Pular para o conteúdo principal

Governo se reúne com produtores da Região Noroeste do Paraná

Paraná - O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, e o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, se reuniram nesta semana com empresários e produtores rurais da região Noroeste do Paraná. Representantes do campo, da indústria e das prefeituras de Umuarama e Paranavaí receberam informações sobre o escoamento dos produtos e os projetos de expansão dos portos paranaenses.
O encontro foi uma continuidade das ações do projeto “Porto no Campo”. Lançado em maio deste ano, o projeto já passou por Maringá, Cascavel e Campo Mourão. Assim como nas demais cidades do Estado, nas últimas quarta (6) e quinta-feira (7), respectivamente em Umuarama e Paranavaí, o programa tem o objetivo de promover a aproximação e o diálogo entre o Governo do Estado e o setor produtivo do interior.
“Somos servidores públicos e, como tais, temos que prestar contas e ouvir as demandas da cadeia produtiva do Estado. É por isso que estamos aqui, a pedido do governador Beto Richa, para explicar as medidas adotadas para modernizar e dar mais agilidade para o escoamento das nossas safras”, afirmou o secretário José Richa Filho. 
Segundo o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino, apenas neste ano foram cerca de R$ 220 milhões em investimentos em melhorias para os Portos do Paraná. “Novos equipamentos, dragagem, projetos executivos da ampliação do Corredor de Exportação, além de melhorias nos procedimentos e processos. Nas reuniões dessa semana, como nas demais, pudemos mostrar esses e os demais projetos que temos para melhor atender o setor produtivo”, comenta. 
Porém, ainda de acordo com Dividino, o ponto forte do evento foi escutar quais são as demandas e necessidades daqueles que utilizam os terminais portuários para escoar a produção. 

PRODUTORES
– Para o presidente da Sociedade Rural de Umuarama, Juninho Peres, o encontro foi muito produtivo, principalmente pelas informações às quais tiveram acesso. “O que vimos foi a transparência no trabalho que está sendo desenvolvido nos portos do Paraná, que tem resultado em mais agilidade e melhor produtividade. Saber que temos um porto eficiente no Estado certamente dá muita segurança ao produtor”, afirma. Assim como na reunião de Umuarama, o encontro do Porto no Campo em Paranavaí também foi produtivo e teve participação ativa dos produtores. Segundo o presidente do Sindicato Rural de Paranavaí, Ivo Pierin Júnior, muitos não têm acesso às informações sobre os portos e a logística de maneira tão clara como foram repassadas nas reuniões.
“Ocasiões como essas são importantes para tomarmos consciência de como as coisas estão acontecendo lá na outra ponta da cadeia. Também durante a reunião, com a exposição sobre os projetos e planos de expansão, pudemos ver quais possibilidades futuras teremos. Esses são caminhos de estímulo para a nossa produção”, diz Ivo. 
Ainda segundo o representante do Sindicato Rural, além de ouvir os representantes da Logística do Governo do Estado, eles puderam, também, reivindicar. “O nosso principal entrave é o custo Brasil, no qual o porto também está inserido. No entanto, vimos que o modelo que está sendo implantado, de redução dos tempos de espera dos navios e das operações, assim como de melhoria na produtividade, visa exatamente reduzir esses nossos custos. Essa discussão temos que fazer em qualquer cadeia produtiva, e oportunidades como essas são fundamentais para isso”, diz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aécio defende coerência e reforça necessidade de força política

Eleições - O candidato à Presidência da República, senador Aécio Neves (PSDB), usou nessa sábado seu programa eleitoral para chamar o eleitor a comparar seu trabalho especialmente com o da ex-senadora Marina Silva (PSB), com quem disputa vaga em um eventual segundo turno das eleições. Segundo o tucano, já ficou claro que o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) deu errado e que o brasileiro quer mudança, mas o presidenciável disse aos insatisfeitos que “não basta tirar o PT” do poder. “Para governar, para fazer acontecer, é preciso ter uma equipe sólida, ideias já testadas, e principalmente força política para fazer a mudança acontecer de verdade”, afirmou. Aécio citou nominalmente Marina e disse acreditar nas boas intenções da adversária, mas disse ter certeza de que o brasileiro quer uma “mudança sem risco”, para fazer tudo o que Dilma não fez. “Ninguém quer errar de novo.” O senador reforçou que “sem experiência, sem força política, o sistema engole as boas intenções”. Em tel...

PM Recupera Motos Roubadas

Paranacity/PR -Umas das primeiras apreensões aconteceu em Paranacity, a equipe policial militar do destacamento da cidade recuperou uma motocicleta furtada no dia 17 deste mês no mesmo município. A motocicleta se encontrava abandonada na Rua Estados Unidos do Jardim Elise, dentro de uma construção. O veículo foi encaminhado para a delegacia local para as providências cabíveis. A segunda apreensão foi realizada em Cruzeiro do Sul, equipes da polícia militar encontraram após solicitação da Polícia Civil, uma motocicleta abandonada em uma plantação de mandioca em ao lado de um cemitério da cidade. Ao ser consultado, tratava-se de um veículo furtado na cidade de Colorado na data de 13 deste mês. A motocicleta foi encaminhada para a delegacia de polícia de Paranacity para providências.

Aécio convoca povo a ir a protesto por impeachment de Dilma

Brasil - Mesmo após o término das eleições, dentro e fora das redes sociais uma certa "disputa" entre os candidatos persiste em continuar. O senador e candidato derrotado à Presidência Aécio Neves (PSDB-MG) postou, na tarde desta sexta-feira, em seu perfil no Facebook um vídeo no qual convoca a população a participar de mais um protesto pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). As informações são do Terra. Marcado para as 15h deste sábado, no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na avenida Paulista, em São Paulo, o evento já conta com mais de 100 mil confirmados no Facebook. “Venha manifestar sua indignação!”, diz a página criada para o protesto. No vídeo postado por Aécio, o senador não fala em impeachment e trata o protesto como um ato contra as denúncias de corrupção. “Nós já dizíamos que o escândalo da Petrobras é o maior caso de corrupção do Brasil. Mas a coisa não parar de crescer, e agora nós estamos sabendo que não era apenas na Petrobras. Portan...