lotomania, Dupla-Sena e Timemania.
O Setor de Segurança Bancária Nacional da Caixa participa da investigação. Os envolvidos são suspeitos de crimes de organização criminosa, estelionato qualificado, tráfico de influência, corrupção ativa e passiva, falsificação de documento público e evasão de divisas.
Em nota, a Caixa informou que vem colaborando com as investigações e está tomando “providências de abertura de processos disciplinares, apuração de responsabilidades e afastamentos, nos casos de envolvimento de empregados do banco”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Criança pula de prédio para escapar de incêndio em Londrina

Londrina/PR - Uma menina de dez anos ficou ferida depois de pular de um apartamento localizado no segundo andar de um prédio de condomínio da rua Pedro Marcos Prado, no bairro Lima Azevedo, em Londrina.  A criança teria pulado do prédio para fugir de um incêndio. Apesar da queda, a garota sofreu apenas contusão em um dos joelhos.  Os pais da menina permaneceram no apartamento para apagar as chamas, que teriam se iniciado na cozinha do imóvel.  O casal inalou bastante fumaça. O homem, de 34 anos, e a mulher, de 39, apresentaram dificuldades respiratórias e vermelhidão em garganta e olhos.  A criança e a mulher foram atendidas pelo Siate e levadas para o Hospital do Coração de Londrina. O homem também foi atendido pelos socorristas, mas recusou encaminhamento hospitalar. Bonde News

Insegurança: Mercado É Roubado Na Hora Do Almoço

Nova Esperança/PR  - Hoje (24) véspera de Natal, um Mercado localizado na Avenida Felipe Camarão foi mais uma vítima da falta de segurança enfrentada pela cidade. O mercado tradicional na cidade foi assaltado, dois vagabundos aparentemente de menores chegaram em uma moto e deram voz de assalto  e como sempre sem nenhuma preocupação por parte dos delinquentes e mais uma vez pergunto, cade a Policia? Não era para estarem mais ativos nesta época? Era! Mas não estão. Lamentável. Até quando isso, até quando esta falta de segurança? Talvez esteja na hora de comerciantes se unirem e voltarem nos tempos passados, juntarem uma grana e pagarem para homens fora da lei resolverem este problema, o duro é que se amanhecer bandido morto, a PM, Ministério Público vai enlouquecer, pois bandidos é proibido matar, pois em Nova Esperança parece que bandido tem mais liberdade ainda.