O Dominó faz parte da família dos peixes-donzela, a Pomacentridae. Na natureza, vive em cardumes que podem ter poucos peixes ou até algumas centenas, mas no aquário deverá ser um único de sua espécie, pode viver com outros peixes desde que sejam do seu tamanho, pois costuma devorar os peixes menores.
Quando fica mais velho fica cada vez mais briguento, além de perder as manchas brancas e se tornar cinzento. O aquário deve ser espaçoso, bem iluminado e ter algumas tocas de coral, onde ele possa demarcar seu território e se esconder.
Assim como os peixes-palhaços eles podem desenvolver uma relação simbiótica com as anêmonas, principalmente quando jovens.
Reprodução - A reprodução é um pouco difícil, pois não há poucas diferenças sexuais, mas a fêmea costuma ser maior que o macho. Coloque os no aquário, que tenha pedras e galhos de corais onde a fêmea possa depositar seus ovos. Eles vão demorar de 4 a 5 dias para eclodir, conforme a temperatura da água. Quando isso acontecer, retire a fêmea, pois é o pai quem vai cuidar dos filhotes, que já nascem e nadam livremente, podem ser alimentados com plâncton e infusórios.
Comentários
Postar um comentário