Pular para o conteúdo principal

MPF pediu prisão de Edílson por suspeita de fraude em loteria

O Globo

Fraude - O Ministério Público Federal (MPF) chegou a pedir a prisão do jogador de futebol Edílson da Silva Ferreira, investigado em operação da Polícia Federal (PF) que desarticulou esquema de fraude em pagamento de loterias da Caixa, mas o pedido foi negado pela Justiça Federal, segundo fontes com acesso às investigações. A Justiça autorizou a PF a cumprir um mandado de busca e apreensão na casa de Edílson na Bahia e também a conduzi-lo coercitivamente para prestar esclarecimentos na superintendência da PF no estado.
A busca foi feita na casa do jogador, que atuou na seleção brasileira e foi pentacampeão do mundo em 2002. A PF produziu diversas provas sobre o suposto envolvimento de Edílson no esquema, desbaratado na manhã desta quinta-feira na Operação Desventura, com cumprimento de mandados em Goiás – sede das investigações –, Bahia, São Paulo, Sergipe, Paraná e Distrito Federal.
Fontes da investigação relatam a existência de escutas telefônicas, fotos de reuniões e relatórios de monitoramento do jogador. A busca feita em sua casa resultou na apreensão de mais papéis e documentos que, segundo investigadores, mostrariam uma participação maior de Edílson no esquema. O material ainda será periciado pela PF.
A suspeita é de que o pentacampeão usava sua influência para aliciar gerentes da Caixa ao esquema. Ele teria mais facilidades para chegar a esses gerentes, que encaminhavam à quadrilha as informações sobre bilhetes de loteria premiados que ainda não haviam sido apresentados para o recebimento do dinheiro. Edílson seria parente de um dos líderes da organização criminosa.
A PF prendeu 13 pessoas, sendo cinco prisões temporárias e oito preventivas. Entre os detidos está um doleiro de São Paulo, que já havia sido preso por participação em outro esquema, advogados e comerciantes. Os empregados da Caixa – gerentes aliciados e funcionários do setor de loterias – não chegaram a ser presos, mas foram conduzidos para prestar esclarecimentos.
Quase 250 policiais federais cumpriram 54 mandados judiciais. Além das prisões, foram 22 conduções coercitivas e 19 mandados de busca e apreensão.
Segundo a PF, o esquema consistia em validação de bilhetes falsos por gerentes da Caixa que viabilizavam o prêmio por meio de suas senhas. Gerentes eram recrutados por correntistas com grande movimentação financeira, entre eles Edílson, conforme as suspeitas da PF.

CAIXA DIZ QUE VAI TOMAR PROVIDÊNCIASO dinheiro dos prêmios não sacados seria destinado ao Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Em 2014, ganhadores de loteria deixaram de resgatar R$ 270,5 milhões em prêmios da Mega-Sena, Loteca, Lotofácil, Lotogol, Quina, Lotomania, Dupla-Sena e Timemania.
O Setor de Segurança Bancária Nacional da Caixa participa da investigação. Os envolvidos são suspeitos de crimes de organização criminosa, estelionato qualificado, tráfico de influência, corrupção ativa e passiva, falsificação de documento público e evasão de divisas.
Em nota, a Caixa informou que vem colaborando com as investigações e está tomando “providências de abertura de processos disciplinares, apuração de responsabilidades e afastamentos, nos casos de envolvimento de empregados do banco”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acidente entre carro e ônibus deixa uma pessoa morta e três feridas

O Diário Paraná - Uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas - uma em estado grave - em uma colisão entre um ônibus e um carro na noite de quinta-feira (17), por volta das 20 horas, na PR-218, no trecho entre Iguaraçu (a 31 quilômetros de Maringá) e Ângulo (a 36 quilômetros de Maringá). De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), duas vítimas estavam no Chevrolet Vectra, placas de Ângulo, que seguia em direção a Iguaraçu quando foi atingido transversalmente pelo ônibus, placas de Astorga, no Km 276+800 da rodovia. A passageira do Vectra, Hindiara Cristina Rojas Mazzaran, de 21 anos, morreu na hora. A motorista Francieli Medeiros Vidigal, de 20 anos, sofreu ferimentos graves, com risco à vida. Ela foi socorrida por equipes do Siate e Samu, e encaminhada ao Hospital Santa Rita, em Maringá. Na manhã desta sexta-feira (18) a paciente permanecia internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Duas passageiras do ônibus também ficaram feridas. Eloiza Brunheira da Si...

Nova York faz apreensão recorde de armas

EUA - As autoridades de Nova York anunciaram nesta segunda-feira uma apreensão recorde de armas de fogo na cidade, com a descoberta de 250 unidades de armamento, de diversos modelos. A apreensão foi resultado de um longo trabalho de agentes da polícia disfarçados e de membros da promotoria de Nova York, e permitiu que "254 armas de fogo fossem retiradas das ruas da cidade, além do indiciamento de 19 indivíduos por tráfico de armas" procedentes das Carolinas do Sul e do Norte. "Trata-se da maior descoberta de armas ilegais da história da cidade" e entre o material apreendido estão fuzis de assalto de alta capacidade e outras armas automáticas, longas e curtas. "Nova York é a grande cidade mais segura do país, mas ano após ano as armas ilegais chegam aqui a partir de Estados que não têm as mesmas leis para manter as armas longe das mãos dos criminosos", destacou o prefeito Michael Bloomberg. Segundo a prefeitura, o percentual de armas procedentes de outros ...

# Lugares Estranhos - Floresta Aokigahara , Japão

Mais de 500 pessoas já se suicidaram lá. O problema é tanto que o pessoal colocoram   placas com mensagens de incentivo pra galera, do tipo: pense melhor, pense na sua família, nos seus amigos e coisas do tipo… A Floresta tem um clima tão pesado que os japoneses proíbem suas crianças de passarem por perto. Casos de desaparecimentos são comuns naquela região e são raros aqueles que são solucionados. Melhor não arriscar e ficar longe desse agradável com a natureza.