Pular para o conteúdo principal

Richa homenageia profissionais do Siate e anuncia compra de 20 ambulâncias

Saúde - O governador Beto Richa anunciou nesta quarta-feira (27), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, a abertura de licitação para compra de 20 novas ambulâncias de resgate e outros quatro veículos para o transporte de médicos para o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), que neste mês de maio completa 25 anos. 
O anúncio foi feito na solenidade em que o governador homenageou 55 profissionais, entre bombeiros, médicos, enfermeiros e assistentes, que participam da história do Siate. “Em nome dos paranaenses, quero agradecer pelo valoroso trabalho que todos os profissionais do Siate desempenham. É um serviço de qualidade, que salva vidas e que é referência nacional”, afirmou o governador. 
Em 25 anos, o Siate fez mais de 300 mil atendimentos. “Um serviço exemplar, conduzido por pessoas brilhantes, com excelente capacitação técnica e com amor ao que fazem”, ressaltou Richa. 


QUALIDADE - O Siate foi criado em 1990, com o objetivo de unir o trabalho de bombeiros, enfermeiros e médicos para garantir às vitimas transporte adequado e atendimento pré-hospitalar de trauma com qualidade. Disponível inicialmente apenas na capital, o serviço foi expandido para outras cidades do Estado e conta hoje com uma frota de 113 ambulâncias para 52 municípios. 


AERONAVES - Nos últimos quatro anos, o governo reforçou o atendimento de urgência e emergência com a compra de novas ambulâncias, convênios com hospitais filantrópicos e implantação do resgate aéreo hospitalar. 
O governador lembrou que o atendimento de urgência e emergência foi reforçado com o apoio de aeronaves do governo estadual, que atuam tanto com transporte de pessoas em situação grave, como transporte de órgãos para transplante. “Só pelo serviço aeromédico já foram salvas mais de 1.600 pessoas”, disse Richa. O governador ressaltou que no momento em que acontecia a solenidade, um bebê de apenas um dia estava sendo socorrido. 

MAIOR RENOVAÇÃO - Em 2013, o governo estadual renovou a frota do Siate com 60 novas ambulâncias. Foi o maior processo de ampliação da frota já realizada ao longo dos 25 anos de história do Siate. Foram investidos R$ 7,5 milhões em recursos do tesouro estadual. Antes disso, a última grande aquisição havia acontecido em 1995. “Nosso compromisso é promover um atendimento mais ágil, humano e de qualidade”, afirmou Richa. O serviço implantado pioneiramente no Paraná hoje é copiado por vários estados brasileiros. 

Governador Beto Richa durante solenidade  em homenagem ao SIATE PARANÁ pelos relevantes serviços prestados à populacão paranaense do decorrer dos 25 anos de atuação.Curitiba, 27/05/2015.Foto: Orlando Kissner/ANPr

RECONHECIMENTO - Coronel reformado do Corpo de Bombeiros, Miguel Arcanjo Capriotti foi um dos idealizadores e responsáveis, na época, por colocar em prática a primeira equipe do Siate. "Acompanhamos a excelente evolução do serviço, que hoje é referência. Parabéns aos heróis bombeiros e médicos", disse Capriotti, ao receber a homenagem. 
Ele agradeceu a iniciativa do governador em prestar a homenagem aos servidores mais antigos. "Um incentivo que motivará ainda mais os bombeiros", disse ele. 
Atual diretor da Rede Paraná Urgência, Vinicius Filipak é o segundo médico mais antigo no Siate e continua toda sexta-feira fazendo plantão no serviço aeromédico. 
“Estou há 25 anos no Siate. Nesse período tive muitas experiências gratificantes que me motivam ainda mais a trabalhar nesse serviço”, disse Filipak. Ele afirmou que os primeiros socorros e o transporte de qualidade podem reduzir de 30 a 50% a mortalidade da vítima. 

SÓ EVOLUIU - O médico socorrista Ricardo Falavinha trabalha há 23 anos no Siate de Curitiba e acompanhou todo o desenvolvimento do serviço. “O Siate só evoluiu, se modernizando com novas técnicas e conceitos médicos”, disse. Ao agradecer a homenagem, Falavinha disse que o serviço é uma filosofia de vida para ele. “Trabalhar no Siate é uma ideologia. É saber que seu serviço bem feito pode salvar e ajudar uma pessoa a se recuperar”, avaliou ele. 

HISTÓRICO - Criado no Paraná com base em uma experiência norte-americana, o serviço inaugurou em 1990 um novo modelo de atendimento pré-hospitalar no Brasil, dedicado ao resgate e assistência às vítimas de trauma, como acidentes de trânsito e violência interpessoal. 
Antes disso, não havia nenhuma estrutura pública especializada neste tipo de assistência. Quem precisava ser resgatado e encaminhado para a rede hospitalar após uma queda com múltiplas fraturas, por exemplo, tinha que ser transportado por conta própria e sem qualquer medida de primeiros socorros. 
Ao longo desses 25 anos, o aperfeiçoamento do serviço garante que o tempo médio entre o acionamento pela Central 193 até a chegada da equipe de socorristas ao local da ocorrência seja em torno de 10 minutos. 
De 1990 pra cá, mais de 300 mil ocorrências de diversas naturezas já foram atendidas pelo Siate em Curitiba e na Região Metropolitana. Isso representa uma média de 60 atendimentos por dia, sendo que esse número praticamente dobra durante os finais de semana. Quase 70% dos atendimentos dizem respeito a acidentes de trânsito. 


