Pular para o conteúdo principal

Região Noroeste recebe R$ 182,7 milhões em obras de saneamento

Paraná - Os investimentos da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) na Região Noroeste, no período de 2011 a 2014, somam mais de R$ 182,7 milhões. São 123 empreendimentos concluídos ou em andamento, sendo 71 obras de esgoto e outras 52 obras de ampliação dos sistemas de abastecimento de água. Para os próximos dois anos, a Sanepar deve investir outros R$ 283,5 milhões em novas obras de saneamento para melhorar ainda mais os serviços de água e de esgotamento sanitário.
De acordo com o gerente geral para a Região Noroeste, Paulo Battiston, estes investimentos representam o compromisso da Sanepar com a preservação ambiental e melhoria da qualidade de vida da população. “São importantes obras que buscam atender às demandas de crescimento populacional para garantir 100% de atendimento dos moradores com água tratada e ampliar os serviços de coleta e tratamento de esgoto, independente do porte dos municípios”, destaca.
Na região de Maringá, a empresa concluiu 13 obras nestes últimos quatro anos, sendo sete empreendimentos voltados à ampliação dos sistemas de abastecimento de água, no valor de R$ 14,8 milhões, e seis na implantação de sistemas de coleta e tratamento de esgoto, com recursos de mais de R$ 13,2 milhões, totalizando R$ 28 milhões. Ainda estão em andamento na região outras 14 obras de água e de esgoto no valor de R$ 60,5 milhões. Entre as cidades que mais receberam investimentos estão Maringá, Mandaguaçu, Nova Esperança, Mandaguari, Paiçandu e Santa Fé.
Em Maringá, a maior parte dos recursos está sendo aplicada na área de esgotamento sanitário. São cerca de R$ 58,5 milhões de investimentos na implantação de mais de 175 mil metros de rede coletora e interceptores, e na reforma e ampliação das estações de tratamento de esgoto Mandacaru e Alvorada. A empresa também investiu R$ 17,3 milhões na ampliação do Sistema de Abastecimento de Água, entre outras melhorias.
A região de Umuarama está recebendo altos investimentos na ampliação dos sistemas de água e de esgotamento sanitário. São R$ 108 milhões em obras que estão em andamento e também previstas no planejamento da Companhia para os próximos dois anos. Os investimentos em obras concluídas no período de 2011 a 2014 foi de mais R$ 11 milhões, em oito municípios da região.
Entre os 12 municípios que possuem obras em execução, Umuarama, Altônia e Cianorte são bons exemplos. Em Umuarama, vários bairros da cidade receberam os benefícios dos serviços de coleta e tratamento de esgoto. Foram mais de R$ 12 milhões investidos em estações elevatórias, 3.496 ligações prediais, 66 km de rede coletora de esgoto, coletores tronco, entre outras obras, beneficiando mais de 10 mil moradores.
Em Cianorte estão sendo ampliadas as estações de tratamento de esgoto São Tomé e Catingueiro, com recursos de R$ 2,2 milhões. O município de Altônia recebeu R$ 1,5 milhão na ampliação do Sistema de Abastecimento de Água e deverá receber mais de R$ 3 milhões de investimentos em esgotamento sanitário. Entre as obras previstas para começar no próximo ano na cidade estão a ampliação em mais 23 km da rede coletora e 1.150 ligações prediais.
Os investimentos da Sanepar na região de Campo Mourão também são bem significativos. Treze municípios têm recebido obras nos sistemas de abastecimento público e em esgotamento sanitário. São R$ 54 milhões entre obras concluídas, em andamento e com recursos assegurados para os próximos dois anos.
Desse volume, mais de R$ 28,6 milhões são para a universalização do sistema de abastecimento público e os outros R$ 25,4 milhões são investimentos na ampliação da cobertura com rede coletora de esgoto. Só no sistema de esgoto, a cidade de Campo Mourão tem quatro frentes de trabalho que, juntas, vão acrescentar mais 41 km de rede coletora, beneficiando 2.561 famílias.
Os municípios de Araruna e Ubiratã também recebem recursos no sistema de esgotamento. Os investimentos em obras que estão em andamento em Araruna são de R$ 3,7 milhões. Em Ubiratã, o investimento foi de R$ 1,2 milhão. Para o sistema de abastecimento, a cidade recebeu mais R$ 511 mil.
Até 2016 a Sanepar deve investir na região de Campo Mourão mais de R$ 34,3 milhões, sendo que R$ 9,2 milhões serão aplicados no sistema de esgoto. Dentre as obras previstas, serão beneficiados os municípios de Campina da Lagoa, Campo Mourão, Iretama, Moreira Sales, Terra Boa e Ubiratã.
s investimentos da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) na Região Noroeste, no período de 2011 a 2014, somam mais de R$ 182,7 milhões. Foto: Divulgação

