Pular para o conteúdo principal

Lula ordenou pagamento a empresa ligada à Petrobras, diz doleiro

Política - O doleiro Alberto Youssef falou nesta segunda-feira (11) em depoimento à CPI da Petrobras que o Palácio do Planalto conhecia o esquema de corrupção na estatal e que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ordenou o pagamento de verbas à agência Muranno Marketing.
Segundo o doleiro, o envio de dinheiro à agência foi definido por Lula e tinha como base propinas que iriam abastecer os caixas de PT e PP. A informação lhe foi repassada, de acordo com Youssef, pelo ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa. Tanto Youssef quanto Costa fazem parte do programa de delação premiada vinculado à operação Lava Jato.
“É uma declaração muito forte e um motivo grande para que Lula e a presidente Dilma Rousseff sejam incluídos em todos os instrumentos de investigação ligados à Lava Jato”, disse o deputado federal Nelson Marchezan Junior (PSDB-RS).

“Segurança” - O depoimento de Youssef foi feito em Curitiba, onde a CPI da Petrobras está questionando envolvidos no esquema que estão detidos na capital paranaense. O doleiro falou que operou as propinas ligadas à estatal “com segurança” por conta de um respaldo que, segundo ele, viria do Palácio do Planalto.
“Paulo Roberto Costa sempre dizia, quando havia alguma divergência no partido sobre pagamentos, que tinha que ter o aval do Palácio do Planalto”, disse Youssef, segundo reportagem do portal iG.
O pagamento ordenado por Lula já havia sido citado por Youssef em depoimento à Polícia Federal e foi confirmado pelo doleiro nesta segunda-feira.

Organização criminosa - Para o tucano Marchezan, a complexidade do esquema relatado por Youssef e outros réus deixa claro que não haveria como a quadrilha operar sem o conhecimento de autoridades do governo. O deputado citou fatores como o alto número de contratações feitas pela Petrobras no modelo de regime diferenciado, que tem regras mais frágeis, o que facilitava o repasse de verbas a integrantes e beneficiários do esquema.
“Estamos falando de algo muito mais sério do que um esquema que poderia ser conduzido com uma simples planilha de Excel. Era necessário um sistema gigantesco, um profissionalismo muito grande para gerenciar esses contratos. Coisas dignas de uma grande organização criminosa. Não é crível que a atual presidente da República, que foi ministra das Minas e Energia e presidente do Conselho de Administração da Petrobras, desconhecesse o esquema”, afirmou.
Marchezan enfatizou que o fato de tanto Youssef quanto Costa terem protagonismo nos esquemas de desvios não tira o peso dos depoimentos prestados por eles. “Em todo o mundo, quadrilhas são desmontadas por delações de seus integrantes. É o que assistimos aqui também. Quando o PT tenta desqualificar a relevância dos depoimentos, apenas faz o que sempre realizou: vai contra o interlocutor que disse algo contrário ao partido”, apontou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 Personagens Dos 30 Anos Da Praça É Nossa'

Velha Surda (Roni Rios) Um dos personagens mais lembrados da "Praça", Velha Surda ocupou o banco da praça durante 14 anos, da estreia do programa à morte de seu intérprete, Roni Rios, em 2001. Além da senhora que ouvia mal e irritava Carlos Alberto de Nóbrega e Apolônio (Viana Junior), o ator viveu Philadelpho, Explicadinho e outros papéis marcantes.  Vera Verão (Jorge Lafond) "Bicha, não! Eu sou uma quase mulher!" Quem não se lembra desta frase que Vera Verão gritava quando era chamada de "bicha"? A personagem imortalizou Jorge Lafond, que de bailarino virou ator, humorista e fez novela na Globo até se consagrar na "Praça". Morreu em 2003, aos 50 anos, e ainda rende audiência quando o quadro de Vera Verão é reprisado pelo SBT Pacífico (Ronald Golias) Amigo de Carlos Alberto e do pai, Manuel de Nóbrega, Golias atuou na "Praça da Alegria" (TV Paulista) e na "Praça Brasil" (Band), a...

Mostra De Profissões Da UEM Deve Receber 10 mil Visitantes Estudantes

Paraná  - A sexta edição da Mostra de Profissões que a Universidade Estadual de Maringá (UEM) realiza dias 10 e 11 de abril deverá receber cerca de 10 mil alunos do ensino médio, segundo previsão dos organizadores do evento. Eles irão passar pelos estandes de cursos, que estarão montados no estacionamento da Biblioteca Central da Universidade. Segundo o diretor de Ensino de Graduação da UEM, Eduardo Radovanovic, no ano passado a mostra foi visitada por estudantes de mais de 50 cidades do Paraná e também de São Paulo. “A Mostra de Profissões é uma iniciativa importante da Universidade, que abre seus portões para receber alunos que se preparam para a escolha de um curso superior”, diz Radovanovic. Segundo ele, a Mostra pode ajudar o escolher melhor a profissão. “No final das contas, o sucesso também reflete na Universidade, já que a escolha certa da futura profissão tende a diminuir os índices de evasão nos cursos”, avalia o diretor. “Quem fica nos estantes são universitários, que tê...

A Dor Mais Forte Do Mundo

Segundo os cientistas, a dor mais forte do planeta é causada pelo Peixe Pedra (Synanceia Verrucosa). Ele é um peixe que vive em águas rasas do Oceano Pacifico e Índico e é muito encontrado em águas australianas, mede entre 30 e 60 centímetros e seu cardápio é composto basicamente de pequenos peixes ou crustáceos. Tem cerca de 13 espinhos venenosos alinhados na região dorsal e se camufla facilmente entre corais, pois sua cor e formato é semelhante ao das pedras, como vive em águas rasas pode a maioria das suas vítimas são humanos que pisam nele. Quando uma pessoa pisa no peixe pedra é injetada uma grande quantidade de veneno que causa uma dor intensa e agonizante, se o ferimento causado pelos espinho do peixe for muito profundo o veneno pode causar choque, delírios, paralisia e a morte de tecidos e as vezes asfixia ou ataque cardíaco, se não for tratado rapidamente nas primeiras horas o veneno pode ser fatal, se uma pessoa com menos de 7 anos de idade um idoso ou alguém com sistema imun...