Conheça os 55 profissionais homenageados na solenidade dos 25 anos do Siate 


Cel. Miguel Arcanjo Capriotti 


Cb. QPM 2-0 Wilton Almeida Sandes 


Cb. QPM 2-0 Nilson Antonio Machado 


Cb. QPM 2-0 Sérgio Colaço 


Cb. QPM 2-0 Alessandro Mendes Modesto 


Cb. QPM 2- Geraldo Luiz Zamboni 


Sub-Ten. QPM 2-0 José Aparecido da Silva 


Cb. QPM 2-0 Sebastião da Costa Borges 


Cb. QPM 2-0 Hagar Pereira Antunes 


Cb. QPM 2-0 Vitor Hugo Gonçalves Rodrigues 


3º Sargento QPM 2-0 Ivoni Miguel de Jesus 


Cb. QPM 2-0 Luiz Roberto Neves 


Cb. QPM 2-0 Emerson José da Silva 


Cb. QPM 2-0 José Cordeiro da Silva 


3ºSgt. QPM 2-0 Altair Batista 


3ºSgt. QPM 2-0 Gelson Luis Razera 


Cb. QPM 2-0 Emerson da Silva 


Cb. QPM 2-0 Willian Zimmer 


3ºSgt. QPM 2-0 Estacilio Neves Junior 


Cb. QPM 2-0 Wellington Djiorgen Martins 


Cb. QPM 2-0 Ivo Justino de Almeida 


Cb. QPM 2-0 Sidnei Rogério dos Santos 


3ºSgt. QPM 2-0 Nelson Flauzino 


1ºSgt. QPM 2-0 Reinaldo Benites 


Cb. QPM 2-0 Nelson Jacob 


Cb. QPM 2-0 Samuel Ramos 


1ºSgt. QPM 2-0 Luiz Fernando Silva Baumel 


Cb. QPM 2-0 Evandro Pedro Alquieri 


3º Sgt. QPM 2-0 Luis Egidio Alves 


3º Sgt QPM 2-0 Adauto Ribeiro 


Ricardo Rydygier de Ruediger 


Vinícius Augusto Filipak 


Paulo Roberto C. Oliveira 


Mônica Koncke Fiuza Parolin 


Carlos Lunelli Marcondes Filho 


Beatriz Ferreira Monteiro Oliveira 


Ricardo César G. Accioly Pinto 


Marco Aurélio De George 


Antônio Luiz Toso Filho 


Edison Vale Teixeira Júnior 


Fábio Henrique Carvalho 


Heitor Pinheiro Lima Neto 


Jarbas Machado Valente Santos 


José Antônio Zampier 


Ricardo Sprenger Falavinha 


Rubens Marcelo Benatti 


Carmem Regina Ribeiro 


Lígia Silva Pereira 


Luiz Carlos Sobania 


Sueli Bueno de Moraes Cabral 


Adão Rodrigues Maciel 


Lídio José Leonardi 


Vera Lúcia de Oliveira e Silva 


Megumi Uda Sanada 


Cassandra Passos 


André Fernando Sada de Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pessoas Carentes

"Quando alguém carente se aproxima  das pessoas, essa aproximação quase  nunca é descompromissada ou relaxada.  Existe sempre uma certa tensão" Carência é esse sentimento incômodo que muitas pessoas carregam, percebida por elas como um tipo de buraco, uma fome constante que chega a doer. Às vezes é fome de afeto, de amor... mas também pode aparecer como fome de atenção, como o desejo de estar sempre no palco das relações, sendo valorizado, cuidado, tratado de forma especial. A carência de uma pessoa pode ser por vários motivos: uma pessoa sem família (pode não ter familiares por perto), sem um amor (não consegue achar sua alma gêmea), sem amigos (não consegue fazer amizades, é excluído...). E essa carência é triste, pois a pessoa vive isolada, e cria um mundo que não existe. A maioria ' pira ', pois criam um mundo imaginário e se isolam cada vez mais das outras pessoas. Tem pessoas carentes que ficam tão ' pirados'  em suas im...

Dor De Cotovelo

Dor de cotovelo: é uma expressão coloquial, que significa que uma pessoa está com saudade de alguém, que está com inveja de algo ou outra pessoa. Quem tem essa dor diz ser uma dor muito insuportável, quase impossível de aguentar. Em Nova Esperança há muitas pessoas com essa dor, pois seus candidatos perderam, e ficam, já colocando defeito antes mesmo da nova administração assumir. E ficam mais com dor ainda, quando eles veem nas ruas buracos, sujeiras e salários de funcionário públicos atrasados e veem que todos fornecedores que deixaram a cidade por falta credibilidade da prefeitura, voltarem.  E é engraçado ver esse pobres coitados com dor de cotovelo, choram, reclamam, gemem, mas fazer o que né?  E essa dor de cotovelo, atingi o cérebro da maioria que torcem para uma má administração de Gerson e Fabio, e essa dor deixa essas pessoas burras, porque elas esquecem que vivem em nossa cidade. Você torcer para um candidato, ficar com...

Brasil - Desperdícios De Alimentos

O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, produz +- 25,7% a mais do que necessita para alimentar sua população. E desta riqueza, a grande parte é desperdiçada. Segundo pesquisas, 26,3 milhões de alimentos por ano tem o lixo como destino . Diariamente, desperdiçamos 39 toneladas de alimentos por dia, quantidade suficiente para alimentar 19 milhões de brasileiros, com as três refeições básicas: café da manhã, almoço e janta.  De acordo com o caderno temático “A nutrição e o consumo consciente” do Instituto Akatu (2003), aproximadamente 64% do que se planta no Brasil é perdido ao longo da cadeia produtiva: 20% na colheita; 8% no transporte e armazenamento; 15% na indústria de processamento; 1% no varejo; 20% no processamento culinário e hábitos alimentares. Segundo Instituto Akatu, 2004: Os números supracitados fazem do Brasil um dos campeões mundiais de desperdício. Analisando estes dados de uma forma mais simples, isso significa que uma casa brasi...