Pular para o conteúdo principal

Líder da Al Qaeda que planejou ataque a metrô de NY é morto



Mundo O Exército paquistanês declarou neste sábado ter matado o chefe das operações externas da rede Al-Qaeda, procurado pelos Estados Unidos por planejar um ataque contra o metrô de Nova York em 2009, em uma operação perto da fronteira afegã.
Adnan al-Shukrijumah, cujo nome está na lista americana dos "terroristas mais procurados", morreu neste sábado em uma operação seletiva no Waziristão do Sul, reduto talibã, anunciou o Exército paquistanês em um comunicado enviado à AFP.
Considerado o chefe das operações externas e uma "estrela em ascensão" da Al-Qaeda, Al-Shukrijumah é acusado de um complô para explodir bombas no metrô de Nova York em setembro e 2009, e de ter considerado atacar o Canal do Panamá, segundo fontes americanas.
De origem saudita, Adnan al-Shukrijumah, de 39 anos, subiu aos poucos os degraus da rede fundada pelo falecido Osama Bin Laden depois ter iniciado sua trajetória lavando pratos em um campo de treinamento da Al-Qaeda.
Chegou aos Estados Unidos ainda criança e viveu no Brooklyn antes de se mudar com sua família para a Flórida (sudeste) em 1990, de acordo com investigadores americanos durante uma audiência sobre o plano frustrado contra o metrô de Nova York.
Segundo as fontes americanas, ele viajou para o Afeganistão antes dos ataques de 11 de setembro de 2001 e vivia no Paquistão, na região do Waziristão, epicentro do movimento jihadista frequentemente bombardeado por drones americanos.
Após o fracasso das negociações com os talibãs do TTP e sob pressão de Washington, o Exército paquistanês lançou em junho uma operação no Waziristão do Norte, área semi-autônoma usada há anos como um refúgio de insurgentes talibãs e de seus aliados da Al-Qaeda, incluindo estrangeiros, em sua maioria uzbeques e árabes.
Esta operação, na qual o Exército afirma ter matado 1.500, levou os insurgentes a fugirem para o Afeganistão e outras zonas tribais do noroeste do Paquistão.
Adnan al-Shukrijumah se refugiou na vizinha zona tribal do Waziristão do Sul.
"O líder da Al-Qaida Adnan al-Shukrijumah foi abatido de manhã cedo em um ataque em Sinwarsak, no Waziristão do Sul", disse o Exército, acrescentando que ele era o responsável por "todas as operações externas da Al-Qaeda", principalmente contra alvos ocidentais.
Seus guardas também foram mortos neste ataque que deixou um morto e um ferido nas fileiras do Exército paquistanês, segundo fontes militares.
De acordo com várias pessoas, as autoridades bloquearam os acessos à cidade e interromperam os sinas de telefone pouco antes do ataque.
Um chefe tribal de uma aldeia vizinha indicou que dois helicópteros e drones voavam a baixa altitude, um prelúdio dos tiroteios que "duraram horas."
O anúncio de sua morte coincide com a visita do secretário de Defesa americano Chuck Hagel ao Afeganistão antes da retirada das tropas de combate da OTAN no final do mês.
Os Estados Unidos e o Afeganistão acusaram por muito tempo o Paquistão de jogar um "jogo duplo" na "guerra contra o terror", declarando oficialmente lutar contra os rebeldes islâmicos, mas protegendo alguns deles, especialmente alguns talibãs afegãos.
Em maio de 2011, o ataque de um comando americano contra Bin Laden no Paquistão exacerbou as suspeitas americanas.
Mas a operação contra Adnan al-Shukrijuma "significa uma mudança de posição do Exército sobre a Al-Qaeda e grupos sunitas armados", declarou à AFP Imtiaz Gul, diretor do Centro de Pesquisa sobre a Segurança (CSIS) em Islamabad.

AFP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Insegurança: Mercado É Roubado Na Hora Do Almoço

Nova Esperança/PR  - Hoje (24) véspera de Natal, um Mercado localizado na Avenida Felipe Camarão foi mais uma vítima da falta de segurança enfrentada pela cidade. O mercado tradicional na cidade foi assaltado, dois vagabundos aparentemente de menores chegaram em uma moto e deram voz de assalto  e como sempre sem nenhuma preocupação por parte dos delinquentes e mais uma vez pergunto, cade a Policia? Não era para estarem mais ativos nesta época? Era! Mas não estão. Lamentável. Até quando isso, até quando esta falta de segurança? Talvez esteja na hora de comerciantes se unirem e voltarem nos tempos passados, juntarem uma grana e pagarem para homens fora da lei resolverem este problema, o duro é que se amanhecer bandido morto, a PM, Ministério Público vai enlouquecer, pois bandidos é proibido matar, pois em Nova Esperança parece que bandido tem mais liberdade ainda. 

Apertado Holanda Vence E Semi Finais Não Terá Zebras

Copa Do Mundo 2014 - Em uma partida protagonizada pelos goleiros, a Holanda conquistou a última vaga para as semifinais da Copa do Mundo. Depois de empatar por 0 a 0 com a Costa Rica nos 120 minutos de jogo, a Holanda conseguiu a classificação ao vencer a grande surpresa da Copa do Mundo por 4 a 3 nos pênaltis. Enquanto a bola estava rolando, o goleiro Navas se destacou com milagres e muita sorte. Três bolas da Holanda foram na trave. Já nas penalidades, a estrela foi o goleiro Krul. Ele entrou só para a disputa de pênaltis. O primeiro tempo da partida não fez jus a um jogo de quartas de final de Copa do Mundo. Com a Holanda tocando excessivamente a bola e a Costa Rica armando uma retranca gigantesca, o primeiro chute a gol só foi dado aos 20 minutos. O único destaque da primeira etapa foi Navas. Por quatro oportunidades, o arqueiro conseguiu defender chutes do ataque holandês. Entre os lances, uma saída providencial nos pés de Robben aos 21 minutos e uma defesa em cobrança de