Pular para o conteúdo principal

Vendas Da Indústria Do Paraná Têm Desempenho Histórico


Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e divulgado nesta quarta-feira (20/02) também aponta crescimento de 2,89 % no nível de emprego do segmento. 
Foto: Gilson Abreu/FIEP

Paraná - As vendas da indústria paranaense cresceram 2,27 % em 2012 em relação a 2011. O levantamento feito pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e divulgado nesta quarta-feira (20/02) também aponta crescimento de 2,89 % no nível de emprego do segmento. Foi o terceiro ano seguido de crescimento nas vendas do setor industrial paranaense. Os resultados colocam o ano passado como o de melhor desempenho do setor industrial desde 1986, quando foi iniciada a série histórica da pesquisa. 
O secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, afirma que os números são animadores e refletem, em parte, o momento de confiança do setor produtivo nas políticas criadas pelo Governo Beto Richa. "Voltamos a ser parceiros da iniciativa privada. Há segurança jurídica, respeito aos contratos e o suporte do Estado para incentivar empreendimentos que gerem emprego e renda"
Em cerca de dois anos, o programa Paraná Competitivo atraiu ao Estado cerca de R$ 20 bilhões em novos investimentos e gerou 120 mil empregos em todas as regiões. "Com a consolidação e o início de operação desses empreendimentos acredito que teremos números ainda melhores nos próximos anos", prevê Barros
De acordo a Fiep, o resultado positivo das vendas industriais em 2012 foi possível mesmo com a queda, típica para essa época do ano, de -9,47% nas vendas em dezembro, em comparação com novembro. No último mês do ano, 16 dos 18 gêneros pesquisados pela Fiep tiveram desempenho negativo. 
As reduções atingiram inclusive dois dos três setores de maior participação relativa no faturamento da indústria paranaense: '‘Alimentos e Bebidas’ (-10,27%) e ‘Veículos Automotores’ (-8,27%). Juntos com o setor de ‘Petróleo e Produção de Álcool’ – que cresceu 6,11% em dezembro –, esses gêneros representam cerca de três quartos do peso médio na composição das vendas do Estado. 
No acumulado do ano, a Federação aponta crescimento nas vendas de 12 dos 18 gêneros analisados. Os itens que mais se destacaram em 2012 foram ‘Material Eletrônico e de Comunicações’ (+22,84%), ‘Têxteis’ (+20,54%) e ‘Vestuário’ (+18,29%). Além disso, o setor de ‘Veículos Automotores’, com aumento de 15,96% em suas vendas no ano, foi o que teve maior contribuição proporcional para o desempenho positivo acumulado no ano por toda a indústria paranaense. Por outro lado, os gêneros com maiores decréscimos foram ‘Edição e Impressão’ (-23,44%), ‘Metalúrgica Básica’ (-17,28%) e ‘Móveis e Indústrias Diversas” (-15,68%). 
Com o resultado positivo de 2012, a indústria paranaense acumula três anos consecutivos de crescimento. Esse ritmo de expansão das vendas foi registrado anteriormente em outros dois períodos da série histórica da Fiep: entre 1999 e 2001 e entre 2005 e 2007. Em apenas um período, entre 1992 e 1997, registrou-se um crescimento consecutivo superior a três anos. 
“Esses resultados mostram que a indústria do Paraná, apesar de todas as dificuldades que encontra, continua com um crescimento consistente e contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento econômico e social do Estado”, afirma o presidente da Fiep, Edson Campagnolo.

Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e divulgado nesta quarta-feira (20/02) também aponta crescimento de 2,89 % no nível de emprego do segmento. 
Foto: Gilson Abreu/FIEP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Diferença Entre Mau Caráter E Sem Caráter

Há situações com as quais a gente se depara que nos trazem algumas surpresas . Antes, ao observar as pessoas, tentava distinguir o caráter delas entre bom, ruim e tendente a... Creio que todos fazem isso, até mesmo como modo de se preservar, para evitar ou, pelo menos se distanciar de pessoas de caráter duvidoso . Entretanto, a soberba é algo aniquilador... e a soberba, no caso, foi minha, em achar que conseguia diferenciar bem esses indivíduos, a fim de me manter a salvo deles. Pois bem, eis que fui surpreendida por alguém mau caráter e por uma pessoa que inaugurou uma nova espécie: os sem caráter .  O "sem" aqui é no sentido de ausência mesmo. Pessoas que não sabem a que vieram , que ocupam o espaço, espalham sua (inútil) futilidade e são massas de manipulação para os seres que detêm o mínimo de caráter (bom ou ruim). Possuem o apelido de "maria-vai-com-as-outras" e, em termos de inaptidão para tomar uma decisão por si mesmas, conseguem sacanear os demais ...

Richa tem 43% das intenções de votos, e Requião, 26%, mostra o Ibope

Eleições - Atual governador do Paraná e candidato à reeleição, Beto Richa (PSDB) aparece na liderança da disputa eleitoral em pesquisa divulgada ontem pelo Ibope. O tucano tem 43% das intenções de voto no levantamento. Em segundo lugar, com 26%, está o ex-governador Roberto Requião (PMDB).  Gleisi Hoffmann (PT), ex-ministra da Casa Civil do governo Dilma, aparece em terceiro lugar, com 14%.  A margem de erro da pesquisa, encomendada pela RPC TV, afiliada da Globo, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram entrevistadas 1.008 pessoas entre os dias 21 e 23 de agosto, em 59 municípios.  Em quarto lugar, está Túlio Bandeira (PTC), com 1% das intenções. Os candidatos Bernardo Pilotto (PSOL), Geonísio Marinho (PRTB), Ogier Buchi (PRP) e Rodrigo Tomazini (PSTU) não chegam a 1%.  Brancos e nulos somam 8%. Indecisos, 7%.  Ainda de acordo com o levantamento, Requião é o candidato com maior rejeição: 30% dos eleitores declararam que não votar...

Paraná é o Estado do Sul que mais gerou empregos em microempresas

O Paraná gerou 47.235 empregos com carteira assinada de janeiro a agosto desse ano, em empresas com até quatro empregados, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados recentemente pelo Ministério do Trabalho. O resultado coloca o Estado em primeiro lugar do ranking da Região Sul e em terceiro lugar nacional, atrás apenas para São Paulo e Minas Gerais. No mesmo período de 2016, o Paraná havia ficado em quarto lugar no ranking nacional, com geração de 42.205 empregos com carteira assinada. O setor que mais contribuiu foi o de serviços, com 41,7%, seguido pelo comércio, responsável por 25% dos postos de trabalho. O município com melhor resultado foi Curitiba, com 19,8% dos empregos. Em seguida, aparecem Londrina e Maringá, responsáveis por 6,3% cada. EMPREENDEDORISMO - O diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes), ligado à Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral, Julio Suzuki Júnior, dis...