Pular para o conteúdo principal

Paraná Seguro revitaliza área de segurança pública

Paraná - Em 2015, o orçamento da área de segurança pública do Estado será de R$ 3,1 bilhões. O volume de recursos aumentou 185% em quatro anos - era de R$ 1,1 bilhão em 2010. O reforço é fruto das ações planejadas com o programa Paraná Seguro.
Desde o lançamento do programa, em 2011, um expressivo contingente policial ingressou nas forças de segurança do Estado. São quase 10 mil contratações para ampliar o efetivo das polícias Civil e Militar, e também da Polícia Científica.
Outra medida adotada para revitalizar o sistema de segurança paranaense é a implantação do subsídio para as polícias, em 2012. A iniciativa elevou em 50% o salário de entrada da Polícia Militar e em 77% a remuneração básica do investigador da Polícia Civil.
Foi criado o Fundo Estado de Segurança Pública para viabilizar novos recursos para a modernização do aparato policial. Com isso, novas viaturas e módulos móveis foram comprados e estão em todas as regiões do Paraná. Apenas em equipamentos e infraestrutura o investimento é de R$ 100 milhões.
Nos últimos quatro anos também houve o fortalecimento dos sistemas de inteligência na área de segurança e dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), hoje vinculados diretamente ao gabinete do secretário da Segurança Pública.
A filosofia implantada na gestão do governador Beto Richa passa também pela integração das policias Militar e Civil e por parcerias com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e as Guardas Municipais.
Módulo Móvel na praça Eufrásio Correia.Curitiba, 24-10-14.Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

INDICADOR - O resultado das ações pode ser medido pela queda taxa de homicídios, principal indicador da criminalidade utilizado para avaliar o índice a violência numa região.
Entre 2000 e 2010, o número de homicídios dolosos cresceu 86%, no Paraná, chegando a 34,4 casos para cada 100 mil habitantes. Hoje, o índice 23,4 ocorrências a cada 100 mil habitantes.
Desde 2011, os registros tem apresentado forte queda. Neste ano, foram contabilizados 2.285 casos, segundo a última estatística publicada em novembro. É uma redução de 30% sobre os dados de 2010, quando o Estado teve 3.276 homicídios dolosos (com intenção de matar).

INVESTIGAÇÃO - Paralelamente ao trabalho preventivo, ostensivo e de investigação, o Governo do Estado deu especial atenção para modernizar e fortalecer a Polícia Científica do Paraná, que é responsável por perícias em telefones celulares, computadores e outros equipamentos eletrônicos, além exames de DNA e de projéteis.
O Paraná também saiu na frente de outros estados lançando o banco de dados de perfis genéticos de presos condenados. A medida agiliza investigações, economizando tempo e dinheiro para dar respostas mais rápidas em inquéritos de diversos crimes, principalmente os sexuais.
A transferência de presos custodiados em delegacias de polícia para o sistema prisional tem contribuído para melhorar a qualidade das investigações policiais e, consequentemente, para a elucidação de crimes e respostas à sociedade.
Em 2011, eram 16.205 presos em distritos policiais. Atualmente, são 9.750, custodiados em unidades administradas pelas secretarias da Segurança Pública e da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.
Além de retirar o policial civil das carceragens, o governo estadual também promoveu a contratação de novos delegados da Polícia Civil. Com isso, praticamente todas as Comarcas do Paraná contam com um responsável pela investigação e pelos inquéritos criminais que são enviados para a Justiça. 

Módulo Móvel na praça Eufrásio Correia.Curitiba, 24-10-14.Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

ESTRUTURA - Na parte estrutural, depois de inaugurar o Instituto Médico Legal (IML) de Paranaguá, o Paraná vai contar com novas unidades nas cidades de Maringá, Curitiba e Londrina.
Os edifícios serão completamente humanizados, com tratamento sanitário, com salas de aula – focando em parceria com universidades – e espaços destinados ao acolhimento de crianças e vítimas de crimes violentos.

