Pular para o conteúdo principal

Bolsonaro Cresce Nas Pesquisas

As pesquisas sobre intenção de votos valem muito para se perceber os movimentos da opinião. A se considerar o último levantamento da CNT, na modalidade estimulada, Lula é ainda o grande vencedor. Isso porque, apesar da cobertura enviesada da mídia contra ele, e da cassada judicial e seletiva contra o ex-presidente e sua família, Lula cresceu 23%. É um fenômeno discutido por vários analistas.
Com o avanço de Lula, Ciro caiu. Mas os grandes perdedores no movimento do eleitorado são Aécio Neves e Michel Temer. Aécio minguou em 36%, e Michel Temer 40%. O decréscimo é coerente com má avaliação do governo, que aumentou em 20% e que impacta os dois candidatos representantes do atual status quo político.
O maior vencedor, em crescimento das intenções de voto, é Jair Bolsonaro. Seus eleitores aumentaram, em míseros quatro meses, nada menos que 74%. O deputado, defensor de medidas agressivas de segurança pública, da tortura, da ditadura militar, e protagonista das ações contra feministas e LGBTs na Câmara dos Deputados, explode. Em se considerar os votos válidos, Bolsonaro cresceu 77%. Teria, hoje, 16%. Quase o dobro do teto histórico da extrema direita brasileira em eleições nacionais – o integralista Plínio Salgado em 1955 obteve 8,3% dos válidos. Bolsonaro supera também, em termos percentuais, a votação obtida pelo General Newton Cruz nas eleições para o Governo do Rio de Janeiro em 1994. Ele, que foi chefe do Serviço Nacional de Informações durante o regime militar, resultou então com 14% dos votos válidos.
Bolsonaro é mais querido entre quem tem ensino superior (20,7%) do que em quem tem ensino fundamental (2,3%). Seus votos se concentram no Sudeste. Predominam os eleitores masculinos -- 16,2%, enquanto os femininos alcançam apenas 6,8%.
Os resultados refletem a polarização da sociedade, sentida por qualquer cidadão brasileiro, e já apontada em pesquisas acadêmicas, que demostram que a autoidentificação de esquerda e de direita se avolumam, enquanto o centro se esvazia. É uma situação clássica de crises e de rupturas. O aumento expressivo dos indecisos em praticamente um quarto indica que a resposta de quem ganhará a queda de braço está longe de ser conhecida.
Em especial a respeito das duas figuras cujas intenções cresceram, cabem algumas perguntas. Por exemplo: Bolsonaro está próximo do seu teto, considerando as posições extremadas que defende? Lula tem espaço para crescer, já que sofre contra si campanha jurídico-midiática massiva? Num cenário em que nem mesmo a realização de eleições no ano que vem é certa -- o Estadão falou, em sua manchete de ontem, em “eventual” eleição, tramitam propostas de parlamentarismo e circulam boatos de extensão do mandato – essas são apenas duas questões em um mar de incertezas.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Diferença Entre Mau Caráter E Sem Caráter

Há situações com as quais a gente se depara que nos trazem algumas surpresas . Antes, ao observar as pessoas, tentava distinguir o caráter delas entre bom, ruim e tendente a... Creio que todos fazem isso, até mesmo como modo de se preservar, para evitar ou, pelo menos se distanciar de pessoas de caráter duvidoso . Entretanto, a soberba é algo aniquilador... e a soberba, no caso, foi minha, em achar que conseguia diferenciar bem esses indivíduos, a fim de me manter a salvo deles. Pois bem, eis que fui surpreendida por alguém mau caráter e por uma pessoa que inaugurou uma nova espécie: os sem caráter .  O "sem" aqui é no sentido de ausência mesmo. Pessoas que não sabem a que vieram , que ocupam o espaço, espalham sua (inútil) futilidade e são massas de manipulação para os seres que detêm o mínimo de caráter (bom ou ruim). Possuem o apelido de "maria-vai-com-as-outras" e, em termos de inaptidão para tomar uma decisão por si mesmas, conseguem sacanear os demais ...

Richa tem 43% das intenções de votos, e Requião, 26%, mostra o Ibope

Eleições - Atual governador do Paraná e candidato à reeleição, Beto Richa (PSDB) aparece na liderança da disputa eleitoral em pesquisa divulgada ontem pelo Ibope. O tucano tem 43% das intenções de voto no levantamento. Em segundo lugar, com 26%, está o ex-governador Roberto Requião (PMDB).  Gleisi Hoffmann (PT), ex-ministra da Casa Civil do governo Dilma, aparece em terceiro lugar, com 14%.  A margem de erro da pesquisa, encomendada pela RPC TV, afiliada da Globo, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram entrevistadas 1.008 pessoas entre os dias 21 e 23 de agosto, em 59 municípios.  Em quarto lugar, está Túlio Bandeira (PTC), com 1% das intenções. Os candidatos Bernardo Pilotto (PSOL), Geonísio Marinho (PRTB), Ogier Buchi (PRP) e Rodrigo Tomazini (PSTU) não chegam a 1%.  Brancos e nulos somam 8%. Indecisos, 7%.  Ainda de acordo com o levantamento, Requião é o candidato com maior rejeição: 30% dos eleitores declararam que não votar...

Paraná é o Estado do Sul que mais gerou empregos em microempresas

O Paraná gerou 47.235 empregos com carteira assinada de janeiro a agosto desse ano, em empresas com até quatro empregados, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados recentemente pelo Ministério do Trabalho. O resultado coloca o Estado em primeiro lugar do ranking da Região Sul e em terceiro lugar nacional, atrás apenas para São Paulo e Minas Gerais. No mesmo período de 2016, o Paraná havia ficado em quarto lugar no ranking nacional, com geração de 42.205 empregos com carteira assinada. O setor que mais contribuiu foi o de serviços, com 41,7%, seguido pelo comércio, responsável por 25% dos postos de trabalho. O município com melhor resultado foi Curitiba, com 19,8% dos empregos. Em seguida, aparecem Londrina e Maringá, responsáveis por 6,3% cada. EMPREENDEDORISMO - O diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes), ligado à Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral, Julio Suzuki Júnior, dis...