PARANAVAÍ – Vários municípios da região de Paranavaí estão recebendo obras e recursos financeiros para expansão do saneamento. São mais de R$ 143,3 milhões, somando os empreendimentos em execução, previstos para até 2016 e concluídos nos últimos quatro anos. Desse volume, R$ 33 milhões correspondem a obras concluídas e em andamento, sendo que na expansão do sistema de esgoto os recursos financeiros aplicados nos últimos quatro anos são de R$ 24,2 milhões. No sistema de água foram mais R$ 8,7 milhões.
Outros investimentos estão previstos para os próximos dois anos. Já estão assegurados para a região de Paranavaí R$ 110,3 milhões. Para as nove obras de esgoto planejadas, os recursos serão de R$ 45,4 milhões e os outros R$ 64,8 milhões para seis obras no sistema de água.
Todo esse volume financeiro será aplicado em oito municípios, sendo que o maior volume – R$ 62 milhões – vai para Paranavaí, na ampliação do abastecimento de água. Entre os municípios que também receberão obras de esgoto estão Amaporã, Cruzeiro do Sul, Diamante do Norte, Loanda, Nova Londrina, Paraíso do Norte, Paranacity, Querência do Norte e São João do Caiuá

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pessoas Carentes

"Quando alguém carente se aproxima  das pessoas, essa aproximação quase  nunca é descompromissada ou relaxada.  Existe sempre uma certa tensão" Carência é esse sentimento incômodo que muitas pessoas carregam, percebida por elas como um tipo de buraco, uma fome constante que chega a doer. Às vezes é fome de afeto, de amor... mas também pode aparecer como fome de atenção, como o desejo de estar sempre no palco das relações, sendo valorizado, cuidado, tratado de forma especial. A carência de uma pessoa pode ser por vários motivos: uma pessoa sem família (pode não ter familiares por perto), sem um amor (não consegue achar sua alma gêmea), sem amigos (não consegue fazer amizades, é excluído...). E essa carência é triste, pois a pessoa vive isolada, e cria um mundo que não existe. A maioria ' pira ', pois criam um mundo imaginário e se isolam cada vez mais das outras pessoas. Tem pessoas carentes que ficam tão ' pirados'  em suas im...

Dor De Cotovelo

Dor de cotovelo: é uma expressão coloquial, que significa que uma pessoa está com saudade de alguém, que está com inveja de algo ou outra pessoa. Quem tem essa dor diz ser uma dor muito insuportável, quase impossível de aguentar. Em Nova Esperança há muitas pessoas com essa dor, pois seus candidatos perderam, e ficam, já colocando defeito antes mesmo da nova administração assumir. E ficam mais com dor ainda, quando eles veem nas ruas buracos, sujeiras e salários de funcionário públicos atrasados e veem que todos fornecedores que deixaram a cidade por falta credibilidade da prefeitura, voltarem.  E é engraçado ver esse pobres coitados com dor de cotovelo, choram, reclamam, gemem, mas fazer o que né?  E essa dor de cotovelo, atingi o cérebro da maioria que torcem para uma má administração de Gerson e Fabio, e essa dor deixa essas pessoas burras, porque elas esquecem que vivem em nossa cidade. Você torcer para um candidato, ficar com...

Coca-Cola

Existem vários tipos de vícios, Vícios por drogas ilícitas e licitas, Vícios por Vídeo Game, Internet, TV, Celular, Rede Social. Vícios com chocolate e outros mais. E existe o Vício por Coca-Cola . É impressionantemente como esse Refrigerante entra na vida das pessoas, Principalmente dos jovens. É raro quem não goste, quem não tome. Algumas pessoas dizem que vícia porque tem cocaína, Outros dizem que é a cafeina, a receita ninguém sabe, Não está no rótulo. Dizem que Coca-Cola faz mal a saúde, Mas é um mal que compensa, Pois é o melhor refrigerante do mundo! Curiosidades Sobre A Coca-Cola • A agência antidrogas do Peru, afirmou que a Coca-Cola Company compra 115 folhas do coca do Peru e 105 da Bolívia. • Um laudo da Polícia Federal Do Brasil concluiu que a Coca-Cola usa folha de coca como matéria prima na fabricação de extrato vegetal. • Quando criada em 1886, um copo de Coca-Cola custava US$ 0,05. • Em muitos estados dos EUA, ...