Pular para o conteúdo principal

Solenidade militar oficializa Coronel Tortato como Comandante-Geral da PM no Paraná

Segurança - A Polícia Militar do Paraná apresentou à sociedade paranaense o novo Comandante-Geral da corporação, coronel Maurício Tortato, que assumiu a função em uma solenidade na manhã desta quinta-feira (21/05) no Quartel do Comando-Geral, em Curitiba (PR), capital do estado. No evento o coronel Tortato, que estava a frente da Diretoria Geral da Secretaria de Segurança Pública, substituiu o coronel César Vinícius Kogut, que ficou na função de 2013 até agora. Tortato havia sido anunciado pelo Governado Beto Richa no dia 13 deste mês.
Estiveram presentes na cerimônia, além do Governador do Estado, Beto Richa, o Secretário interino de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná, Wagner Mesquita de Oliveira, o Comandante da 5ª Divisão do Exército, general de Divisão Luiz Felipe Kraemer Carbonell, o Comandante da Artilharia Divisionária 5, general de brigada Flávio Marcus Lancia Barbosa, o Comandante-Geral do Estado de Goiás e Presidente do Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Policias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG-PM/CBM), coronel Silvio Benedito Alves, Comandantes regionais e de demais unidades da Polícia Militar, além oficiais e praças da corporação, familiares do substituto e substituído e convidados. Representantes dos três poderes, deputados, vereadores e lideranças de comunidades também estiveram presentes no evento.
“O coronel Kogut prestou estimados serviços à Polícia Militar e em sua caminhada brilhante mostrou discernimento e lealdade à população. Ele merece todo o respeito do povo paranaense e da corporação, a qual conduziu de maneira exemplar”, disse o Governador do Estado, Beto Richa. “Temos que batalhar ainda mais e nos aproximar da população, reavaliar táticas e modelos de atuação para que com qualidade possamos atender as demandas da sociedade”, afirmou o Governador.
Para o Secretário interino de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná, Wagner Mesquita de Oliveira, a escolha do novo Comandante-Geral foi muito bem feita. “O coronel Tortato é uma pessoa que guarda todas as qualidades técnicas profissionais e pessoais, o que vai qualificá-lo na execução do melhor serviço frente ao Comando-Geral da Polícia Militar. Tenho plena fé que é uma grande aquisição por parte da SESP e acredito que o coronel Tortato deixará uma marca de responsabilidade e qualidade técnica na instituição”, finalizou. 
“Vamos cumprir as metas estabelecidas pelo Governo do Estado e ter uma Polícia Militar cidadã e amiga, com ações concretas que tratam a população com o mais absoluto respeito, em uma relação recíproca. Problemas nós teremos sempre, porém com muito serviço e trabalho conseguiremos, neste momento de fragilidade, resgatar toda a tradição histórica da Polícia Militar. Vamos viver o presente e principalmente prover o futuro com crescimento e conquistando a confiança da sociedade, o que é absolutamente necessário para o trabalho de cada policial militar que está na ponta da linha fazendo rondas, atendendo ocorrências e salvando vidas a todo instante”, ressalta o Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Maurício Tortato.
No Boletim Especial de passagem de comando, lido pelo tenente-coronel João de Paula Carneiro Filho, o coronel Kogut reafirmou a emoção do momento e ressaltou seu trabalho durante este período, que buscou ouvir e valorizar ideias, sendo exigente com os princípios e valores, e superando os desafios que se apresentavam. “Para mim a solenidade hoje é diferente em diversos aspectos, pois é um sentimento de despedida. Entrei com o objetivo de harmonizar a Polícia Militar, manter o respeito mútuo, demonstrar a todos a importância da união e dedicação ao trabalho. Não cabe citar feitos, mas sim atitudes”, destacou. 
“Passamos por vários tipos de problemas em toda a carreira, com maior ou menor intensidade. Na realidade meu tempo de serviço já se deu há um ano e, mesmo antes de alguns fatos, já tinha tomado esta decisão de me aposentar, inclusive meus amigos, familiares e colegas de trabalho estavam cientes. Saio feliz pelo trabalho que realizei em prol da comunidade e da corporação”, complementa o coronel Kogut.
“É um privilégio estar presente neste estado e poder participar deste momento. Peço que Deus abençoe esta nova jornada no comando da Polícia Militar. Parabenizo o coronel Kogut por todo o trabalho realizado, por sua liderança, profissionalismo e honradez que tivemos o orgulho de presenciar. Homens com sua estirpe alimentam tropas e desejamos que siga pujante em sua caminhada. Desejamos ao coronel Tortato boa sorte e que mantenha resguardando os interesses coletivos e buscando o melhor para a população paranaense”, disse o Comandante-Geral do Estado de Goiás e Presidente do Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Policias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG-PM/CBM), coronel Silvio Benedito Alves.
Em seu discurso o Deputado Estadual Pedro Lupion parabenizou o coronel Kogut por seu trabalho e desejou boa sorte ao novo comandante. “Passei a acompanhar o trabalho do coronel Kogut e pude ver essencialmente um homem que sempre defendeu a corporação e se postou ao lado de sua tropa, enfrentando todas as dificuldades e tornando-se respeitado por todos. Obrigado por ser esta pessoa humilde e leal. Ao coronel Tortato desejo sucesso”, concluiu.
Ao final do evento, após o tradicional desfile da tropa, o coronel Tortato ressaltou em entrevista que a Polícia Militar continuará atuando em prol da sociedade e buscando melhores resultados. “Vamos trabalhar rigorosamente integrados em um regime de cooperação, para que a população paranaense não tenha que sofrer nenhum subtercalso. A Polícia Militar cumpre seu papel de manter a ordem pública, atuando com rigor, mas focada na segurança do cidadão. Podem ter certeza que com muito trabalho e muito respeito nós iremos reconquistar todo este processo, porque somos uma instituição que esta preocupada com o presente e o futuro”, afirmou.
Sobre os casos de suspeita de abusos por parte de policiais militares o Comandante-Geral ressaltou que desvios de conduta não serão tolerados. “Vamos atuar promovendo justiça e disciplina. Aqueles policiais militares que por maior ou menor intensidade, usando ou não das prerrogativas como militar estadual e servidor público, ultrapasse os limites da lei, em qualquer momento, irão responder pela intensidade dos seus atos. Podem ter certeza que nenhuma instituição em todo o Brasil atua com tanto rigor no saneamento dos seus processos de justiça e disciplina, quanto a PMPR”, concluiu. 

