Pular para o conteúdo principal

Política habitacional do Paraná é a maior do país, diz presidente da Cohapar

Habitação - O secretário estadual da Habitação e presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, apresentou nesta terça-feira (5), na Assembleia Legislativa, um balanço dos programas de moradias populares em andamento no Paraná. O convite para prestação de contas foi feito pelo líder do governo na Casa, Ademar Traiano.
“É uma honra poder apresentar os resultados da política habitacional vigorosa em nosso Estado, considerada a maior do país, porque aqui o governador Beto Richa entende que habitação é a sustentação de uma família, por isso deve ser prioridade”, afirmou Chaowiche.
O presidente da Cohapar começou a apresentação citando o início da gestão, em 2011, quando encontrou obras paradas ou nem iniciadas, que hoje estão praticamente 100% concluídas. “Também reestruturamos e modernizamos a Cohapar, além de um concurso público”, disse. 
Mounir Chaowiche explicou que o Paraná vem enfrentando com rigor o déficit habitacional de 270 mil moradias e a demanda nova com bons resultados, graças à subvenção financeira do governo estadual – aprovada por lei estadual-, integração entre secretarias e a grande parceria com o governo federal e municípios. 
“Além de casas, estamos promovendo uma mudança plena na vida de milhares de famílias no campo e na cidade, e ainda levando aos municípios a indústria da construção civil, contribuindo para a geração de renda e emprego”, acrescentou. 
Também lembrou a meta do governo estadual de atender 110 mil famílias em quatro anos, das quais 10 mil no meio rural, destacando a dimensão do programa, uma vez que em 46 anos de existência a Cohapar entregou 186 mil casas. 
Da meta, informou Chaowiche, de 2011 até agora, são 58.660 mil famílias urbanas e rurais atendidas, entre casas entregues, em obras e contratadas. São 49 mil famílias na área urbana e 9.660 no meio rural. Estão em execução 38.554 moradias nas cidades e 7.289 no campo. 
“São resultados que conseguimos pela parceria de sucesso que o Estado tem com o governo federal, Ministério das Cidades, CAIXA, Banco do Brasil e municípios, além da participação da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, Emater, Copel e Sanepar”, disse Chaowiche. “Essa é a prova de que, de mãos dadas, podemos transformar o Paraná”. 
A meta do governo estadual para atendimento de pequenos agricultores com moradia digna, de 10 mil famílias, será cumprida até o final deste mês. 

TITULAÇÃO – O presidente da Cohapar apresentou também os programas de titulação de propriedade e regularização fundiária, com metas de atender respectivamente 8 mil famílias e 16 mil famílias em quatro anos. Com titulação já foram beneficiadas 9.700 mil e 9 mil processos estão em andamento. Com regularização, 12 mil famílias atendidas e mais 6.600 em execução.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acidente entre carro e ônibus deixa uma pessoa morta e três feridas

O Diário Paraná - Uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas - uma em estado grave - em uma colisão entre um ônibus e um carro na noite de quinta-feira (17), por volta das 20 horas, na PR-218, no trecho entre Iguaraçu (a 31 quilômetros de Maringá) e Ângulo (a 36 quilômetros de Maringá). De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), duas vítimas estavam no Chevrolet Vectra, placas de Ângulo, que seguia em direção a Iguaraçu quando foi atingido transversalmente pelo ônibus, placas de Astorga, no Km 276+800 da rodovia. A passageira do Vectra, Hindiara Cristina Rojas Mazzaran, de 21 anos, morreu na hora. A motorista Francieli Medeiros Vidigal, de 20 anos, sofreu ferimentos graves, com risco à vida. Ela foi socorrida por equipes do Siate e Samu, e encaminhada ao Hospital Santa Rita, em Maringá. Na manhã desta sexta-feira (18) a paciente permanecia internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Duas passageiras do ônibus também ficaram feridas. Eloiza Brunheira da Si...

Nova York faz apreensão recorde de armas

EUA - As autoridades de Nova York anunciaram nesta segunda-feira uma apreensão recorde de armas de fogo na cidade, com a descoberta de 250 unidades de armamento, de diversos modelos. A apreensão foi resultado de um longo trabalho de agentes da polícia disfarçados e de membros da promotoria de Nova York, e permitiu que "254 armas de fogo fossem retiradas das ruas da cidade, além do indiciamento de 19 indivíduos por tráfico de armas" procedentes das Carolinas do Sul e do Norte. "Trata-se da maior descoberta de armas ilegais da história da cidade" e entre o material apreendido estão fuzis de assalto de alta capacidade e outras armas automáticas, longas e curtas. "Nova York é a grande cidade mais segura do país, mas ano após ano as armas ilegais chegam aqui a partir de Estados que não têm as mesmas leis para manter as armas longe das mãos dos criminosos", destacou o prefeito Michael Bloomberg. Segundo a prefeitura, o percentual de armas procedentes de outros ...

# Lugares Estranhos - Floresta Aokigahara , Japão

Mais de 500 pessoas já se suicidaram lá. O problema é tanto que o pessoal colocoram   placas com mensagens de incentivo pra galera, do tipo: pense melhor, pense na sua família, nos seus amigos e coisas do tipo… A Floresta tem um clima tão pesado que os japoneses proíbem suas crianças de passarem por perto. Casos de desaparecimentos são comuns naquela região e são raros aqueles que são solucionados. Melhor não arriscar e ficar longe desse agradável com a natureza.