Realizações nos últimos quatro anos na Segurança Pública:
Contratação de 10 mil policiais;
Aquisição de 1.500 viaturas;
Redução de 30% no número de homicídios dolosos, com taxa (23,4 ocorrências para cada 100 mil habitantes) abaixo da média nacional;
Fortalecimento do serviço de 181 – Narcodenúncia;
Combate ao crime organizado e recorde de apreensões de drogas;
Implantação dos módulos móveis policiais
Fronteira blindada;
Boletim de ocorrências eletrônico:

www.delegaciaeletronica.pr.gov.br e www.bateu.pr.gov.br

Resgate aéreo com bases em Curitiba, Guarapuava e Londrina. Cascavel conta com um helicóptero vinculado à Secretaria da Saúde

Modernização da Polícia Científica
Novos equipamentos, sedes e veículos para o Corpo de Bombeiros
Fortalecimento dos Conselhos Comunitários de Segurança
Criação do Fundo Especial de Segurança Pública (Funesp)
Instalação de 14 Unidades Paraná Seguro (UPS), em Curitiba, Região Metropolitana, Cascavel e Londrina
R$ 100 milhões em investimentos na parte estrutural na Secretaria da Segurança Pública, incluindo obras e projetos. São investimentos para as polícias Civil, Militar, Científica e Corpo de Bombeiros

Novas estruturas: 22º Batalhão da Polícia Militar (Colombo); 23º Batalhão da PM (CIC/Curitiba); 24º Batalhão da PM/BPFron (Marechal Cândido Rondon; 25º Batalhão da PM (Umuarama); Companhia Independente da PM em Cianorte; 21ª Subdivisão Policial da Polícia Civil em Cianorte; Companhia de Polícia de Choque em Londrina;
Campanhas educativas para proteção à criança e ao adolescente, atreladas a programas como os desenvolvidos pelo BPEC e pelo Proerd;
Novas sedes do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente;
Criação da Coordenadoria das Delegacias da Mulher (Codem);
Implantação da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP);
Sistema biométrico desenvolvido em parceria entre Instituto de Identificação do Paraná e Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar);
Expansão dos serviços do Instituto de Identificação pelo interior do Estado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pessoas Carentes

"Quando alguém carente se aproxima  das pessoas, essa aproximação quase  nunca é descompromissada ou relaxada.  Existe sempre uma certa tensão" Carência é esse sentimento incômodo que muitas pessoas carregam, percebida por elas como um tipo de buraco, uma fome constante que chega a doer. Às vezes é fome de afeto, de amor... mas também pode aparecer como fome de atenção, como o desejo de estar sempre no palco das relações, sendo valorizado, cuidado, tratado de forma especial. A carência de uma pessoa pode ser por vários motivos: uma pessoa sem família (pode não ter familiares por perto), sem um amor (não consegue achar sua alma gêmea), sem amigos (não consegue fazer amizades, é excluído...). E essa carência é triste, pois a pessoa vive isolada, e cria um mundo que não existe. A maioria ' pira ', pois criam um mundo imaginário e se isolam cada vez mais das outras pessoas. Tem pessoas carentes que ficam tão ' pirados'  em suas im...

Dor De Cotovelo

Dor de cotovelo: é uma expressão coloquial, que significa que uma pessoa está com saudade de alguém, que está com inveja de algo ou outra pessoa. Quem tem essa dor diz ser uma dor muito insuportável, quase impossível de aguentar. Em Nova Esperança há muitas pessoas com essa dor, pois seus candidatos perderam, e ficam, já colocando defeito antes mesmo da nova administração assumir. E ficam mais com dor ainda, quando eles veem nas ruas buracos, sujeiras e salários de funcionário públicos atrasados e veem que todos fornecedores que deixaram a cidade por falta credibilidade da prefeitura, voltarem.  E é engraçado ver esse pobres coitados com dor de cotovelo, choram, reclamam, gemem, mas fazer o que né?  E essa dor de cotovelo, atingi o cérebro da maioria que torcem para uma má administração de Gerson e Fabio, e essa dor deixa essas pessoas burras, porque elas esquecem que vivem em nossa cidade. Você torcer para um candidato, ficar com...

Brasil - Desperdícios De Alimentos

O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, produz +- 25,7% a mais do que necessita para alimentar sua população. E desta riqueza, a grande parte é desperdiçada. Segundo pesquisas, 26,3 milhões de alimentos por ano tem o lixo como destino . Diariamente, desperdiçamos 39 toneladas de alimentos por dia, quantidade suficiente para alimentar 19 milhões de brasileiros, com as três refeições básicas: café da manhã, almoço e janta.  De acordo com o caderno temático “A nutrição e o consumo consciente” do Instituto Akatu (2003), aproximadamente 64% do que se planta no Brasil é perdido ao longo da cadeia produtiva: 20% na colheita; 8% no transporte e armazenamento; 15% na indústria de processamento; 1% no varejo; 20% no processamento culinário e hábitos alimentares. Segundo Instituto Akatu, 2004: Os números supracitados fazem do Brasil um dos campeões mundiais de desperdício. Analisando estes dados de uma forma mais simples, isso significa que uma casa brasi...