Solenidade militar oficializa Coronel Tortato como Comandante-Geral da PM no Paraná


TRAJETÓRIA: O coronel Maurício Tortato formou-se no Curso de Formação de Oficiais (CFO) em 1985, em Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná em 1997 e cursou, em 2008, o Curso Superior de Polícia pelo convênio entre a Universidade Federal do Paraná e a Academia Policial Militar do Guatupê (APMG). 
O Comandante-Geral fez Pós-Graduação em Curso de Inteligência pela APMG em 1990 e Curso de Polícia e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra com o FIES em 2005. Também realizou, em 1996, o Curso de Polícia Judiciária Militar pela APMG e o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais pelo convênio entre a UFPR e a APMG em 2001. 
Dentre as funções já exercidas pelo coronel Tortato estão a Subchefia da Casa Militar (Janeiro de 2003 a Janeiro de 2007), Assistente do Comandante-Geral da PMPR (Fevereiro de 2007 a Abril de 2008), Presidente da Comissão de Promoção de Praças (de 2007 a 2008), Chefe da 1ª Seção do Estado Maior da PMPR (Abril de 2008 a Janeiro de 2011), Comandante do 17º BPM, na Região metropolitana de Curitiba (Fevereiro de 2011 a Novembro de 2012), Diretor de Apoio Logístico da PMPR (Janeiro de 2013 a Outubro de 2013), Chefe do Estado Maior da PMPR (Outubro de 2013 a Dezembro de 2014) e Diretor Geral da SESP (Dezembro de 2014 a Abril de 2015).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pessoas Carentes

"Quando alguém carente se aproxima  das pessoas, essa aproximação quase  nunca é descompromissada ou relaxada.  Existe sempre uma certa tensão" Carência é esse sentimento incômodo que muitas pessoas carregam, percebida por elas como um tipo de buraco, uma fome constante que chega a doer. Às vezes é fome de afeto, de amor... mas também pode aparecer como fome de atenção, como o desejo de estar sempre no palco das relações, sendo valorizado, cuidado, tratado de forma especial. A carência de uma pessoa pode ser por vários motivos: uma pessoa sem família (pode não ter familiares por perto), sem um amor (não consegue achar sua alma gêmea), sem amigos (não consegue fazer amizades, é excluído...). E essa carência é triste, pois a pessoa vive isolada, e cria um mundo que não existe. A maioria ' pira ', pois criam um mundo imaginário e se isolam cada vez mais das outras pessoas. Tem pessoas carentes que ficam tão ' pirados'  em suas im...

Novo Mascote: Conta De Luz Mais Barata

O Brasil já tem um mascote para a economia: a conta de luz. Em meio a tanto pessimismo e dúvidas sobre os rumos do país, o governo resolveu escolher um tema sensível aos brasileiros e à popularidade da presidente Dilma Rousseff. A promessa de redução da conta de energia elétrica para residências e industrias vem balançando sem cair desde o anúncio da medida, no ano passado.Agora a promessa deve ganhar um reforço inesperado: a presidente está para anunciar uma redução ainda maior das tarifas de energia – 18% para as casas e comércio e até 32% para indústria. Já estava difícil acreditar, ou pelo menos entender, como seria possível manter o compromisso original (queda de 20%) com a confusão gerada pelo plano de renovação das concessões das companhias elétricas e agora com o uso prolongado das termelétricas para garantir o abastecimento de energia do país. Com os obstáculos atuais, o governo teria que “financiar” a queda das contas de luz para não jogar as empresas do setor no lim...

Mais policiais passam a atuar em todas as regiões do Paraná

Segurança - A área de segurança do Paraná recebeu um reforço de 2.500 policiais e bombeiros militares nesta semana. A tropa foi incorporada ao efetivo da Polícia Militar e passou a fazer trabalho de rua supervisionado nesta semana, ampliando o policiamento ostensivo em todas as regiões do Estado.  Os novos policiais foram distribuídos entre os batalhões da PM no Estado. Para as cidades da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral foram destacados 917 policiais e bombeiros. Os municípios dos Campos Gerais receberam 229 policiais, enquanto no Oeste e Sudoeste começam a atuar 531 soldados. Para a região Noroeste são 362 policiais e, para o Norte, mais 426 agentes de segurança.  Com a formação e incorporação destes 2.500 policiais e bombeiros militares, chega a 5.500 o número de homens contratados desde 2011.  Além disso, em março deste ano, o governador Beto Richa autorizou a convocação de mais 2.631 candidatos aprovados em concurso público para a realização dos tes...